30/11/2022 às 09h51min - Atualizada em 01/12/2022 às 00h02min

Queijos de búfala, ricos em vitaminas e minerais, são ideais para uma alimentação saudável.

Com características especiais 7% de todo leite consumido no mundo é de búfala

SALA DA NOTÍCIA Patrícia Prado
Divulgação
O leite de búfala possui características especiais e é a matéria prima ideal para a elaboração de diversos tipos de queijos, em particular, a tradicional mozzarella de búfala, um tipo de queijo fresco, de massa filada, originário da Itália, no século XVI, produzida exclusivamente com este tipo de leite, o que lhe confere sabor, aroma e textura inigualáveis. É moldado em diversos formatos tais como: bolas, nozinhos, tranças ou barras, sendo embaladas em soro ou não, e consumidas como entrada, aperitivo ou componentes na elaboração de diversos pratos.

Aos poucos começam a aparecer no mercado para venda outros alimentos à base deste produto além da muçarela como a burrata, queijo coalho, queijo de minas fresco, o creme de leite, manteiga, ricota, cottage, requeijão, parmesão e delicioso doce de leite.

Atualmente cerca de 7% de todo o leite consumido no mundo é de búfala, que possui características peculiares que o diferenciam do de vaca quando o assunto é a qualidade e os benefícios que proporcionam à saúde. Uma búfala é mais resistente a doenças e, por ingerir menos medicamentos, acaba produzindo um leite muito mais saudável e sem toxinas, ideal para a produção de diversos produtos.

Uma das comprovações mais favoráveis é a indicação do dobro da quantidade de CLA (Ácido Linoléico Conjugado), encontrada na gordura do bubalino, uma substância anticancerígena que atua também sobre os efeitos secundários da obesidade, da arteriosclerose e da diabetes.

O leite bubalino é fonte de potássio, fósforo, ferro, cobre e zinco. Por conter uma grande variedade de minerais, ele ajuda a fortalecer a imunidade, o sistema digestivo, os músculos e ossos. Outro ponto positivo é que ele apresenta uma quantidade de sódio bem reduzida e menos índices de colesterol.


Outras importantes propriedades são a Vitamina A pura - que deixa o produto branquinho - melhor absorvida pelo organismo, além de apresentar melhores índices nutritivos de proteínas, vitamina D, B2 e minerais quando comparado ao leite de vaca. Vitaminas essas que cumprem ação antioxidante e são ótimas para fortalecer o sistema imunológico. Elas combatem a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e melhorando, consequentemente, a saúde da pele, dos cabelos e olhos.

O leite proveniente de búfalas A2A2 é obtido a partir de animais capazes de produzir apenas a beta-caseína A2, uma das proteínas do leite. Esse leite não desencadeia reações inflamatórias no organismo. Sendo assim, passa a ser uma alternativa de melhor digestão aos que sentem algum desconforto abdominal ao ingerir leite de vaca.

A Associação Brasileira de Criadores de Búfalo - ABCB criou o Selo de Pureza 100% Búfalo para certificar os laticínios, visando a orientação e proteção ao consumidor, pois os produtos são alvos constantes de falsificação.

Além disso, há outras curiosidades sobre o leite de vaca e leite de búfala:
 
Componentes Leite de Búfala Leite de Vaca
Proteínas 4% 3,5%
Lipídios 8% 3,5%
Lactose 4,9% 4,7%
Água 82% 87,8%
Colesterol Total 214mg 319mg
Cálcio 1,88% 1,3%
Ferro 61ppm 37ppm

LATICÍNIOS ASSOCIADOS COM SELO DE PUREZA DE ORIGEM CERTIFICADA:
. Bom Destino – Laticínio Bom Destino (MG)
. Família Rossato – Laticínio Rossato (SP)
. Búfalo Dourado – Laticínio Búfalo Dourado (SP)
. Montezuma – Laticínio Montezuma (SP)
. Laguna – Laticínio Laguna (CE)
. Karanã – Laticínio Karanã (PA)
. Bufalíssima – Laticínio Natal – (BA)
. Oro Bianco – Laticínio Oro Bianco (SP)
. Estância Jaborandi – Laticínio Jaborandi (SP)
. Di Búfalo – Laticínio Tapuio Agropecuária (RN)
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp