27/02/2021 às 00h00min - Atualizada em 27/02/2021 às 00h00min

Prefeitos de São José, Biguaçu e Palhoça definem novas medidas contra a Covid-19

Da Redação
Divulgação
A alta dos casos de Covid-19 na Grande Florianópolis vem preocupando o poder público. E, para tentar evitar um colapso no sistema de saúde, os prefeitos de São José, Biguaçu e Palhoça definiram novas medidas restritivas para combater o avanço do Coronavírus na região. Na última quinta-feira (25), o prefeito Orvino Coelho de Ávila esteve reunido com o prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva, e o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, para discutir a elaboração de um decreto conjunto que prevê ações restritivas por sete dias, valendo desde esta última sexta.

Ficou estabelecido que:

- Após às 22h, os serviços não essenciais ficam proibidos

- Para os restaurantes fica permitido o atendimento de clientes somente para retirada em balcão e serviço de drive-thru até as 23h59min

- Demais deliberações, seguem decretos do Governo do Estado de Santa Catarina.

Os prefeitos também solicitaram ao Estado a adoção de medidas mais restritivas durante os finais de semana, já que a gestão dos leitos de UTI é feita pelo Executivo estadual.

Antes do encontro com os prefeitos, Orvino, juntamente com o vice-prefeito Michel Schlemper, e a secretária de Saúde, Sinara Simioni, se reuniram com a equipe técnica de Saúde para fazer uma análise do cenário da pandemia em São José, das possibilidades de restrição e quais ações seriam mais eficazes neste momento.

Na ocasião, o prefeito afirmou que tem ouvido a equipe técnica que está na linha de frente do combate ao Coronavírus no dia a dia e que todas as decisões estão sendo tomadas com base em aspectos técnicos para salvar vidas. “Nossas equipes de Saúde estão unidas realizando o atendimento aos moradores na UPA, no CATI e nas Unidades Básicas de Saúde, trabalhando para proteger as pessoas”, destacou.

“Todas as medidas serão tomadas levando sempre em consideração os dados técnicos e de contaminação da população”, reforçou Sinara.

Enfrentamento da Covid-19 em São José

Desde março de 2020, a Prefeitura de São José mantém uma estrutura mobilizada para o atendimento de casos relacionados à Covid-19.

No Centro de Referência de Sintomáticos Respiratórios, que funciona na sede CATI, na Avenida Beira-Mar de São José, é feito o atendimento e testagem de pessoas com algum sintoma do coronavírus ou doença respiratória. O local funciona todos os dias, das 7h às 19h e já atendeu cerca de 30 mil pessoas desde o início da pandemia.

Os pacientes com sintomas, também podem ser atendidos na UPA 24 Horas Forquilhinha, que já realizou mais de 45 mil atendimentos até agora. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os testes rápidos estão sendo ofertados para pessoas que tiveram contato intradomiciliar com casos positivos para o novo Coronavírus.

Testagem

São José já realizou mais de 77 mil testes para a Covid-19 desde o início da pandemia, sendo mais de 52 mil testes do tipo PCR e mais de 25 mil testes rápidos. A testagem do tipo PCR para quem apresenta sintoma é feita no Centro Multiuso, todos os dias, das 8 às 17h.

Radar Covid

A atualização diária de indicadores como número de casos confirmados, casos recuperados, óbitos, percentual de letalidade, taxa de ocupação de leitos e UTI no município estão disponíveis no site Covid São José, onde a população poderá acompanhar diariamente o panorama da pandemia na cidade.

De acordo com o site, até esta quinta-feira (25), São José registrou 26.225 casos confirmados e 235 exames ainda aguardam resultados. Deste total, 29 pacientes estão internados em UTI, 1149 pessoas estão em monitoramento e foram confirmados 233 óbitos. A taxa de ocupação de UTI na região é de 98%.

Vacinação

Até esta quinta-feira (25), 8705 pessoas já haviam recebido a primeira dose da vacina em São José, entre profissionais da Saúde e idosos acima de 85 anos. A segunda dose do imunizante já foi aplicada em 3126 pessoas.
Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp