08/03/2023 às 11h11min - Atualizada em 08/03/2023 às 16h08min

No período de transição o ciclo produtivo de vacas exige ações coordenadas para atender demanda nutricional

Uso de soluções eletrolíticas pode auxiliar na hidratação e elevação dos níveis de cálcio e glicose no sangue, contribuindo para melhoria do status metabólico das vacas

SALA DA NOTÍCIA Fernanda de Souza Martins
O período de transição de vacas leiteiras é a fase mais importantes e crítica para os animais. Essa fase compreende as três semanas antes e após o parto, e é nesse momento que ocorrem diversas mudanças no metabolismo, além do aumento da demanda por nutrientes para a produção de colostro e leite. “As vacas passam por adaptações homeoréticas, incluindo a mobilização de reservas corporais, que preparam os animais para a lactogênese, estratégias nutricionais devem ser implementadas com objetivo de auxiliar as desordens metabólicas, pois as vacas perdem líquidos e eletrólitos no momento do parto, e reestabelecer o equilíbrio nutricional é fundamental para o sucesso de todo ciclo produtivo”, explica Rafael Barletta, médico veterinário e Coordenador Técnico de Bovinos de Leite da MCassab Nutrição e Saúde Animal.

A ocorrência de doenças como a hipocalcemia e cetose estão relacionadas com o peri-parto. Esse cenário exige que o produtor adote medidas imediatas para repor os minerais e nutrientes perdidos durante o parto, além de implementar estratégias nutricionais para cada uma das fases do período de transição. “Reestabelecer o equilíbrio eletrolítico e estimular o consumo de matéria seca são os objetivos específicos do programa nutricional desta fase, além de ajudar a prevenir doenças, melhorar o sistema imunológico e impulsionar a produção de leite”, informa o coordenador.
Para isso, é comum os produtores adotarem o uso de soluções minerais/eletrolíticas, como os chamados drench. Com o objetivo de contribuir para atender a essa necessidade, a MCassab Nutrição e Saúde Animal, presente no mercado de nutrição há 50 anos, lança Booster, o drench que eleva rapidamente os níveis de glicose e cálcio no sangue, além de repor minerais importantes perdidos durante o parto.

“O produto é solúvel em água e altamente palatável para o animal. Por conta disso, o consumo é voluntário, dispensando o uso de sondas que geram desconforto e estresse aos animais, dificultando ainda mais o manejo”, destaca Rafael. O especialista também aponta que o Booster estimula o consumo de matéria seca, o que reflete diretamente na diminuição na incidência de doenças relacionadas ao metabolismo energético com respostas positivas na produção de leite. “Além disso, vale ressaltar que Booster é o único eletrolítico do mercado com ativos que auxiliam na recuperação e conforto da vaca no pós-parto, promovendo bem-estar ao animal”.

 “É importante que o produtor tenha em mente o quão crítico é o período de transição para as vacas e também a importância de oferecer muito mais que eletrólitos. É preciso proporcionar uma fonte de energia e cálcio, bem como, auxiliar na redução do estresse e dor relacionados ao parto, garantindo assim uma recuperação mais rápida no pós-parto”, finaliza o técnico da MCassab.


Sobre a MCassab - O Grupo MCassab é uma organização familiar nacional, de 94 anos, com administração profissional, que distribui ao mercado brasileiro e latino-americano mais de 3.000 diferentes produtos e tem faturamento anual de R$ 2,65 bilhões (dados de 2021). O grupo possui seis grandes áreas de atuação. O negócio de Nutrição e Saúde Animal é um dos maiores do Brasil, atuando com especialidades e ingredientes para avicultura, suinocultura, pecuária de corte e leite, aquacultura e petfood. A Fider Pescados, que se dedica à criação e ao desenvolvimento de produtos a partir da tilápia, é um dos cinco maiores empreendimentos de piscicultura do Brasil e exporta para sete países, inclusive os Estados Unidos. O negócio de Distribuição atende à área industrial com o fornecimento de matérias-primas para cosméticos, limpeza doméstica e institucional, farmacêutica, veterinária, química e agrícola. A NUTROR oferece pré-misturas customizadas ao mercado de alimentos, bebidas, suplementos e nutrição clínica. Ciente do seu compromisso com as pessoas, o meio ambiente e a governança corporativa, a MCassab publicou o seu Relatório de Sustentabilidade 2021, cuja íntegra é acessível pelo link: https://bit.ly/3iIbESu. Mais informações: www.mcassab.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp