22/03/2023 às 11h54min - Atualizada em 23/03/2023 às 00h01min

Atendimento domiciliar se consolida como alternativa viável em todas as cidades do Brasil

Modalidade recém adotada pelo mercado brasileiro busca auxiliar planos de saúde e pacientes que necessitam de cuidados de média e alta complexidade

SALA DA NOTÍCIA Texto Assessoria

Há pouco mais de uma década, era impensável receber comida em casa do jeito que você pediu e preparada por quem você escolheu. Uma empresa disruptiva revolucionou esse conceito e hoje o delivery se tornou preferência nacional. Sem tanto alarde, a Special está fazendo o mesmo com a saúde das pessoas, cuidando dos tratamentos de média e alta complexidade na comodidade do lar, com a assistência de profissionais treinados e capacitados e, o que é melhor, em qualquer município do país, mesmo os mais remotos e com poucos habitantes.

“Há muitos casos na saúde que podem ser feitos no conforto do lar, como infusão de determinadas medicações, nutrição enteral, estomia e até curativos. Esse serviço está ao alcance das operadores e, portanto, de quem tem plano de saúde. As vantagens são de todos. Os custos são menores para as operadores e as pessoas não precisam se deslocar até os hospitais, às vezes localizados em outras cidades”, informa Denise Yagui, CEO da Special Saúde.

A Special foi criada em 2011 pelo médico Thiago Aitken, que constatou o crescimento do atendimento domiciliar nos Estados Unidos e decidiu implementar o modelo no Brasil. “Somente em infusão de medicamentos e nutrição enteral, o mercado norte-americano já movimenta mais de US$ 13 bilhões por ano”, informa Denise.

A empresa conta com dois centros de distribuição para envio dos produtos diretamente à residência dos pacientes. O atendimento a domicílio é feito por uma equipe de campo, composta por farmacêuticos, nutricionistas e técnicos de enfermagem. No total, são 130 profissionais espalhados por todas as regiões.

Para administração dos dados gerados, a Special desenvolveu uma plataforma própria, a Hubb, para reunir e trabalhar as informações dos pacientes com o uso de big data e inteligência artificial. Esse sistema possibilita ter o histórico em tempo real, para auditoria das operadoras e ajudar na melhor gestão dos casos, inclusive em termos de prazo de tratamento, despesas e medicamentos específicos.

Uma característica do serviço oferecido pela Special é que os pacientes não precisam sair de suas residências e deslocar para os grandes centros para ter o atendimento de qualidade que precisam e desejam. “Pelo nosso modelo de trabalho, as pessoas vão precisam ir à rede hospitalar. Pelo contrário, recebem em casa o mesmo (ou melhor) tratamento. E isso em qualquer cidade do Brasil”, ressalta a CEO.

Com mais de 60 operadores de todos os portes como clientes, a Special cresce acima de 20% ao ano. Em 2022, o faturamento atingiu 150 milhões.


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