22/03/2023 às 14h47min - Atualizada em 23/03/2023 às 00h02min

Araguaia – Principais espécies de peixes

Principais espécies de peixe do Rio Araguaia

SALA DA NOTÍCIA SAMARA MIRANDA DE PAIVA
https://rizzoimobiliaria.com.br/
O nosso Rio Araguaia, que é um dos mais belos de nosso extenso país, e banha os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, também se desta por sua diversidade de espécies de peixes, variados em tamanhos, aparência e sabores irresistíveis.

pousadas no rio araguaia para pesca

pousadas no rio araguaia para pesca



Piraíba - É um peixe natural do Brasil que pode atingir 3,6 metros e chegar a pesar 200 kg, sendo considerado um dos maiores peixes de água doce do Brasil, ficando ao lado do também famoso Pirarucu. Este peixe é conhecido como o tubarão do rio, por sua semelhança de tamanho e formato do corpo. De acordo com as estórias dos pescadores, a Piraíba gigante adora virar as canoas dos pescadores e alguns o temem por afirmarem que ele é capaz de engolir um homem inteiro. Sua carne não é considerada boa para o consumo, pois se acredita que, por ser tão grande, costuma ser repleto de parasitas.

Pirarara - O Pirarara é um peixe de couro, de corpo robusto e pode chegar aos 50 kg e alcançar 1,3 metros. Ele se destaca por sua beleza na combinação de cores fortes e bem marcadas, como o vermelho, o amarelo, o laranja e o marrom. Este animal possui registros fósseis de mais de 9 milhões de anos e acredita-se que no passado poderia ter atacado seres humanos. A espécie tem uma boa expectativa de vida podendo ultrapassar 20 anos de idade e sua carne não é tão apreciada na culinária pelo sabor forte e alto índice de gordura.

Dourada - Também conhecido como Apapá ou Sardinhão, sua cor predominante é o dourado e seu dorso é mais escuro. Mas vale lembrar que a dourada é diferente do dourado, pois este último possui escamas. Um peixe adulto pode chegar até 60 centímetros de comprimento e pesar mais de 7 quilos. Este peixe é bastante apreciado na culinária por ter baixo índice de gordura, fácil preparo, poucas espinhas e sabor suave.

Tucunaré - Uma das espécies mais conhecidas, o tucunaré é um peixe de movimentos ágeis, forte e até agressivo. Mas apesar de apresentarem essa agressividade, são muitas vezes encontrados aos pares, formando ninhos para protegerem seus filhotes. Eles podem chegar a 30 cm ou mais de 1 m de comprimento, pesando até 8 quilos. O tucunaré é um peixe carnívoro e no Brasil podem ser encontradas 15 espécies diferentes deste animal. Este é um dos peixes mais apreciados na culinária brasileira, e pode ser consumido, frito, assado, na chapa ou em uma deliciosa moqueca.

Pintado - Este belo peixe de couro, de médio porte, que pode alcançar quase 2 metros de comprimento e pesar até 80 quilos, é um dos mais valorizados de nossos rios, tanto por impressionar na pesca esportiva quanto por seu sabor inconfundível. Seu nome advém de sua cor acinzentada, com várias pintas escuras revestindo seu corpo. Porém, ele também é conhecido por nomes como Surubim, Caparari e Brutelo. Ele pode ser consumido frito, cozido ou em molhos.

Bargada - E um peixe raro e mais cobiçados por sua esportividade. Sua espécie também é conhecida como Surubim-Chicote por ser um peixe de águas rasas ele é muito forte e brigão. Seu tamanho máximo pode alcançar os 1,5 metros, sua cabeça é grande, achatada e pode medir um terço do total do corpo. O peixe possui ferrões serrilhados nas nadadeiras laterais e no dorso, que se não manuseado com cuidado, entra com facilidade em nossa pele, dificultando a saída e causa grandes traumas.

Pirarucu - É um dos maiores peixes de água doce do mundo. É um peixe de grande dimensão, costuma variar entre 2 e 3 metros e pesar de 100 a 200 quilos. Sua cabeça é achatada, sua mandíbula saliente e seu corpo é alongado e com escamas. Seu nome vem da junção de dois termos indígenas: pira = peixe e urucum = vermelho, por causa da cor de sua cauda. Ele é conhecido com o bacalhau da Amazônia, por passar por um processo de salga, porém corre o risco de extinção devido à pesca predatória. Por sua versatilidade a culinária é bastante apreciado em receitas simples ou mais bem elaboradas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp