21/03/2023 às 17h31min - Atualizada em 22/03/2023 às 00h02min

Projeto social do Grupo Laços treinará até 300 mil agentes comunitários do SUS

· As aulas serão transmitidas em uma plataforma online exclusiva e poderão ser realizadas a qualquer hora e em qualquer lugar.

SALA DA NOTÍCIA Lucas Caldini
Pexels
  • A Jornada do Agente Comunitário contra o câncer é uma parceria entre a Lacon, do Grupo Laços, e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), e tem como objetivo preparar os agentes comunitários em todo o Brasil para orientar o paciente com câncer sobre os cuidados em domicílio.
  • As aulas serão transmitidas em uma plataforma online exclusiva e poderão ser realizadas a qualquer hora e em qualquer lugar.
  • A plataforma oferece, além das aulas, outras funcionalidades, como grupos de discussão com outros agentes, chat e divulgação de materiais de caráter educacional.

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e a Lacon, do Grupo Laços, lançaram nesta semana um aplicativo para treinamento sobre cuidado oncológico em casa para até 300 mil agentes comunitários de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil. A ação social, denominada “Jornada dos agentes comunitários de saúde – Cuidado oncológico em casa”, utilizará somente recursos da iniciativa privada. O projeto conta com patrocínio da Laços Saúde, da farmacêutica Astellas e do Oncoguia, ONG que apoia pacientes com câncer. 

O acesso à plataforma online é feito por meio do aplicativo Con.te e visa oferecer aos agentes comunitários treinamento que os prepara para orientar o paciente sobre os cuidados oncológicos em domicílio. Além de contribuir para propiciar mais autonomia e bem-estar ao paciente, essa iniciativa visa aumentar a adesão ao tratamento oncológico, prevenir internações desnecessárias, ajudar na prevenção de efeitos colaterais e apoiar no cuidado paliativo, o que contribui para um atendimento mais humanizado.

Para o presidente do Conasems, Wilames Freire, facilitar o acesso dos profissionais de saúde a mais conhecimento é uma forma de fortalecer o próprio sistema de saúde pública do país. “Nós trabalhamos todos os dias para que o SUS ofereça serviços cada vez melhores e mais condizentes com a realidade de cada brasileiro. E propiciar a capacitação dos profissionais de saúde que atuam junto aos usuários possibilita trazer mais dignidade e qualidade de vida não apenas para um indivíduo, mas também para a família e toda a comunidade que o cerca”.

De acordo com Martha Oliveira, CEO do Grupo Laços, “apoiar a saúde pública tem um impacto direto na vida de milhões de pessoas, em todas as regiões do Brasil”. O tratamento oncológico, diz ela, “é sempre um momento muito difícil, por isso a importância de orientar os agentes de saúde para promover o autocuidado junto aos pacientes, essencial para manutenção da qualidade de vida e do bem-estar de cada um, e realizar o atendimento à população no conforto de suas casas”. Isso contribui, salienta ainda, para evitar hospitalizações desnecessárias.

O treinamento, dividido em seis módulos, é feito em 40 aulas de curta duração, de até 8 minutos cada, que podem ser realizadas online em qualquer horário e local. O conteúdo proporciona o conhecimento sobre cuidados básicos durante o tratamento oncológico, as estratégias de mitigação de impacto físico e emocional, o reconhecimento da necessidade do ambiente domiciliar para o paciente em tratamento e da necessidade de cuidados emocionais, entre outros temas.

Por meio do aplicativo, além de assistir às aulas online, é possível acessar o fórum de dúvidas, interagir com outros agentes comunitários e avaliar o conteúdo, entre outras funcionalidades.

Sobre a Laços Saúde:
A Laços Saúde, empresa pioneira em cuidados autogerenciados para público 60+ no Brasil, tem como foco o cuidado à saúde do idoso para além das necessidades fisiológicas, promovendo um olhar holístico e individualizado. A metodologia adotada está em linha com o “modelo cebola” criado pela organização holandesa Buurtzorg, utilizada em mais de 20 países, e alia o trabalho de profissionais especializados, enfermeiras altamente capacitadas e tecnologia de ponta – o que inclui metadados, inteligência artificial e assistentes virtuais como ferramentas potencializadoras de resultados.  A equipe multiprofissional da Laços Saúde atua na casa do paciente, reduzindo a necessidade de visitas ao hospital, além de oferecer apoio remoto por meio da tecnologia de apoio. Saiba mais sobre a Laços Saúde no site, Linkedin, Facebook, Instagram e YouTube da Companhia.

Assessoria de imprensa – Laços Saúde:
SP4 Comunicação Corporativa
Carlos Moura - [email protected]
Tel: (11) 98243-9332
Heloisa Pereira - [email protected]
Tel.: (11) 98582-6105
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp