08/03/2023 às 10h00min - Atualizada em 09/03/2023 às 00h01min

pesquisa destaca como trabalho híbrido se tornou um benefício “não negociável” para trabalhadoras

modelo híbrido funciona como um equalizador no local de trabalho e permite que mulheres tomem decisões importantes na carreira

SALA DA NOTÍCIA Gabriel Pereira
Uma nova pesquisa realizada pelo IWG – líder global e nacional em espaços de trabalho flexíveis como coworkings e escritórios – constatou que o modelo de trabalho híbrido se tornou um benefício “não negociável” para as mulheres. Para mais da metade das trabalhadoras (53%), esse modelo as empoderou a se candidatar a cargos sêniores e 72% das respondentes procurariam outro emprego se seu empregador não oferecesse um cronograma híbrido.

De acordo com o relatório Empowering Women in the Hybrid Workplace, do IWG, a flexibilidade se tornou essencial. Grande parte das entrevistadas (88%) acredita que esse regime  funciona como um equalizador no local de trabalho, e 66% afirma que isso as levou a experimentar menos preconceitos, seja devido ao gênero, raça ou outros fatores.

O trabalho híbrido permitiu que mais mulheres tomassem decisões importantes sobre suas carreiras - mudando de emprego e setor - com base na acessibilidade ao modelo, que facilita o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Três em cada cinco (62%) das entrevistadas consideraram se candidatar a um novo emprego se oferecesse maior flexibilidade, e quase metade (48%) considera uma mudança de carreira para possuir o benefício. Quase metade (47%) das que mudaram completamente de setor acreditam que o híbrido foi responsável pela mudança.

Além disso, 58% das mulheres atribuíram o crescimento em suas carreiras ao trabalho híbrido, tornando-as mais eficientes e produtivas. Em torno de 47% das funcionárias pontuaram que isso as ajudou a aprender mais sobre outros cargos em sua empresa e 38% relatou o aumento de sua visibilidade como liderança sênior.
Pesquisas anteriores do IWG, detentora das marcas Regus e Spaces no Brasil, puderam registrar que o trabalho híbrido é uma ferramenta fundamental de recrutamento e retenção para líderes de RH. Entre as mulheres, 72% afirmaram que procurariam outra vaga se seu empregador não oferecesse um cronograma híbrido e 40% se demitiram pela não implementação do modelo.

Vale destacar que trabalho híbrido não beneficia apenas as mulheres profissionalmente. Em todos os grupos etários, 49% disseram que o trabalho híbrido permite explorar hobbies e 75% das mulheres relataram um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal por evitarem deslocamentos e gastos desnecessários. Entre as 53% das mulheres que se identificam responsáveis ou guardiãs, 65% delas consideram o trabalho flexível como um benefício valioso, e afirmam que por meio dele, poderiam economizar dinheiro e tempo para participar de eventos familiares.

"Abraçar a equidade é o tema do Dia Internacional da Mulher deste ano e o trabalho híbrido, tem o potencial de proporcionar essa visão. A última pesquisa do IWG mostra que mulheres estão tomando decisões importantes em suas carreiras com base na capacidade de trabalhar de maneira híbrida. Eu senti esses benefícios do modelo pessoalmente e profissionalmente e estou feliz em ver que outras mulheres também estão se beneficiando", comenta Fatima Koning, diretora comercial do Grupo IWG.

Sobre o IWG, International Workplace Group
O IWG está à frente da revolução dos espaços de trabalho. As unidades do grupo auxiliam milhões de pessoas e empresas ao redor do mundo a trabalharem de forma mais produtiva por meio do fornecimento de opções de espaços flexíveis, comunidades e serviços profissionais inspiradores e colaborativos. A digitalização e as novas tecnologias proporcionaram uma grande revolução no mundo corporativo, fazendo com que as pessoas pudessem optar pelo benefício de trabalhar como e de onde quiserem e conseguissem, desta forma, mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. As empresas parceiras buscam no IWG mais do que apenas benefícios financeiros e estratégicos, mas também soluções que se adequem de forma personalizada às suas necessidades. O grupo oferece ao mercado corporativo as marcas: Regus, Spaces, No18, Basepoint, Open Office e Signature para atender a companhias de todos os tamanhos - de grandes multinacionais a pequenos empresários para que todos possam tirar proveito do trabalho flexível para aumentar sua produtividade, eficiência, agilidade e proximidade com o mercado.

Informações à imprensa | Máquina Cohn & Wolfe  
Gabriel Furlan – [email protected] – (11) 98496-6575  
Denise Carvalho – [email protected] – (11) 99218-0181 
Gabriel Pereira – [email protected] – (11) 96828-5025

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp