14/03/2023 às 17h44min - Atualizada em 15/03/2023 às 00h01min

O Brasil é o País com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em relação à depressão

As doenças mentais são responsáveis por 30% dos afastamentos do trabalho - o que torna a gestão de saúde uma ferramenta importantíssima para promover saúde, bem-estar e consequentemente maior produtividade para as empresas

SALA DA NOTÍCIA Da redação
Dr. Ricardo Pacheco, médico, presidente da Oncare Saúde e da ABRESST
O Brasil é o País com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em relação à depressão
As doenças mentais são responsáveis por 30% dos afastamentos do trabalho - o que torna a gestão de saúde uma ferramenta importantíssima para promover saúde, bem-estar e consequentemente maior produtividade para as empresas
Os dados sobre saúde mental no trabalho apontam para uma realidade preocupante em todo o mundo. A ansiedade, por exemplo, atinge mais de 260 milhões de pessoas; e no Brasil não é diferente.
O País é, inclusive, o que ostenta o maior número de pessoas ansiosas - cerca de 9,3% da população, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença pode virar uma adversidade e desencadear outros transtornos mentais, como a depressão, que acomete aproximadamente 300 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Para termos uma ideia da dimensão do aumento dos transtornos mentais nos brasileiros, em 2019, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada pelo IBGE, cerca de 12,8 milhões de brasileiros com 18 anos ou mais (ou seja, 10,2% da população) foram diagnosticados com algum transtorno mental.
Naquele momento o Ministério da Saúde já apontava que cerca de 30% dos afastamentos do trabalho no Brasil são decorrentes de transtornos mentais e comportamentais. O mais comum é a depressão, seguida de transtornos de ansiedade, estresse e síndrome de burnout.
De acordo com Ricardo Pacheco, médico, gestor em saúde e presidente da Oncare Saúde e da ABRESST - Associação Brasileira de Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho, a pandemia agravou e muito o quadro mental dos brasileiros. “Segundo a OMS, no primeiro ano da pandemia de covid-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%, e o Brasil tornou-se o País com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em relação à depressão. E a pandemia agravou ainda mais esse quadro, aumentando o número de casos no ambiente de trabalho”, lamenta.
A gestão da saúde é essencial na manutenção da saúde mental dos trabalhadores
Diante do cenário colocado, é fundamental que empresas e gestores tomem medidas para garantir um ambiente de trabalho saudável e promover a saúde mental dos colaboradores. Ações como campanhas de conscientização, treinamentos, programas de prevenção, suporte psicológico e flexibilização de horários e tarefas podem ajudar a reduzir os impactos negativos dos transtornos mentais no ambiente de trabalho.
Ricardo Pacheco afirma que o ambiente laboral é um microcosmo, que pode contribuir de forma efetiva para a saúde mental dos brasileiros. “O acesso aos serviços de saúde mental é um desafio no Brasil, especialmente nas áreas rurais e remotas do País. Como muitas pessoas não têm acesso a profissionais de saúde mental qualificados ou enfrentam estigmas e preconceitos em relação à saúde mental, o serviço de saúde nas empresas acaba sendo a única forma de parte dos brasileiros obterem o diagnóstico e tratamento adequado”.
Fato é que a saúde mental é crucial para o bem-estar dos trabalhadores, pois ela afeta diretamente sua capacidade de realizar suas atividades diárias e de desempenhar suas funções no trabalho. Além disso, problemas de saúde mental podem levar a afastamentos, absenteísmo e queda na produtividade, impactando negativamente as empresas e a economia em geral.
Para o presidente da Oncare Saúde é fundamental que as empresas reconheçam a importância da saúde mental dos trabalhadores e ofereçam serviços direcionados no ambiente laboral. “Isso pode incluir programas de prevenção, intervenção precoce e tratamento para problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e estresse. Os serviços de saúde mental podem ajudar os trabalhadores a lidarem com o estresse e a pressão do trabalho, a melhorar sua autoestima e a desenvolver habilidades de enfrentamento mais saudáveis. Além disso, um ambiente de trabalho saudável e que promova a saúde mental pode aumentar a satisfação dos funcionários e melhorar a retenção de talentos na empresa”, completa Ricardo Pacheco.
Portanto, investir em serviços de saúde mental para os trabalhadores é fundamental para garantir o bem-estar e a produtividade da equipe, além de promover um ambiente de trabalho saudável e positivo.
Sobre a Oncare Saúde
A Oncare Saúde é uma plataforma de solução integrada de saúde, que oferece assessoria e consultoria, para empresas e para população em geral. Inclui assistência médica, assistência integral social e assistência à saúde dos beneficiários e seus dependentes, com ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação. Dessa forma, contribui para o aprimoramento do sistema social e de saúde do Brasil.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp