27/03/2023 às 14h45min - Atualizada em 27/03/2023 às 16h00min

Casa de madeira: destino de férias, habitação permanente ou negócio rentável?

Confira mais sobre

SALA DA NOTÍCIA Victor
Pexels

Uma casa de madeira faz-nos pensar imediatamente em férias. Uma casa de férias em madeira, num local sossegado, rodeado apenas pela natureza, longe da agitação cotidiana das cidades, pode ser o local ideal onde pode relaxar durante as férias ou onde pode recarregar as energias ao fim-de-semana, após uma semana sobrecarregada.

Embora as casas de madeira sejam vistas como construções destinadas a passar férias, fins de semana e em geral, por curtos períodos do ano, também podem ser utilizadas como habitações permanentes, sendo assim vendidas em planta pronta pelas inúmeras vantagens que apresentam.

Além disso, as pessoas que optam por construir uma casa de madeira numa zona turística podem também usufruir de ganhos materiais significativos, caso decidam arrendar a casa, sobretudo durante as férias de verão e inverno, natal, réveillon, páscoa, etc.

Além do mais, por ser de madeira os custos são menores então em vez de uma planta de casa pequena, a planta pode ser maior, consequentemente, tornando a residência maior!
Informações gerais

Graças aos avanços tecnológicos e às novas técnicas de construção, hoje é possível construir casas de madeira particularmente eficientes, resistentes ao fogo e, não menos importante, muito bonitas!

Embora recentemente este tipo de casa seja cada vez mais requisitado pelos romenos, devido aos benefícios que traz, devem saber que, para uma construção duradoura e de qualidade, é necessário recorrer a profissionais, que tenham experiência e coloquem toda a sua competência e responsabilidade na realização do projeto.

O principal critério para uma casa bem construída é a qualidade da madeira (a mais recomendada é o abeto), que deve estar de acordo com as especificações do projeto pronto de casa, a execução e implicitamente os cálculos de resistência e deve ser devidamente tratada contra fogo, pragas, o chances de produzir umidade, etc.

Por se tratar de um material de construção extremamente versátil e de trabalhar com extrema facilidade, as construções em madeira são muito apreciadas pelos arquitetos, que conseguem aperfeiçoar resultados arquitetônicos verdadeiramente espetaculares.

As vantagens das casas de madeira

São construídas rapidamente

O tempo de execução das obras é bem menor do que no caso de casas de cimento, tijolo, etc., pois não há mais tempo de endurecimento do concreto;

Têm um preço baixo

Os custos de construção são 20-40% mais baixos do que no caso das casas de alvenaria;

Não requer uma fundação complicada

A fundação das casas na estrutura de madeira não requer um cálculo complexo para o reforço, mas é utilizada a porcentagem mínima do reforço;

São resistentes e flexíveis

A flexibilidade é muito importante quando se trata da resistência de uma casa, pois determina seu comportamento durante um terremoto. Casas de madeira resistem melhor a terremotos do que as de tijolo.

Podem ser integrados em qualquer lugar

Podem ser perfeitamente integrados em zonas residenciais, na cidade, fora da cidade, ou na serra, como casas de férias;

A madeira é um excelente isolante

As casas de alvenaria também são muito eficientes, mas as construções de madeira são as únicas que conseguem superar o seu desempenho energético;

Várias compartimentações

Têm paredes mais finas que as casas de alvenaria, são muito mais espaçosas e oferecem maior liberdade em termos de compartimentação, pois são construções leves, que não necessitam de muitos pilares de sustentação em seu interior;

São mais saudáveis ​​e cumprem as normas ECO 

Risco de humidade, bolor, etc. é menor, pois o material é natural e permite a ventilação do ambiente;

São mais atraentes

Têm um aspecto muito melhor do que os de alvenaria e não necessitam de acabamentos ou outros elementos decorativos bastante dispendiosos.

Desvantagens das casas de madeira

 
  • Eles não são tão bons isolantes de som em comparação com estruturas de tijolo ou BCA;
  • Tem um regime de pé direito baixo - as casas de madeira têm no máximo dois pavimentos, em geral;
  • A madeira necessita de uma série de operações de manutenção ao longo do tempo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp