25/03/2023 às 00h00min - Atualizada em 25/03/2023 às 00h00min

Programa Jovem Senador 2023 está com inscrições abertas

Da Redação
Gabriela Guadagnin, estudante na EEB João XXII, foi a jovem senadora de SC em 2022 - Foto: Arquivo Pessoal
Com o tema Saúde mental nas escolas públicas, o Programa Jovem Senador 2023 está com inscrições abertas até o dia 5 de maio. A seleção dos jovens é feita por meio de um concurso de redação no qual podem participar estudantes do Ensino Médio das escolas públicas de todo o país.

A seleção é feita em três etapas. Na primeira, as escolas que possuem o interesse em participar selecionam uma redação que irá representá-la. Na segunda fase, as secretarias de Educação de todo o Brasil selecionam as três redações que irão representar cada estado. Por fim, o Senado Federal seleciona as 27 redações vencedoras, sendo uma redação de cada estado e do Distrito Federal. O regulamento completo com todas as informações está disponível aqui.

Esta é a 11ª edição do Jovem Senador e o material para a participação é composto da ficha de inscrição e folha de redação, disponíveis acessando aqui.

Podem participar do programa, jovens com 19 anos completados até 31 de dezembro de 2023; matriculados no Ensino Médio, em tempo parcial ou integral, nas modalidades regular, profissional técnico, integrado, especial, indígena ou educação de jovens e adultos (EJA). Vale ressaltar, apenas estudantes de escolas públicas estaduais podem concorrer a uma vaga no Programa Jovem Senador.

Após o resultado, os vencedores e seus respectivos professores orientadores participarão da Semana de Vivência Legislativa, que será no período de 21 a 25 de agosto.

Programa abre portas para estudantes catarinenses

Gabriela Beduschi Guadagnin, estudante na EEB João XXII, foi a jovem senadora de Santa Catarina em 2022. Com o tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”, a redação de Gabriela foi selecionada entre as 36 redações recebidas pela Secretaria de Estado da Educação.

“Foi uma oportunidade comum no início, já que a nossa escola sempre apresenta tais propostas de aperfeiçoamento e desafio para nós estudantes. Participar do programa Jovem Senador me abriu inúmeras portas e me trouxe experiências e amigos que nunca imaginaria ter, é algo que nos faz evoluir muito como estudante e como ser humano”, destaca a estudante. Leia a redação de Gabriela aqui.

Cronograma de 2023
Etapa escolar
Fim das inscrições: 5 de maio
Seleção da etapa estadual: 31 de maio
Seleção da etapa Senado: 12 de junho
Anúncio dos vencedores: até 15 de junho
Semana de Vivência Legislativa: 21 a 25 de agosto
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp