22/03/2021 às 08h00min - Atualizada em 22/03/2021 às 08h00min

​Mutirão ajuda a acelerar vacinação em Santa Catarina; ritmo ainda é lento

Da Redação
Doia Cercal/Secom
A Secretaria de Estado da Saúde convocou os municípios catarinenses e a resposta foi imediata: um verdadeiro mutirão de vacinação contra a Covid-19 foi realizado em todas as regiões no final de semana. Durante a semana, o secretário André Motta Ribeiro fez um apelo para que as secretarias municipais de Saúde imunizassem o maior número de catarinenses. Milhares de idosos a partir dos 75 anos foram vacinados.

Apesar disso, o ritmo de imunização ainda segue lento em todo o país, que vive o pior momento da pandemia, com média móvel superior a 2.000 mortes por dia.

“É fundamental o comprometimento dos municípios. Para nossa alegria todos aderiram, mobilizaram equipes e aplicaram milhares de doses que estavam represadas”, ressaltou o secretário de estado da Saúde, André Motta Ribeiro, que anunciou também a liberação do Ministério da Saúde para que os lotes encaminhados sejam usados integralmente na aplicação da primeira dose. 

No sábado e domingo, 20 e 21 de março, as secretarias municipais de Saúde promoveram diferentes estratégias de vacinação para acelerar a aplicação das doses na população de idosos com 75 anos ou mais. Algumas ativaram postos de vacinação em sistema drive-thru, outras abriram postos de saúde ou viabilizaram a aplicação da vacina em locais de fácil acesso.

Dona Solenir Faustino Brusque foi vacinada no município de Palhoça. E conta que não via a hora de poder tomar a vacina contra a Covid-19. “Como eu estava esperando este momento”, comentou, aliviada. 

Assim como ela, milhares de idosos catarinenses puderam ser vacinados contra a Covid-19. Conforme balanço preliminar, em São José, outro município da Grande Florianópolis, foram aplicadas 2.781 doses da vacina contra a Covid-19, apenas no sábado. Na Capital, 3.498 doses foram aplicadas. No município de Canoinhas, no Planalto Norte, foram outras 1.000 doses em apenas um dia e, em Palhoça, 1.149 doses. Em Chapecó, foram informadas a aplicação de 1.860 doses no sábado e em Tubarão 1.839. O balanço completo da vacinação do fim de semana será divulgado na tarde desta segunda-feira, 22. 

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), a ação só foi possível por conta da união de esforços e porque o Estado conseguiu encaminhar, na última sexta, 19, mais 73.700 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, para o abastecimento de todos os municípios.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp