03/03/2023 às 10h58min - Atualizada em 04/03/2023 às 00h01min

Especialistas revelam como as empresas devem adotar o 5G

Mercado corporativo não possui o entendimento das oportunidades de negócios que podem gerar em diversas verticais de mercado. Em contrapartida, este ano serão lançados novos serviços em 30 países.

SALA DA NOTÍCIA Redação
https://5gsummit.com.br/
Divulgação
Pouco mais de um ano depois do leilão do 5G, realizado em novembro de 2021, o 5G já está disponível em todas as capitais brasileiras, mas muitas empresas ainda estão com dificuldades de compreender todo o potencial que a nova tecnologia tem a oferecer para seus negócios. 

Em sua primeira edição, o 5G Summit, que acontece online nos dias 08 e 09 de março, irá reunir algumas das principais lideranças do setor para debater este cenário e como as organizações podem se beneficiar da tecnologia e como traçar um roadmap para sua adoção. 

O evento preparou um painel especial com a participação de alguns dos líderes do setor no Brasil para abordar temas importantes para o entendimento dos diferentes padrões como 5G SA (também chamada de 5G puro), 5G NSA (o primeiro a ser implementado e ativado pelas operadoras), 5G DSS (dynamic spectrum sharing, ou “compartilhamento dinâmico do espectro”, em português), fatiamento de rede, edge, latência, interoperabilidade, IoT, tendências e modelos de negócios inovadores de negócios.

Para este painel foram convidados José Felipe Otero, Vice-presidente para a América Latina e Caribe da 5G Americas; Paulo José Spaccaquerche, Presidente da ABINC – Associação Brasileira de Internet das Coisa; Euclides Chuma, membro sênior do IEEE e pesquisador de pós-doutorado na Universidade de linkoping na Suécia pelo programa CNPq CISB Saab; e Vicente Bandeira de Aquino Neto, membro do Conselho Diretor da Anatel e Presidente do GAPE.

Os pioneiros na adoção de 5G - Para apresentar os resultados das primeiras implementações do 5G no Brasil, o evento convidou Augusto Nellessen, superintendente de Tecnologia do Itaú Unibanco; Marco Bego, Diretor Executivo do InovaHC e do Instituto de Radiologia do HCFMUSP; Marcelo Duarte Preto, Gerente Executivo de Telecom na TecBan. O painel também vai tratar dos desafios encontrados nesta jornada e relevar como as empresas estão se preparando para o futuro da conectividade para os negócios com foco no cliente.

Proteção crítica contra as ameaças cibernéticas na utilização do 5G - Quanto maior é utilização das redes de conectividade, mais atuantes estão os criminosos cibernéticos em busca de porta de entrada a sistemas de dados empresariais. Foram convidados para tratar deste assunto os especialistas Yanis Stoyannis, Customer Security Director da ERICSSON para a América Latina; e Raul Colcher, Presidente da Questera Consulting, Life Senior Member do IEEE. Ambos irão apresentar ações práticas para impulsionar a proteção da rede em 5G e as demais interligadas a ela. Na pauta estão como utilizará as ferramentas tecnológicas já disponíveis e como repensar os processos utilizados para transformar e fortalecer soluções de segurança para proteção de ativos, sistemas de controle industrial (ICS), tecnologia operacional (OT), Internet das Coisas, entre outros recursos.

5G fortalecendo a 4ª Revolução Industrial - A indústria se apresenta como um dos setores que serão mais beneficiados com a nova rede de conectividade, integrada à Internet das Coisas Industrial (IIoT) e a Inteligência Artificial, que deverão impulsionar os processo de hiper automação no setor visando aumentar a eficiência operacional e melhores resultados nos negócios. Para abordar estes assuntos,o 5G Summit contará com a participação de Leandro Carrion, gerente de Inovação, Geração de Valor e Experiência do Cliente da John Deere; Prof. Dr. Rodrigo Vieira dos Santos, Coordenador do Centro de Conectividade – SENAI-SP; Sergio Souza, Vice-presidente KORE – Brasil.

Novos serviços deverão ser lançados em 30 países - Durante o Mobile World Congress, realizado em Barcelona, a GSMA Intelligence divulgou um estudo apontando um cenário de forte crescimento das redes 5G em todo mundo, incluído na América Latina. Estão previstos lançamentos de novos serviços em 30 países, o que contribuirá com este crescimento e com o maior entendimento sobre a utilização da tecnologia em vários segmentos. 

Mais informações sobre a programação e inscrições podem ser encontradas na página do evento em  https://5gsummit.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp