14/03/2023 às 14h35min - Atualizada em 15/03/2023 às 00h02min

Lançamento de livro reuniu mulheres que lutam para romperem a desigualdade de gênero na área de Tecnologia

O terceiro volume do livro TI de Salto III, retrata grandes histórias femininas de superação, motivação e que estão interligadas com o desenvolvimento tecnológico do Brasil. Projeto tem o intuito de fortalecer, incentivar e inspirar outras mulheres

SALA DA NOTÍCIA Comunicação Conectada

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, data que é o símbolo das lutas pelos direitos e o marco do fortalecimento do feminismo, deu mais significado para o lançamento do 3º volume do livro idealizado pela empresária Sylvia Bellio, “TI de Salto”, que tem o propósito de dar visibilidade para diversas mulheres contarem as suas histórias de superação e das lutas diárias para romperem a desigualdade de gênero na área de tecnologia. 

Assim como nos outros volumes, Bellio reuniu mulheres com destaque no setor e cada uma relatou, em um capítulo, as suas trajetórias de vida e no mercado de TI, que infelizmente é predominantemente masculino, mas isso, não as impediram de deixarem suas contribuições para o desenvolvimento da tecnologia brasileira. Neste terceiro volume foram destacadas as histórias de 22 mulheres de TI.

“O intuito do livro é incentivar, inspirar e incluir, visto que, quando essas histórias de superação são compartilhadas, mostram para outras mulheres e meninas que também podem realizar os seus sonhos e chegarem mais alto do que imaginam”, relata a organizadora do livro Sylvia Bellio.

Na obra está muito presente pautas de relevância social, como diversidade e inclusão de gênero e raça. A maioria das autoras são as principais embaixadoras sobre esses temas em suas empresas. Kássia Moura, que também contribuiu com o livro e trabalha como Consultora de Agilidade Corporativa na OAT Solutions, citou a importância de o livro abordar assuntos como discriminação de gênero e disparidade salarial, alertando que precisa ocorrer uma grande mudança, principalmente na área de tecnologia. Também diz que espera que através desse projeto surjam muitas oportunidades para as meninas que estão começando.

TI de Salto III também conta com a participação de representantes de associações femininas, como Sueli Nascimento Gavranic dos Reis, que é membro da WOMCY, Mulheres do Brasil e SerMulherem Tech.

“Eu acredito que o livro tem a ver com educação, formação e capacitação de pessoas, pois ajuda a transformar e abrir novos horizontes.  Nós trabalhamos com TI, mas convidamos todas as mulheres, não só as que têm interesse em tecnologia, para que continuem buscando o que desejam”, ressalta Sueli.

Ao falar sobre o acolhimento que o livro traz, para todas as profissionais de TI, Zila dos Santos, descreve que o livro mostra a participação do feminino que de alguma maneira está gerando grandes e significativas mudanças não só para a área, mas para a sociedade em si.

Sylvia, idealizadora do projeto da série, destaca que o TI de Salto III dá voz, vez e espaço para todas as mulheres de todas as idades, orientação sexual, posições sociais, cargos e lugares. Visão que é compartilhada também por outra autora da obra, Pollyanna de Queiroz Ribeiro, que é professora da Universidade Estadual de Goiás, Assessora Acadêmica na Coordenação da Agência de Inovação da UEG e membro do grupo de pesquisa em Engenharia de Requisitos INF/UFG. Ela relata que foi muito marcante sua participação nessa obra. “Mesmo tendo nascido e crescido no interior de Goiás, uma cidade que é totalmente fora do polo tecnológico do Brasil, não foi impedimento para seguir nessa carreira. Hoje posso mostrar e incentivar outras meninas que moram no interior que é possível ser uma mulher de TI”, diz Pollyanna.

Finalizando, a CEO e fundadora da Itl.tech, Sylvia Bellio, comenta que esse projeto não acaba por aqui, pois o volume 4 livro logo será lançado e também estão preparando o volume 5. Uma vez que a missão, são que desses livros nasçam grupo de mentoria e trilha de conhecimento, conforma de acolher essas moças que estão começando ou não, para que saibam que não estão sozinhas.

 

As autoras:

Rosandra Silveira- É uma das fundadoras e membro do conselho da L500 e, faz parte como membro executivo da Forbes Business Development Council.

Marta Gucciardi- É diretora de Diversidade & Inclusão da APP – Associação dos Profissionais de Propaganda. Consultora em Comunicação e Cultura Organizacional com foco em D&I e Gestão de Conflitos.

Ana Laurito- É Head de TI Latam na Symrise, uma das maiores fabricantes de aromas e fragrâncias do mundo, sendo a primeira empresa capaz de sintetizar a baunilha.

Beatriz Rinn- É presidente da Blue Route; Diretora de Tecnologia da Informação (CIO) na Cisa Trading S/A; atua desde 2014 em diversos projetos da Receita Federal.

Carol Lavecchia- É Co-fundadora e CEO da Invictus Data & AI. Idealizadora do evento “Data Engineers Conference.

Claudia Ferraz- CIO do Grupo OCQ desde agosto de 2020, com mais de trinta anos de carreira em Tecnologia da Informação, vivenciada em empresas líderes como GE, DOW Química, Claro e Accenture.

