03/03/2023 às 11h09min - Atualizada em 04/03/2023 às 00h01min

História do povoamento açoriano é tema de documentário na TV

Um dos maiores grupos de comunicação do Sul do Brasil resgatou os pormenores da saga dos açorianos que navegaram pelo Oceano Atlântico para se fixarem em Santa Catarina

SALA DA NOTÍCIA Aryani Andrade | Estrutura de Comunicação
www.vivaacores.com
 

O resgate à história da colonização açoriana em Santa Catarina e a saga dos portugueses que navegaram pelo Oceano Atlântico para se fixar no sul do Brasil foi lindamente contada durante o documentário Viva Açores.  

O projeto Viva Açores, Conhecer é Viver, que foi lançado em março de 2022, fechou com chave de ouro com a apresentação do documentário Viva Açores. Durante um mês foram veiculados quatro audiovisuais, com 24 minutos de duração cada um, que abordaram a questão histórica da grande diáspora açoriana dos séculos 17 e 18, cujo principal destino era o Brasil, com destaque para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, tema do primeiro episódio. No segundo episódio, o roteiro se baseou em um comparativo da geografia do Arquipélago dos Açores e suas nove ilhas, com relação à geografia do litoral catarinense, onde de fato, os açorianos se tornaram pescadores. O terceiro episódio abordou a influência da cultura açoriana, tanto na arquitetura, gastronomia, lendas e tradições e suas transformações no decorrer do tempo. E, no quarto episódio, o roteiro trouxe à tona como foi a colonização no Estado, suas dificuldades, a transição e a simbiose de culturas e a formação deste novo povo.

Para Marcelo Petrelli, presidente executivo do Grupo ND, o mote deste projeto foi fazer uma união de conhecimento da cultura açoriana. “Nossa ideia sempre foi apresentar a cultura açoriana e unir as gerações - dos mais antigos aos atuais - e fazer com que o Estado seja cada vez mais roteiro de turismo para moradores e visitantes”, enfatiza.

De todos os cantos do mundo, o documentário pode ser assistido no link  www.vivaacores.com .

A série documental foi produzida com os recursos da Lei 17.942/2020 tendo como incentivadores as empresas Portobello, Koerich, Supermercados Imperatriz, P12, Donna Bar, TLX Bar. Também fez parte do projeto a In Pró Corporate e Estrutura de Comunicação. A produção e realização foi da One For One Produções e NDTV, com o patrocínio do Programa de Incentivo à Cultura - PIC, Fundação Catarinense de Cultura - FCC e Governo do Estado de Santa Catarina. As empresas SINEPE-SC (Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina); Diamante Energia, Colégio Catarinense, Shopping Casa e Design e Vinícola Lemos de Almeida também participaram como patrocinadoras do Projeto “Viva Açores, Conhecer é Viver”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp