29/03/2023 às 16h48min - Atualizada em 30/03/2023 às 00h01min

Em abril curso sobre o Direito Coletivo promovido pela AASP e a ABRAT

O intuito do evento é proporcionar aos alunos e interessados um colóquio acerca de temas atuais do Direito Coletivo. O curso será realizado no sistema de transmissão 'ao vivo' via internet, sendo possível a remessa de indagações ao palestrante durante a exposição.

SALA DA NOTÍCIA Ricardo da Silva
www.aasp.org.br
Divulgação
A Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT) promovem nos dias 18, 20, 25 e 27/4 (terças e quintas-feiras) o curso “Direito Coletivo: Temas atuais e à luz dos julgamentos do STF” o evento é uma realização da Escola Superior da Advocacia Trabalhista Nacional da ABRAT e será coordenador pelos advogados Otavio Pinto e Silva e Benizete Ramos de Medeiros.
O intuito do evento é proporcionar aos alunos e interessados um colóquio acerca de temas atuais do Direito Coletivo, também chamado de Direito Sindical, na perspectiva das alterações inseridas pela Lei nº 13.467/2017, chamada de Reforma Trabalhista, com a revisitação dos conteúdos como  organização sindical, poderes e deveres dos sindicatos, o papel negocial; as dimensões positivas; relação Estado e sindicatos – perspectiva promocional e restritiva; liberdade sindical na visão da OIT: NIT e decisões do comitê de liberdades sindical; as decisões no Supremo Tribunal Federal e as principais respostas acerca das fontes de custeio; Tema nº 1.046 quanto ao negociado x legislado; acordos e convenções coletivas e a ultratividade das normas.
Para inscrições e informações acesse: https://cultural.aasp.org.br/
 Confira abaixo a programação  
18/4 – Terça-feira
Funções dos sindicatos e liberdade sindical
Luciane Toss
Advogada, assessora corporativa e consultora na área de gênero e direitos humanos. Mestra em Ciências Sociais. Doutoranda em Direito. Especialista em Nuevos Rectos de Derecho Publico pela Universidad de Burgos (UBU, Espanha) e em Derechos Humanos Laborales y Regulación del Trabajo en la Crisis, pela Universidad Castilla La Mancha (UCLM, Espanha). Professora de pós-graduação em Direito do Trabalho e Direito Coletivo do Trabalho. Sócia fundadora e professora da Escola Trabalho e Pensamento Crítico. Membro da Escola Superior da Advocacia Trabalhista Nacional da ABRAT e da AAJ-Rama Brasil.
20/4 – Quinta-feira
Perdas no custeio das entidades sindicais
Benizete Ramos de Medeiros
Advogada. Mestre em Direito pela FDC. Doutora em Direito e Sociologia pela UFF. Professora de graduação em Direito Coletivo e Individual do Trabalho e pós-graduação stricto sensu da PPGD/UVA. Professora convidada da Universid Ibero-americana da Ciudad del México (Unini). Diretora da Escola Superior da Advocacia Trabalhista Nacional da ABRAT. Diretora de Educação e presidente da comissão de Educação do IAB. Membro da Comissão de Direito do Trabalho do IAB. Diretora (atual) e ex-presidente da Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho (Jutra). Pesquisadora do mundo do trabalho. Autora de livros e artigos científicos.
 
25/4 – Terça-feira
Tema nº 1.046 do STF
Otavio Pinto e Silva
Advogado. Mestre, doutor e livre-docente em Direito. Professor associado do Departamento de Direito do Trabalho e Seguridade Social da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Membro da Escola Superior da Advocacia Trabalhista Nacional da ABRAT.
 
27/4 – Quinta-feira
Instrumentos normativos negociais e ultratividade da norma
Sandro Lunard Nicoladeli
Advogado e consultor de entidades sindicais. Especialista em Normas Internacionais da OIT. Mestre em Direito. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor de Direito do Trabalho da UFPR. Membro da Comissão de Direito Sindical do Conselho Federal da OAB. Autor e organizador de artigos e obras jurídicas em Direito e Processo Coletivo.

AASP
Fundada há 80 anos, a AASP – Associação dos Advogados possui aproximadamente 80 mil associados em todo o território nacional, tendo por principal missão potencializar e facilitar o exercício da advocacia. Seus associados usufruem de cursos sobre os mais relevantes temas jurídicos, além de produtos e serviços de excelência como intimações on-line, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, avançado sistema de pesquisa de jurisprudência, modernos programas de gerenciamento de processos e do próprio escritório, emissão e renovação de certificado digital, plataforma de assinatura digital, entre outros.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp