06/03/2023 às 16h43min - Atualizada em 07/03/2023 às 00h33min

Grupo Cataratas tem programa completo de equidade de gênero e ações para atender às diferentes necessidades femininas dentro da empresa

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o grupo promove o Empodera Mulher, com atividades que estimulam a autoestima, a segurança física e psicológica, além do desenvolvimento profissional

SALA DA NOTÍCIA Ascom
Assessoria de imprensa
Foto: última edição do programa Protagonistas | Créditos: Grupo Cataratas 

O Grupo Cataratas — empresa referência no setor de turismo que é responsável por atrativos como AquaRio, BioParque do Rio, Paineiras Corcovado, Econoronha, Urbia + Cataratas e Marco das Três Fronteiras — adotou diversas estratégias focadas na equidade de gênero e que já geram resultados positivos: atualmente 48% do quadro de funcionários é feminino e 42% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. Para alcançar esses resultados, em 2018 o Programa Empodera Mulher foi criado. Com objetivo de Incluir, Integrar e Desenvolver as embaixadoras que compõe o quadro de efetivos do Grupo. 

Este ano a programação institucional prevê uma série de ações ao longo do mês de março como um bate papo com embaixadoras líderes e mães, uma psicóloga convidada e representante da Secretaria da Mulher do Rio de Janeiro. Além disso, ao fim da programação de março serão abertas as inscrições para a segunda edição do ProtagonistAS, com o tema "Como se posicionar e ocupar espaços, por que afinal, lugar de mulher é em qualquer lugar". 

O calendário também conta com aulas de dança a fim de estimular a autoconfiança e autoestima, sessão de maquiagem e skincare para promover o autocuidado e para exaltar a beleza natural feminina em um ensaio fotográfico acontece com o tema “meu lugar”, mostrando as modelos em seus locais de trabalho. E para encerrar o mês, será realizada uma aula de defesa pessoal com o intuito de incentivar os conhecimentos de autodefesa. 

O projeto de tornar a instituição cada vez mais igualitária vem sendo reconhecido consecutivamente, desde 2019 pelo Great Place to Work, com o selo de “Melhores Empresas para as Mulheres trabalharem”, além do grupo já ser reconhecido pelo Prêmio Weps pela ONU Brasil como empresa que atua pela equidade de gênero, no ano de 2021. Nesse mês, aparece como finalista no prêmio Melhores Empresas para a Primeira Infância, um selo do Great Place To Work que certifica negócios que possuem boas práticas para embaixadores (colaboradores) com filhos de até 6 anos.  

“Com o intuito de fazer parte ativamente da rede de apoio das mães do Grupo, criamos o projeto MAE (Monitoramento e Acolhimento Estratégico) onde acompanhamos através de um bate papo acolhedor a saída e retorno das recém mamães do Grupo. Além de ser uma empresa cidadã, onde as mamães e papais possuem licença estendida, disponibilizamos sala exclusiva em nossos parques para a retirada do leite materno. 

Eu me tornei mãe aqui dentro e hoje sinto o quão foi importante para minha maternidade ter a empresa como parte ativa da minha rede de apoio.” Conta Caroline Carvalho, supervisora de RH do Grupo Cataratas. 

Robson Lourenço, Diretor de RH, DP e Comunicação Institucional e marketing do Grupo Cataratas, explica a sua forma de fazer com que a equidade de gênero ganhe cada vez mais relevância na empresa e no mercado de trabalho como um todo. ”Nosso compromisso com o tema é constante, temos uma agenda robusta, onde realizamos o planejamento estratégico de gente semestralmente, com base na pesquisa de clima efetuada nas quatro estações do ano com nossos embaixadores. Assim alinhamos estratégias de inclusão, integração e desenvolvimento para todos os grupos de diversidade do PLURAIS (nome do nosso comitê e da área de diversidade)”.  

Entre as principais ações que fazem o projeto de inclusão ser bem-sucedido em termos de equidade de gênero, se destacam: 

“Empodera Mulher”, um programa que busca enaltecer a mulher dentro e fora do Grupo Cataratas, por meio de cursos de empoderamento feminino, palestras e rodas de conversas de conscientização; 

“ProtagonisTAS”, que é a capacitação da competência de liderança apenas para as mulheres da empresa, realizado ao longo de quatro encontros com turmas abertas trimestralmente, na qual podem participar mulheres de qualquer área ou cargo, que tenham interesse em construir sua autobiografia e, através dela, desenvolver soft skills de liderança; 

“Um vinho com o GCUCA”, que é um bate papo sobre carreira, onde uma liderança feminina convidada conta sobre sua trajetória profissional; 

“MAE (Monitoramento e Acolhimento Estratégico),” uma estratégia de acolhimento para as embaixadoras que, recentemente, se tornaram mães e que acontece em forma de um bate papo mensal para acompanhar como a mulher está durante sua gestação com as demandas do trabalho, afinal, a vida muda antes mesmo do nascimento do bebê. E durante os seis primeiros meses após o retorno da licença maternidade a conversa continua acontecendo periodicamente para acolher a mãe com atualizações sobre as novidades da empresa, do setor e prestando suporte com o que for necessário para deixar seu retorno mais leve e feliz.  

A empresa tem ainda uma parceria com a Secretaria Municipal de Políticas e Proteção da Mulher, no programa Mulheres do Rio, cujo objetivo é a inclusão das mulheres no mercado de trabalho, por meio de uma plataforma de geoprocessamento, que permite priorizar a visualização do currículo de mulheres que residem no entorno dos atrativos turísticos e, assim, estimular, além do aumento da representatividade feminina nos processos seletivos, a melhoria da economia das regiões de atuação do Grupo Cataratas.  

Outra parceria que contribui para o reforço da inclusão na hora da contratação é com o site Contrate Uma Mãe, uma plataforma que contribui para a visualização de currículos de mães para recolocação do mercado de trabalho, além de realizar capacitações e orientações para as mulheres cadastradas. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp