15/03/2021 às 00h00min - Atualizada em 15/03/2021 às 00h00min

​Produção industrial de SC mantém trajetória de recuperação, diz Fiesc

Da Redação
Divulgação
Em janeiro, a produção industrial de Santa Catarina cresceu 10,1% no comparativo com o mesmo mês de 2020. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísica) divulgados pelo Observatório Fiesc. O resultado é o terceiro melhor do país, atrás apenas do Pará e Paraná.

Dos 12 setores analisados, nove registraram variação positiva, com destaque para máquinas e equipamentos (32,5%), metalurgia (27,2%), vestuário e acessórios (23,7%), produtos têxteis (19,7%), veículos automotores (19,2%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (18,9%).

“É importante ressaltar que a magnitude desse resultado se deve em parte pela redução da atividade industrial que vinha ocorrendo desde o final de 2019, antes mesmo do início da pandemia. Porém, os números indicam a manutenção da tendência de melhora na produção a partir de setembro de 2020, sendo a quinta variação positiva consecutiva”, diz a Fiesc na avaliação.

Segundo a entidade, dois indicadores já sinalizavam para uma melhora na produção da indústria: o comportamento das importações do estado nos últimos meses, com alta nas compras externas de insumos usados no setor, além do mercado de trabalho - o segmento de transformação catarinense registrou o maior saldo de vagas do país em 2020.

"A análise chama a atenção para alguns setores que foram fortemente afetados no ano passado, apresentando variação negativa ao longo dos meses, como é o caso de vestuário e acessórios e veículos automotores. São atividades que têm bastante influência pelo desempenho do mercado interno", diz o Observatório Fiesc. 

"Nos últimos meses de 2020 e no início de 2021 vêm demonstrando melhora na produção. O setor de metalurgia, que fornece para outros segmentos industriais, é outro que apresentou uma sequência de quedas na produção ao longo de 2020, mas a partir de novembro vem registrando variações positivas", ressalta.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp