10/03/2023 às 15h46min - Atualizada em 11/03/2023 às 00h02min

Saiba identificar sinais do câncer de pele

O oncologista Ramon Andrade de Mello ressalta a importância da consulta ao especialista

SALA DA NOTÍCIA Emilly Santos
Divulgação
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi diagnosticado recentemente com um câncer de pele não melanoma. O tumor foi removido com sucesso e, de acordo com os médicos da Casa Branca, o líder norte-americano está “curado”. “O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento do câncer de pele e novos medicamentos têm contribuído para procedimentos menos evasivos”, explica o médico oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica do doutorado em medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove), em São Paulo, e médico pesquisador honorário do Departamento de Oncologia da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
 
Tumor de maior incidência na população brasileira e do mundo, o câncer de pele pode ser evitado por meio do uso diário de protetor solar e barreiras mecânicas. Segundo Ramon Andrade de Mello, a regra ABCDE pode ajudar a diagnosticar alterações: “O paciente pode perceber mudanças, mas é preciso consultar o especialista para um diagnóstico completo”.
 
Confira a regra:
A de assimetria, quando uma das metades da pinta ou lesão é diferente da outra;
B de bordas irregulares;
C de cores variáveis, ou seja, uma mesma lesão traz porções enegrecidas, azuladas, avermelhadas ou acastanhadas;
D de diâmetro maior que 6 milímetros;
E de evolução, que traz mudanças nas características originais no tamanho, cor ou formato da pinta pré-existente.
 
Sobre Ramon Andrade de Mello
Pós-doutorado em Pesquisa Clínica no Royal Marsden NHS Foundation Trust (Inglaterra), Ramon Andrade de Mello tem doutorado (PhD) em Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal).
 
O médico tem título de especialista em Oncologia Clínica, Ministério da Saúde de Portugal e Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO). Além disso, Ramon tem título de Fellow of the American College of Physician (EUA) e é Coordenador Nacional de Oncologia Clínica da Sociedade Brasileira de Cancerologia, membro da Royal Society of Medicine, London, UK, do Comitê Educacional de Tumores Gastrointestinal (ESMO GI Faculty) da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (European Society for Medical Oncology – ESMO), Membro do Conselho Consultivo (Advisory Board Member) da Escola Europeia de Oncologia (European School of Oncology – ESO) e ex-membro do Comitê Educacional de Tumores do Gastrointestinal Alto (mandato 2016-2019) da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology – ASCO). 
 
Dr. Ramon de Mello é oncologista do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e do Centro de Diagnóstico da Unimed, em Bauru, SP.
 
Confira mais informações sobre o tema no site
 
Informações para a imprensa:
Ex-Libris Comunicação Integrada - (11) 3266-6088
Edmir Nogueira – [email protected] – (11) 9 6199-3369  
Marco Berringer – [email protected] - (11) 99393-3088

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp