23/03/2023 às 13h40min - Atualizada em 26/03/2023 às 00h03min

Mulheres empreendedoras: elas se reinventaram e aderiram à tecnologia para ampliar as vendas

Com a parceria de ferramentas como a Trela, mulheres contam como driblam o preconceito, alcançam novos clientes e oferecem preços mais justos em seus produtos

SALA DA NOTÍCIA Letícia S. Magalhães
 

Mais de 10 milhões de mulheres lideram negócios próprios hoje no Brasil. De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o empreendedorismo feminino voltou a crescer e, em 2021, alcançou a taxa de 10,1 milhões de mulheres, equivalente a 2019, pouco antes da pandemia. Para muitas, a aposta tem sido atuar em um dos segmentos mais promissores da última década: o da alimentação saudável.
 

De olho nesse mercado, a microempreendedora Anna Paula Castro criou o Ideia Saudável, há 10 anos. Com 101 mil seguidores no Instagram, a marca tem como proposta oferecer praticidade, sabor e uma alimentação mais saudável e balanceada. 
 

“A cozinha só me abriu portas. Sempre acreditei no empreendedorismo e, como cresci acompanhando a jornada da minha mãe, como empreendedora, nunca temi por ser mulher. Mas, não dá para negar que não é fácil empreender no Brasil. É um caminho solitário, você tem que arregaçar as mangas e fazer”, conclui. Os parceiros, segundo Anna Paula, facilitam o processo. É o caso da startup Trela, um marketplace que conecta fornecedores de alimentos aos consumidores finais, sem intermediários. 
 

“A Trela veio para somar. É uma grande oportunidade porque faz com que o meu produto chegue mais longe e alcance mais clientes. Além disso, a curadoria dos fornecedores oferece maior credibilidade, permitindo que o cliente compre artigos selecionados a preços vantajosos.”
 

Fundada em 2020, a Trela é uma plataforma de comércio social que conecta grupos de pessoas a fornecedores, sem intermediários. A proposta é tornar a cadeia de distribuição de alimentos mais justa e eficiente. “Criamos e gerenciamos grupos de WhatsApp que atendem bairros e condomínios, e compartilhamos ofertas de mais de 150 produtores parceiros de 20 categorias diferentes. O processo permite beneficiar os pequenos produtores, que ganham mais, enquanto os consumidores pagam menos pelos produtos", comenta Guilherme Nazareth, CEO da Trela. 
 

Mesmo recém cadastrada na Trela, a xará Ana Paula Frugis conhece de perto seus benefícios. À frente da Pizzita desde 2015, que oferece uma linha de pizzas prontas leves e saudáveis, com cardápio variado nas opções tradicionais, integrais, doces e até naturais (plant based), ela reforça: “Começamos bem pequenos, após a decisão por mudar os rumos da minha carreira, focada no mundo corporativo. No último ano, aumentamos significativamente nosso tamanho e espaço”. 
 

Com um processo totalmente artesanal, Ana Paula conta que produz desde a massa até a montagem da embalagem. O molho é sempre fresco e feito com tomates selecionados. “Tudo isso só é possível porque cuidamos de cada detalhe. O preconceito do mercado por ser mulher eu sinto bem de perto, mas uso como combustível para aprimorar ainda mais o meu trabalho. As mulheres têm muito potencial para o empreendedorismo. Temos as habilidades necessárias para isso, já nos é natural”, comenta. 
 

Para Ana Paula, a Trela é uma extensão de sua empresa: “caminhamos de mãos dadas. É uma parceria muito mão na massa, que visa o melhor atendimento ao cliente e ao pequeno produtor". 
 

Sobre a Trela

Fundada em 2020 por Guilherme Nazareth, Guilherme Alvarenga e João Jönk, em Nova Lima-MG, a Trela é uma plataforma de comércio social que conecta grupos de pessoas a fornecedores, sem intermediários. Com a missão de criar um jeito mais eficiente e justo de comprar produtos do dia a dia, a empresa foca na desintermediação da cadeia de suprimentos, experiência de usuário, e otimização da logística. A startup já recebeu R$ 148 milhões para executar sua visão, captados com os melhores investidores do mundo — SoftBank, Kaszek, Y Combinator e General Catalyst. A empresa se divide entre escritórios em São Paulo, Belo Horizonte e colaboradores remotos.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp