23/03/2023 às 14h45min - Atualizada em 24/03/2023 às 00h01min

Edusp lança “Boccioni no Brasil” e promove debate com organizadoras do livro

Evento será no próximo dia 28 de março no auditório do MAC USP

SALA DA NOTÍCIA Murilo do Carmo Janelli
A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) lança na próxima terça-feira (28) a obra "Boccioni no Brasil: Reavaliando 'Formas Únicas da Continuidade no Espaço' e sua História Material", organizado por Ana Magalhães e Rosalind McKever, no Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC USP). As responsáveis pelo livro participam de debate no auditório da instituição das 19h às 20h30, com tradução simultânea. O MAC USP fica na avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, na capital paulista.

As duas organizadoras estão disponíveis para entrevistas a partir deste sábado (25), quando McKever chegará ao Brasil.

O livro aborda a história das mudanças da mais célebre escultura de um dos principais artistas do futurismo italiano, Umberto Boccioni (1882-1916). "Formas Únicas da Continuidade no Espaço" foi executada em gesso, no ateliê do artista em Milão, e apresentada com outras 13 na mostra de Paris de 1913, o que fez com que ele se transformasse em um dos mais célebres artistas vanguardistas.

A obra em gesso é mais conhecida pelas versões póstumas em bronze, que fazem parte das coleções do MAC USP e de outros museus ao redor do mundo. "Boccioni no Brasil" apresenta a história material, a procedência e a recepção da obra no século 20, ao reunir pesquisas apresentadas na exposição "Boccioni: Continuidade no Espaço", realizada no MAC USP em 2018 e acompanhada por um seminário internacional, no qual os estudiosos debateram com as curadoras Magalhães e McKever, e seus trabalhos estão reunidos neste livro.

As organizadoras

Ana Magalhães é professora doutora e presidente da Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica do MAC USP. Historiadora da arte, foi coordenadora editorial da Fundação Bienal de São Paulo entre 2001 e 2008, tem experiência em curadoria e integra o Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA).

Rosalind McKever é curadora de pinturas e desenhos no Victoria and Albert Museum, em Londres. Foi curadora de exposições no V&A (Fashioning Masculinities: The Art of Menswear, 2022) e no MAC USP (Boccioni: Continuity in Space, 2018) e foi bolsista do Metropolitan Museum of Art, de Nova York, e do National Gallery, de Londres. Foi também professora doutora na Universidade de Sussex e na Universidade de Kingston.

SERVIÇO

Lançamento de "Boccioni no Brasil: Reavaliando 'Formas Únicas da Continuidade no Espaço' e sua História Material"
Quando: Terça-feira (28)
Horário: das 19h às 20h30
Onde: Museu de Arte Contemporânea da USP
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, São Paulo - SP
Mais informações: (11) 2648-0254
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp