21/03/2023 às 14h28min - Atualizada em 22/03/2023 às 00h01min

Edusp lança nesta sexta (24) caixa "Histórias de São Paulo: Construções e Desconstruções" que traz novas pesquisas sobre a formação da capital paulista

Noite de autógrafos começa às 18h na Livraria Eiffel

SALA DA NOTÍCIA Murilo do Carmo Janelli

A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) lança nesta sexta-feira (24) a caixa "Histórias de São Paulo: Construções e Desconstruções", organizado por Fernanda Sposito, Fernando Victor Aguiar Ribeiro, Joana Monteleone e Vilma Peres Costa. A noite de autógrafos será das 18 às 20h30, na Livraria Eiffel (Praça da República, 183, no Edifício Eiffel, em São Paulo, Capital).

São três volumes que somam 792 páginas de análises sobre a cidade em diversas espacialidades e temporalidades, desde a vila colonial até se transformar em metrópole. Os três livros são resultado de debates feitos na Unifesp em 2018 e englobam múltiplos temas e objetos de análise.

O primeiro volume foca nos nos papéis que as populações indígenas tiveram na formação da história do Estado, nos conflitos com colonizadores, a luta dos escravizados pela alforria e as disputas entre grupos de elite que formaram a vila colonial.

O segundo volume busca mostrar a complexidade da história regional para além da mitologia bandeirante, com pesquisas recentes e novas abordagens sobre o período entre o século 19 e o início do século 20. Assim, são objeto de análise a urbanização da cidade, com a formação de bairros residenciais e a instalação de trilhos, que trazem mobilidade e separam espaços sociais.

No terceiro volume, as pesquisas se debruçam sobre o período republicano da capital paulista, que envolve questões como imigração, problemas pelo rápido avanço das edificações, a construção do Parque do Ibirapuera e de bairros como o Bixiga.

 

SERVIÇO

"Histórias de São Paulo: Construções e Desconstruções"

Quando: Sexta-feira, 24 de março

Horário: das 18 às 20h30

Local: Livraria Eiffel

Endereço: Praça da República, 183, no Edifício Eiffel, em São Paulo (SP)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp