08/03/2021 às 16h55min - Atualizada em 09/03/2021 às 09h13min

Alfabetização e letramento online é desafio na pandemia

No Colégio Brasil Canadá, novo formato é momento de aprendizado para professores e alunos

SALA DA NOTÍCIA Communica Brasil
brasilcananda.com.br
divulgação
Com a pandemia da Covid-19, um dos maiores desafios enfrentados por gestores, professores e famílias é o ensino à distância, especialmente para crianças em fase de alfabetização. “Com o conteúdo escolar sendo oferecido pela internet, novos caminhos estão sendo percorridos”, diz Bruna Elias, Diretora Pedagógica do Colégio Brasil Canadá.

Segundo ela, as aulas online são uma novidade na vida de alguns alunos, principalmente dos mais novos. “Nunca pensamos em trabalhar com alfabetização apenas nesse formato, mas foi um momento de bastante aprendizagem para todos. Ainda acreditamos que o contato fisico traz mais benefícios para o trabalho com a alfabetização: o fato de observar o traçado, olhar nos olhos da criança, mediar cada hipótese faz bastante diferença no processo. Mas não há como negar que, mesmo à distância, desenvolvemos algumas estratégias que também contemplaram o trabalho com alfabetização, e muitas delas foram satisfatórias em alguns casos”.

Para Bruna, a tranquilidade e a busca por capacitação e formação especificas na área, garantem mais credibilidade ao processo de aprendizado online, que é uma novidade tanto para as crianças, como para os professores. Ela alerta que é natural as crianças terem algum tipo de dificuldade de escrita por conta de aulas somente virtuais, mas que isso poderá ser resolvido com o retorno das aulas presenciais. “Se esse processo acontecer somente virtualmente, sem dúvida terão pontos a serem ajustados e trabalhados quando retornarem ao ensino presencial”.

A diretora pedagógica também ressalta que os pais podem ser aliados nesse momento. “Os pais podem ser aliados nessa e em todas as fases da vida escolar de uma criança. A parceria com as famílias é a chave para o sucesso do desenvolvimento global do aluno”.
 
Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp