08/03/2021 às 13h26min - Atualizada em 09/03/2021 às 07h57min

Plataforma lança documentário sobre a voz das mulheres nos quadrinhos nacionais

O episódio, divulgado no sábado (6/3), faz parte de uma série documental lançada em janeiro. Ele é apresentado por Aline Diniz e Patricia Gomes e conta com a participação de mais de 20 mulheres, como Marina Takeda e Sousa, Adriana Melo, Helô D’Angelo, Germana Viana e Ju Loyola

DINO
https://www.socialcomics.com.br/
Arte de divulgação de 'A Voz das Mulheres nos Quadrinhos Nacionais'


No último sábado (06/03), o segundo episódio da série documental A Importância do Quadrinho Nacional, produzida pelo Social Comics, foi lançado no YouTube, Instagram e Facebook da plataforma de HQs digitais. O tema do documentário, apresentado por Aline Diniz e Patricia Gomes, é a voz das mulheres na nona arte brasileira.

Mais de 20 mulheres, de diversas gerações e com trabalhos voltados para diferentes etapas de construção dos quadrinhos, assim como pesquisadoras e jornalistas, deram depoimentos para o documentário – todas direto das próprias casas, em respeito aos protocolos de saúde e segurança relacionados à pandemia da Covid-19.

Entre elas, estão Marina Takeda e Sousa, Adriana Melo, Sonia Luyten, Germana Viana, Natália Bridi, Marina Shoji, Lilian Mitsunaga, Helô D’Angelo, Gabriela Güllich, Marília Marz, Ju Loyola, Petra Leão, Thaís Carmo, Diana Salu, Marcela Godoy e Gabriela Franco. O roteiro é de Brendda Maria, enquanto as ilustrações e direção de arte são de Bennê de Oliveira.

O episódio fala sobre o trabalho das pioneiras nas HQs brasileiras, o surgimento de coletivos e eventos criados para reforçar a presença das mulheres, jornalismo e política em quadrinhos, mangás, pluralidade de gêneros, descentralização de narrativas e muito mais.

O Social Comics conta com diversos títulos de mulheres quadrinistas. Remy (Julia Bax), Beladona (Ana Recalde), Holy Avenger (Érica Awano) e os três primeiros capítulos de O Verão do Papa-Angu (Germana Viana) são alguns exemplos. A partir do Dia Internacional da Mulher (8/3), os quadrinhos clássicos da Magali – uma das mais conhecidas personagens femininas da história da nona arte nacional – passarão a ser publicados na plataforma, desde o primeiro. Outras duas HQs que entram na mesma data são Quando Você Foi Embora (Ana Cardoso) e Aconteceu Comigo (Laura Athayde).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp