20/03/2021 às 00h00min - Atualizada em 20/03/2021 às 00h00min

​Mesmo em contato com a Covid-19, crianças foram mandadas à escola em Florianópolis, diz prefeitura

Da Redação
Banco de Imagens Freepik
A Vigilância em Saúde de Florianópolis recebeu, apenas em março, mais de 40 denúncias de irregularidades em escolas da capital. Nesta segunda-feira, 15, a equipe de fiscalização atendeu uma ocorrência em uma escola do Continente, onde três crianças que estavam em isolamento domiciliar foram mandadas à escola pelos pais. Mesmo após contato com os responsáveis, segundo a prefeitura, a escola informou à Vigilância Sanitária que os pais não iriam buscá-las sem que o turno escolar estivesse acabado.

As crianças eram contatos de casos positivos e já tinham sido informadas formalmente sobre o afastamento. Os pais ou responsáveis foram multados pela Vigilância Sanitária de Florianópolis em 1.250 reais. 

A prefeitura de Florianópolis e de outras cidades de Santa Catarina estão em conflito com o MP (Ministério Público do Estado), que está obrigando os municípios a manterem as aulas presenciais. Na semana passada, as cidades da Grande Florianópolis tomaram uma série de medidas conjuntas, entre elas a suspensão das aulas. Mas a Justiça determinou a continuidade das aulas.

Além desta ocorrência, na tarde desta quarta-feira, 17 de março, a Vigilância em Saúde recebeu várias denúncias de funcionamento irregular de escolas. Uma das denúncias, atendida no Continente, foi de uma escola que, além do funcionamento contrariando o decreto municipal, estava atuando sem alvará sanitário. As irregularidades foram constatadas no momento da fiscalização sanitária, onde trabalhadores do espaço esconderam 20 crianças para omitir seu funcionamento. 

A ação foi feita em conjunto com a Guarda Municipal de Florianópolis (GMF). A escola foi interditada e multada por manter atividades presenciais com crianças, contrariando o decreto. A multa foi no valor de 2.500 reais. Outra multa será aplicada pela falta de alvará do estabelecimento que vai de 125 a 2.500 reais.

"A equipe da Secretaria de Saúde informa que tem atuado para garantir a segurança para todos no ambiente escolar. A população que quiser ajudar, pode denunciar quaisquer irregularidades entrando em contato com o 153 da Guarda Municipal ou realizar uma denúncia no site https://covidometrofloripa.com.br/, na aba 'Denúncias Vigilância Sanitária'", disse a prefeitura.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp