23/03/2023 às 10h46min - Atualizada em 24/03/2023 às 00h01min

5 dicas para as empresas aumentarem a eficiência de seus processos de triagem

Além de ganho de tempo, etapa visa contratação mais certeiras, diminuindo turnover e aumentando produtividade

SALA DA NOTÍCIA Ana Clara Hauy

Atualmente, as organizações estão constantemente buscando processos e táticas para otimizar sua operação. Nesse sentido, questões como reduzir esforço e aumentar eficiência do recrutamento se tornam essenciais. Segundo um estudo realizado recentemente pelo site CareerBuilder, 74% dos empregadores relataram que se sentem afetados por contratações mal feitas. Um processo seletivo fluido e eficiente começa com uma triagem de currículos bem realizada, analisando os requisitos mínimos para um profissional assumir certa vaga. Assim, se a oportunidade exige um conhecimento específico ou formação, os candidatos que não preenchem essas qualificações já são descartados.

Somente após essa seleção, o recrutador começará a entrar em contato com os candidatos para as próximas etapas. Por isso, é muito importante estabelecer critérios claros e fazer uma descrição da vaga compatível com a realidade. Diante deste cenário, Denise Asnis, co-fundadora da  Taqe, plataforma de recrutamento e seleção digital que reduz em até 80% do tempo gasto com recrutamento e seleção, listou 5 dicas para as empresas aumentarem a eficiência de seus processos de triagem. Confira a seguir: 

  1. Analise as  necessidades do recrutamento

A primeira etapa para um processo de recrutamento bem sucedido é o planejamento. Nela, o recrutador deverá definir como será a vaga, os meios de divulgação e como a seleção será realizada.

Antes de tudo, é fundamental identificar e analisar a necessidade da vaga. É preciso fazer uma pesquisa detalhada sobre as demandas do líder do setor, que também deve ser incluído na maior parte das etapas, para garantir um alinhamento entre o que é bom para a empresa e o que o líder espera.

Esse planejamento também inclui: 

  • A descrição dos requisitos comportamentais e técnicos;

  • A inserção dos valores da empresa no anúncio;

  • Planejar como será a atração;

  • Definir os métodos de seleção a serem utilizados;

  • Levantar o tempo médio de duração do processo, etc.

  1. Atenção na publicação da vaga

Esta é a etapa de executar o processo com um anúncio atraente para alcançar profissionais competentes e atualizados. O recrutador deve sempre ter em mente o perfil da vaga e o público de candidatos que a empresa espera alcançar para uma seleção mais eficiente.

O anúncio da oportunidade deve ser conciso, objetivo e ter todas as informações essenciais, como pré-requisitos, atividades exercidas e outras informações. Ela deve ser anunciada nos canais pré-definidos.

  1. Transforme o processo de recebimento de currículos 

Este é o momento de selecionar profissionais em meio às candidaturas recebidas com o auxílio de uma triagem que considera os pré-requisitos do cargo. Pode ser que o RH receba centenas de currículos, o que dificulta muito a análise.

Para selecionar os melhores perfis, o recrutador pode contar com a ajuda de um software de recrutamento.  Assim, ele poderá focar nos perfis mais compatíveis com a vaga e realizar as entrevistas apenas com os candidatos mais adequados. Com esses recursos, o recrutador terá mais chances de contratar o melhor candidato para a vaga.

É fundamental que o líder direto atue na análise dos requisitos técnicos, já que é a melhor pessoa para analisar o domínio das funções a serem executadas. Com isso, o gestor também se sentirá responsável pela contratação e investirá no desenvolvimento do futuro contratado.

Também é essencial que a seleção seja padronizada e todos os candidatos passem pelos mesmos processos e etapas. Essa é uma forma de garantir a imparcialidade do processo e a justiça entre os concorrentes, além de otimizar o tempo.

  1. Deixe as entrevistas mais efetivas

O processo de recrutamento pode envolver diversas entrevistas, desde que elas estejam previstas no planejamento. Elas podem ser feitas de forma presencial, por chamada de vídeo ou telefone.

Na primeira, a intenção é verificar se o candidato realmente tem interesse no trabalho e se possui qualificações mínimas para cumpri-lo com sucesso. Essa é mais uma triagem de candidatos para que apenas os melhores sigam para as próximas etapas, que incluem a entrevista com os gestores.

Após filtrar os candidatos, avaliando suas habilidades e criando uma lista de pré-seleção dos profissionais mais qualificados, é hora de marcar uma entrevista mais profunda com eles.

A entrevista com o gestor é fundamental para a tomada de decisão de contratação. Essa é uma oportunidade de avaliar e comparar o potencial de cada candidato de forma objetiva e com base nos critérios de quem atuará diretamente como o novo profissional.

  1. Torne a proposta eficaz

Esta é a última etapa do seu processo seletivo, e chegar até ela significa que as anteriores foram bem sucedidas. Após encontrar o candidato ideal, este é o momento de realizar a oferta de trabalho.

Se este momento for bem conduzido, a empresa dará as boas vindas a um novo colaborador em breve, mas se algo não sair como o esperado, pode ser necessário recomeçar o processo do zero.

O processo de oferta e aceitação do trabalho pode ser feito de maneira mais ágil e eficaz, as condições de emprego devem estar claras desde o início do processo de seleção. O candidato deve saber qual é o salário oferecido, o local e o horário de trabalho, já que esses fatores podem ser decisivos para eles.

Fazer uma oferta verbal informal é uma maneira de evitar que o candidato aceite outra oferta antes da sua. Por isso, uma boa estratégia é convidá-lo para uma rápida ligação para dar a boa notícia e analisar se ele está propenso a aceitar sua oferta. Além disso, dê ao candidato a oportunidade e o tempo de pensar a respeito de sua proposta.

“Encontrar profissionais que correspondam com exatidão àquilo que a empresa necessita é uma atividade que exige muito cuidado por parte dos recrutadores. Nesse processo, a triagem de currículo é uma etapa fundamental para o sucesso das contratações. Com a grande demanda de candidatos em busca de uma colocação no mercado de trabalho, novos desafios têm surgido para os responsáveis pela seleção dos melhores entre eles. Por isso, os profissionais de  RH precisam buscar meios de otimizar esse trabalho”, finaliza Denise.

Sobre a Taqe

Fundada em 2017, a Taqe é uma plataforma de empregabilidade, que reúne candidatos, empresas e instituições de ensino. Por meio de testes gamificados, redação e videoentrevista, a plataforma realiza o match com oportunidades de emprego e formação. Com base em sua inteligência de dados, a startup já identificou um aumento de até 4x na efetividade de seus processos seletivos, permitindo a contratação de até 8 entre 10 candidatos entrevistados.

Em 2022, a plataforma alcançou 2 milhões de candidatos e intermediou 13 mil contratações. Dentre as empresas que já usaram a solução Taqe estão nomes como Natura, Santander, Grupo Fleury, Hospital Albert Einstein, CIEE, entre outros.


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