Cris Augusto- Sócia na SeA Consulting, consultoria especializada em projetos de tecnologia, inovação, processos e governança, e que coloca o ser humano no centro de qualquer entrega.

Fabiana Morgante de Alencar- Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Santos e MBA em Tecnologia da Informação pela FGV. Experiência de vinte e sete anos na área de TI e operações de TI corporativas, desenvolvendo arquitetura e otimizando a análise de dados.

Fernanda Presidio Neubert- Atualmente é Chairwoman, RI e fundadora da Lumini IT Solutions, empresa com quinze anos de mercado oferecendo soluções de Cloud, NOC, SOC, SaaS com IA, DS, Matemática e Estatística.

Gisselle Ruiz Lanza- É Diretora Geral da Intel para a América Latina. Com mais de vinte e cinco anos de experiência, sua carreira inclui passagens pela Argentina e México, onde atuou em diversas áreas como vendas, marketing e desenvolvimento de canais.

Kássia Moura- No momento atua como Consultora de Agilidade Corporativa na OAT Solutions apoiando em projetos de transformação ágil, promovendo a disseminação da cultura e transformação digital em diversos clientes, além de ser mentora em treinamentos e webinars, buscando o compartilhamento de conhecimento.

Leda Regina Blagevitch- Totalmente engajada com D&I (Diversidade e Inclusão), Customer Experience (CX) e Employee Experience (EX), vivo de quebrar paradigmas: mulher em TI, área predominantemente masculina, empreendedora, executiva de serviços em empresa de hardware.

Luzia Sarno- Atualmente é conselheira e consultora, Co-fundadora da EduTech AlumniTech e, também atua como VP na associação MCIO - Mulheres CIO do Brasil.

Pollyana de Queiroz Ribeiro- É professora da Universidade Estadual de Goiás. Assessora Acadêmica na Coordenação da Agência de Inovação da UEG. Membro do grupo de pesquisa em Engenharia de Requisitos INF/UFG.

Queit Zunino- Profissional de TI com mais de vinte e cinco anos de experiência, atuando em tecnologia e logistica em empresas multinacionais e nacionais, líderes em seu segmento logístico, como Penske, Gefco e atualmente na Craft Multimodal.

Regina Santangelo- Head de Tecnologia e Operações, com mais de vinte e seis anos de experiência no varejo, atuando diretamente nas áreas de Tecnologia, Gente & Gestão, Abastecimento e Gestão dos Estoques, Logística e Compras.

Rosana Nitta- Atua há dezessete anos na área de Tecnologia, sendo treze dedicados à liderança e ao uso de metodologias que tenham sinergia com o mercado, sem perder o foco nos processos e, principalmente, nas pessoas.

Rosangela Soares- Atualmente, está atuando na área de Coordenação Técnica, onde está se especializado em gerenciar e treinar pessoas, sempre voltada para área de tecnologia.

Sandra Bombardi- Formada em Análise de Sistemas e Administração em Processamento de Dados pela PUC Campinas, com MBA em Gestão de Tecnologia e pósgraduação em Meio Ambiente e Sustentabilidade e hoje dedica-se muito ao tema de Gestão de Pessoas em Tecnologia.

Shirley Silva- Atualmente é Líder de Prática Global de Azure, onde Líderes de Times da região de APAC, EMEA e LATAM reportam a ela, totalizando um time de quarenta pessoas provendo Serviços Gerenciados de Azure globalmente.

Sueli Nascimento Gavranic dos Reis- Líder de Diversidade, Equidade e Inclusão de redes de Mulheres e Equidade Racial. Além disso, é membra da WOMCY, Mulheres do Brasil e SerMulherem Tech para incentivo às mulheres

Zilea dos Santos- É Administradora com MBA em Seguros Executivos pelo IBMEC, MBA Executivo em Desenvolvimento do Potencial Humano, Neurociência do Comportamento pela PUC.

 

Sobre Sylvia Bellio

CEO e Co-fundadora da itl.tech - empresa eleita por quatro anos consecutivos o Maior Canal de Vendas Dell Technologies. Organizadora do Projeto Conte sua História que tem como objetivo divulgar, compartilhar histórias de mulheres da vida real. Primeiro livro do projeto foi lançado em 2020 – Mulheres Além do Obvio.

Iniciou a carreira no setor financeiro, atuando como gerente da área administrativa de uma grande Instituição Financeira.

É autora dos livros “Simplificando TI”, “Impressões Digitais” e “TI de Salto”, que está em sua terceira edição. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia conduz sua equipe de arquitetos de soluções e executivos de negócios para se posicionarem lado a lado com os profissionais de TI na busca de soluções para resolver os desafios de negócios das empresas.

Introduziu no Brasil fabricantes como: DotHill Systems de armazenamento FC; EqualLogic armazenamento ISCSI; Force10 de networking; Compellent de armazenamento FC|ISCI, entre tatas outros fabricantes.

Tem papel de destaque no empoderamento feminino dentro do universo da tecnologia. É a única mulher a compor o conselho das empresas parceiras da Dell Technologies no Brasil. Membro do DWEN Dell Women’s Entrepreneur Network e participante das últimas edições do evento. Integrante do WPN Women Partner Network. Integrante do Female Force Latam.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp