20/03/2023 às 22h19min - Atualizada em 21/03/2023 às 04h00min

“Caminhos do Brasil” é o novo lançamento da editora Bela Vista Cultural

Livro traça cenários para desbravar o país por terra, água e céus. Além disso, traz curiosidades sobre os meios de locomoção e a maneira como nos movemos ao longo do tempo

SALA DA NOTÍCIA COMBO Comunicação
https://www.belavistacultural.com.br/
Divulgação
Os caminhos e as trilhas sempre foram pontos de partida para facilitar as idas e vindas no dia a dia das pessoas. Planejar uma viagem, criar roteiros, eleger pontos turísticos, anotar locais imperdíveis a serem conhecidos e roteirizar como chegar até eles, são questionamentos comuns quando pensamos em lazer e locomoção. Mas, como tudo isso surgiu e qual foi a origem de tantos trajetos por terra, água e ar? A obra “Caminhos do Brasil - terra, água e céus”, da editora Bela Vista Cultural, compilou essas informações e apresenta o assunto, ao mesmo tempo em que debate a importância da mobilidade para a sociedade, a economia e a qualidade de vida.

O livro, dividido por categorias como Terra, Água e Céus, tem início com as histórias de trilhas e rotas utilizadas pelos povos indígenas, avançando até os dias de hoje, quando aborda temas como a corrida espacial impulsionada por novas tecnologias. Ao longo das páginas, o leitor saberá quais são as rodovias mais extensas do país e em que contexto foram criadas; conhecerá a história do Marechal Rondon, o Desbravador dos Sertões; e terá acesso a sugestões de estradas cênicas, formadas por caminhos que já valem a viagem por si só. Para os mais saudosistas, a publicação elenca antigas ferrovias que permitem passeios turísticos; já para os aventureiros, a obra mostra como e onde admirar belas paisagens do alto, em voos de helicóptero ou praticando esportes como balonismo, paraglider ou asa delta. Sem spoiler: quais são as pontes mais extensas e mais belas do Brasil?

Maria Fumaça seguindo os seus trilhos - As linhas férreas encurtam distâncias e as primeiras delas ligaram destinos de Norte a Sul. Conheça quais foram as ferrovias precursoras, incluindo os trens impulsionados pelo café que dinamizaram a economia brasileira, sobretudo na região Sudeste. O conteúdo revela o pioneirismo no período imperial e como as ferrovias foram sobrepujadas pelas rodovias ao longo do século 20. Ainda assim, aborda a opção de embarcarmos num antigo vagão e nos deleitarmos com a paisagem, a relva, as montanhas e o infinito que remete às lembranças da infância, resgatadas de pronto da nossa memória afetiva.


Do barco a vapor aos luxuosos transatlânticos - Nosso país foi colonizado pelos portugueses, que tinham a fama de ousados navegadores. Nessa obra iremos conhecer as grandes rotas de navegações, as antigas tradições navais e a importância da invenção do barco a vapor. Os caminhos marítimos são descritos de forma didática e as regiões hidrográficas brasileiras ganham relevância ao mostrar o enorme potencial a ser explorado no transporte de carga. Já a navegação marítima e os passeios aquáticos são um caso a parte que irão deixar o leitor com vontade de planejar a sua próxima viagem pelo mar.


Céu não é o limite para a conquista do espaço aéreo - Os primeiros experimentos e o sonho humano de voar é um capítulo especial. Conheça os grandes inventores e aviadores que fizeram história e merecem ser mais bem conhecidos. Caso do pioneiro da aviação brasileira, Edu Chaves, que ganha destaque em meio a outros personagens importantes para a área, além do festejado Santos Dumont. A obra traz também o cenário do avião a jato às aeronaves sustentáveis que irão revolucionar o setor, para depois abordar o antigo desejo do homem de ver o planeta azul do espaço, o que se tornou possível para alguns, por meio das novas tecnologias. A obra relaciona ainda as principais companhias aéreas com os aeroportos mais emblemáticos do Brasil e aponta caminhos para se fazer balonismo em vários pontos do país, contemplando do alto belas paisagens. Se programe e explore o melhor caminho para as próximas férias. Portas em automático e boa viagem!


Realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura e com patrocínio da Yamaha, a publicação faz parte de um projeto cultural mais amplo, que inclui a realização de ações educacionais em instituições de ensino públicas e junto a entidades culturais das cinco regiões brasileiras, por meio de uma Cartilha Educativa, assim como a doação de exemplares da obra para os estudantes e professores dos espaços visitados. A proposta contempla, por fim, uma exposição online e uma versão do livro no formato daisy, que visa a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais visuais.
Concebida pelo diretor-executivo da Bela Vista Cultural, Renan Cyrillo, com ilustrações de Erick Pasqua e textos redigidos pela jornalista e professora universitária Alessandra Gonsalez, a obra poderá ser adquirida em meados de março por meio da loja online da editora: https://www.belavistacultural.com.br/loja

Sobre a Bela Vista Cultural - A Bela Vista Cultural é uma editora e produtora especializada no desenvolvimento de projetos de impacto social voltados à divulgação de temas urgentes e contemporâneos, com foco na transformação da sociedade por meio do acesso à cultura e à educação. As propostas da empresa estão sempre voltadas à difusão dos assuntos trabalhados junto a entidades de ensino e de cultura, estimulando o diálogo e o caráter educacional dos produtos culturais.

https://www.instagram.com/belavistacultural/
https://www.belavistacultural.com.br

Mais informações:
COMBO Comunicação
www. combocomunicacao.com.br
@combocomunicacao
Julia Romano – [email protected]
Marcelo Couto - [email protected]
Bia Cabañas - [email protected] 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp