14/03/2021 às 11h01min - Atualizada em 14/03/2021 às 11h01min

​À beira do colapso, UPA 24h de Biguaçu opera em capacidade máxima de atendimento

Da Redação
Prefeitura de Biguaçu
A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h de Biguaçu opera em sua capacidade máxima de atendimento e está em nível de colapso. A unidade ultrapassou todos os limites no início da semana e neste sábado (13) está com a sala vermelha lotada. Não há vagas em enfermarias ou em leitos de reanimação, de acordo com informações da prefeitura.

Com a pandemia da Covid-19, o número de pedidos de atendimento médico aumentou muito em todo o país. "Há mais de 24 horas a Unidade mantém dois pacientes respirando por vias artificiais, em uso de sedativos e alto consumo de oxigênio medicinal. Além disso, atende também pacientes gravíssimos em sala vermelha", disse a prefeitura de Biguaçu.

As tentativas de transferências estão sendo frustradas. Não há leitos de UTI ou enfermaria em toda a Grande Florianópolis.

Os pacientes que buscarem atendimento na UPA 24h de Biguaçu serão avaliados por um enfermeiro qualificado e serão priorizados os casos de maior gravidade, sendo impossível atender os que apresentam menores riscos, aqueles classificados em azul e verde.

"Considerando a calamidade iminente em todo o país, pede-se compreensão à população, pois em respeito a vida e as diretrizes do SUS (Sistema Único de Sáude), embasados na equidade, está sendo priorizado o atendimento aos casos mais graveS", diz a prefeitura em seu site oficial.

A Secretaria Municipal de Saúde de Biguaçu e a diretoria de Pronto Atendimento informaram ainda que nunca faltou medicamentos ou oxigênio na Unidade. O abastecimento é feito sempre que necessário.

"Por fim, destacamos a sobrecarga de trabalho da equipe de profissionais que atuam na UPA 24h de Biguaçu em razão da grande demanda e casos que chegam a cada minuto. Não há omissão de atendimento e os médicos, técnicos, enfermeiros, auxiliares vem trabalhando com a máxima eficiência que lhes é possível. Respeitem a vida. Cuidem-se. Fiquem em casa e protejam-se", finaliza a administração.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp