28/03/2023 às 14h22min - Atualizada em 29/03/2023 às 00h01min

São José do Barreiro tem evento gratuito sobre observação de pássaros

Região concentra 60% das aves que ocorrem na Mata Atlântica

SALA DA NOTÍCIA Wilson Vieira
Lettera Comunicação
São José do Barreiro, cidade turística localizada na divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, é um dos redutos de observadores assíduos de pássaros. A localização privilegiada no portal da Serra da Bocaina, que concentra 60% das espécies de aves da Mata Atlântica, atrai também especialistas que irão promover um encontro sobre a prática nesta quarta-feira, 29, organizado pela Secretaria de Turismo do município. 
O workshop é dedicado às oportunidades de observação das aves para o turismo e a ciência. Gratuito e aberto ao público, terá início às 14h30 no Cine Theatro, localizado na Praça José de Martins Freire. O ornitólogo Luciano Lima fará uma palestra sobre o tema “Passarinhar muda o mundo”. “Em síntese, nosso objetivo é mostrar o quanto a percepção sobre o planeta transforma uma pessoa que está mais próxima da natureza. Quem observa este universo das aves tem um olhar mais consciente sobre o respeito à biodiversidade”, explica.
Especialista em fotografia de aves em movimento, o palestrante Jorge Lucas irá abordar as possibilidades para o turismo em torno das aves da Bocaina. A região, além de se destacar pela mais ampla ocorrência de aves na Mata Atlântica, é também detentora do maior número de espécies endêmicas (exclusivas do bioma).
“A observação de pássaros é uma atividade que atrai pessoas de todas as idades e níveis de experiência. Além de ser uma forma de se conectar com a natureza, a prática de observação de aves também pode ser educativa e contribuir para a conservação ambiental. Nosso município, devido a esta rica fauna que se concentra na Serra da Bocaina, é um dos pontos no mapa turístico paulista que se destaca para apreciadores da observação, além do apelo pedagógico na biologia das aves”, afirma Ana Paula Almeida, secretária de Turismo de São José do Barreiro.

Turismo
Desvendar o mundo da ornitologia é uma das diversas experiências que São José do Barreiro oferece. A possibilidade de flagrar pássaros que só ocorrem naquela região é ainda maior quando o turista está acompanhado de um guia turístico.
Há uma série de aves exuberantes, como o gibão-de-couro, também conhecido como birro e bem-te-vi-de-gamela, e de extrema habilidade de voo; beija-flor-de-fronte-violeta, borralhara-assobiadora, coruja-listrada, lavadeira-mascarada e a ainda pouco estudada maracanã-verdadeira, que é uma arara verde com uma característica incomum: parte de sua face, que não possui penas, é pálida e contrasta com o bico negro.
No lugar e na hora certa na natureza, munido de binóculo, além de ver detalhadamente espécimes espetaculares, o praticamente de birdwatching experimenta a sensação de uma “certa intimidade” com as aves porque pode acompanhá-las vocalizando, se alimentando, se relacionando com outras e até acasalando. Com câmera adequada, eterniza o momento. E, há, ainda, possibilidade de gravar esta vocalização, o que é um feito para poucos.

Sobre São José do Barreiro
Portal do Parque Nacional da Serra da Bocaina, a cidade fica na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. Preserva um precioso patrimônio cultural e histórico que retrata períodos importantes do Brasil, desde o ciclo do café. São José do Barreiro também é conhecida por seus atrativos de natureza, turismo de aventura e culinária tropeira. Acompanhe nas redes sociais https://www.instagram.com/turismosjb/.


SERVIÇO
Turismo de Observação de Aves na Serra da Bocaina
29 de março – quarta-feira – a partir das 14h30
Cine Theatro de São José do Barreiro (Praça José Martins de Freire)
Gratuito
Palestrantes convidados: Ornitólogo Luciano Lima e Jorge Lucas (Birds Atlantic)
Inscrições no link


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp