08/03/2023 às 16h28min - Atualizada em 09/03/2023 às 00h02min

Visão feminina é destaque de gestão no Nikkey Palace Hotel

SALA DA NOTÍCIA Assimptur
Divulgação

O tradicional Nikkey Palace Hotel, situado no bairro da Liberdade, um dos mais turísticos da capital paulista, tem uma gestão baseada em fatores como acolhimento e detalhe. E, há cerca de sete anos, viu essas características serem ainda mais impulsionadas, tanto no relacionamento interno, quanto no atendimento. Reflexos de uma gestão feminina, já que o empreendimento é comandado por Celina Yamada e tem cerca de 35% de seu quadro de colaboradores integrado por mulheres.

Segundo a diretora, a visão feminina é um grande diferencial aplicado na hotelaria. “É um segmento bem difícil, pois lidamos com duas áreas muito importantes do ser humano: dormir e comer. Então a sensibilidade é muito importante. E eu acho que a mulher tem essa sensibilidade muito grande em detalhes, capricho e acolhimento. A mulher tem paixão e procura sempre olhar as necessidades do outro. Isso é essencial para atendermos cada vez melhor os nossos hóspedes”.

Legado

O Nikkey Palace tem mais de 30 anos de história. E algumas das mulheres que atuam até hoje no icônico empreendimento acompanharam toda essa história. Exemplo disso é Yumiko Kato, de 80 anos. Aposentada desde a pandemia, ela segue presente no restaurante do hotel – oferecendo delícias como missoshiro com uma simpatia ímpar -, como forma de manter corpo e mente em atividade.

Parte do legado humano do hotel, Yumiko tem 37 anos de casa. Imigrante vinda da província de Shizuoka, a octogenária chegou ao Brasil na década de 1960 e, após alguns anos no interior, iniciou seu trabalho na capital paulista, tendo o restaurante do Nikkey Palace como sua segunda casa.

Já a recepcionista Elisa Fumie Mizobe está no hotel há 17 anos e destaca que a gestão feminina tem reflexo direto no atendimento. “A mulher tem uma atenção maior aos detalhes. Buscamos sempre o entendimento das pessoas e a melhoria no atendimento e na comunicação. Temos uma visão mais ampla e procuramos sempre fazer com que o hóspede se sinta à vontade em nossa casa”.

Um oásis de relaxamento para mulheres

Há menos de dois anos o Nikkey Palace Hotel inaugurou o Spa Nikkey, que visa proporcionar aos seus hóspedes e à comunidade em geral o bem-estar, por meio de tratamentos inspirados nas técnicas milenares orientais.

Também comandado por uma mulher, a gerente Janete Sayuri Fukushima, o espaço vem buscando, cada vez mais, se consolidar como um oásis de relaxamento para esse público. No Nikkey Palace, são oferecidos tratamentos como massagens, drenagens linfáticas, manicure e pedicure, sauna e serviços de cabeleireiro.

“As mulheres precisam descobrir que há esse tempo para ela. O objetivo do spa é a mulher tirar um dia para si mesma, para se cuidar e relaxar”, comenta Janete.

A gerente reforça ainda que a presença feminina nos cargos de gestão do hotel tem reflexo em todos os setores. “As mulheres estão liderando. Isso está mudando. Em nossa equipe, uma ajuda a outra, temos os mesmos propósitos e as mesmas dificuldades”.

Identificação de talentos

Da recepção à cozinha, passando por áreas comerciais, de reservas e financeiro, o Nikkey Palace Hotel, nos últimos sete anos, de forma gradual, foi compondo seu quadro de colaboradores com mulheres que aliam força e sensibilidade aos seus cargos.

Para a encarregada do setor de atendimento no restaurante, Andreia de Souza Nicolino, a mulher sempre teve algo muito grande. “E a gente sempre tem muito para explorar. A mulher tem uma visão que vai muito longe. Então se a gente tiver oportunidade de mostrar isso, a mulher deslancha tudo que ela põe a mão. Precisa ainda os homens ouvirem e respeitarem”.

Já a coordenadora de reservas, Miriam Micheletti, que atua em hotelaria há 30 anos, ressalta que, em geral, neste segmento, as mulheres ainda são vistas em cargos de governança, mas que isso está mudando aos poucos.

No Nikkey Palace, por exemplo, a equipe do financeiro é composta apenas por mulheres, como Simone Koga e Hiromi Nagata.

Segundo a governanta Valdete Lemes, principalmente neste setor, as mulheres predominam. “O maior desafio é lidar com pessoas, cada um com seu jeito de trabalhar, cada um com humor diferente, com problemas diferentes. Mas com muita sabedoria no final dá tudo certo. A mulherada predomina no setor de governança”.

Compõem o time de mulheres do hotel também, entre outras: Adriana Miho Hashimoto, nutricionista, compradora do hotel e restaurante e responsável pelo café Itigo Itie, Maria Iris de Sousa Silva, atendente no restaurante, Francisneuma Bezerra de Fernandes, ajudante de cozinha, Antonia Leonilda, costureira, e Luciana Kanashiro, cabeleireiro que acabou de assumir a gestão do salão de beleza – funcionando em soft opening.

Mais informações sobre o Nikkey Palace Hotel: nikkeyhotel.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp