09/10/2020 às 19h46min - Atualizada em 09/10/2020 às 19h46min

​Projeto ‘Literatura em prosa’: voz aos escritores de Santa Catarina

Da Redação
Divulgação
Iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o projeto Literatura em prosa tenta dar voz a escritores catarinenses e/ou residentes do estado, por meio de entrevistas realizadas semanalmente pelo perfil do Programa no Instagram. Além de conhecer autores, obras e práticas de escrita, os participantes podem interagir com os entrevistados durante o desenvolvimento da atividade, que contará com a emissão de certificado (clique neste link para se inscrever). 

Na segunda entrevista do projeto, na quarta-feira, 14 de outubro, às 16h, a convidada é Telma Scherer, artista e professora do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC, na área de literatura brasileira. Atuou como professora substituta no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), na área da linguagem pictórica. Trabalhou no campo da literatura e da performance, realizando apresentações de poesia e oficinas para diversas instituições, entre elas o SESC/SC, o SESC/RS, a Bienal do Mercosul e a Prefeitura de Porto Alegre. 

Ela publicou o romance Lugares ogros (Caiaponte, 2019), o livro de artista Entre o vento e o peso da página (Medusa, 2018), e cinco livros de poesia: Desconjunto (IEL, 2002), Rumor da casa (7 Letras, 2008), Depois da água (Nave, 2014), O sono de Cronos (Terra Redonda, 2019) e Squirt (Terra Redonda, 2019). 

Telma é formada em Filosofia (UFRGS) e em Artes Visuais (Udesc), com mestrado (UFRGS) e doutorado (UFSC) em Literatura, sobre a obra de Ricardo Aleixo, com período sanduíche na UPORTO, Portugal. Tem pesquisa na área da poesia expandida e da performance, bem como do contágio entre modos de escrita em literatura e artes visuais. Realizou pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, linha de Processos Artísticos Contemporâneos. 

A entrevistadora é Camila Morgana Lourenço, jornalista e mestre e doutora em Literatura: Teoria Literária (UFSC). Camila tem textos ficcionais publicados em coletâneas como Quinze Pavios (Ipêamarelo, 2020) e 70x Caio, antologia poética com 70 poetas em homenagem aos 70 anos de Caio Fernando Abreu (Patuá, 2019).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp