06/10/2020 às 08h23min - Atualizada em 10/10/2020 às 08h23min

'No olhar da Liíta': artista retrata Florianópolis em telas

Marcos Eduardo Carvalho
Divulgação
Liliane Vargas Pettesen, de 33 anos, é administradora de empresas, mas também tem outra grande paixão: as ilustrações. Nascida no Vale do Contestado, interior do estado, se mudou para Florianópolis ainda criança, aos 8 anos, e se apaixonou pela cidade.

Há um ano e meio, Liliane optou por começar a desenhar de forma mais regular, após ter um pico de estresse. Era uma terapia. E, assim, criou também uma personagem, a Liíta, que deu origem à página ‘Olhar da Liíta’, no Instragram.

Lá, a artista coloca seus desenhos, que também são comercializados. Em sua grande maioria, o os trabalhos retratam áreas turísticas e os pontos mais conhecidos da capital catarinense.

“A vida inteira sempre fiz ilustração, de coisas aleatórias, mas não é minha profissão, eu sou administradora de empresa. Há um ano e meio, eu tive um pico de stress e resolvi desenhar, baixei um aplicativo e a primeira ilustração que fiz foi a minha personagem. Na época não tinha nome. Demorei algumas semanas até chamar ela de Liíta”, conta.

“Depois que escolhi o nome, decidi criar a pagina pensando na representatividade que este tipo de ilustração poderia ter. Eu não conheço nenhum artista em Florianópolis que entrega o meu tipo de trabalho. Além das ilustrações, trago conteúdo. São ilustrações leves e alegres que contam a história, a cultura, curiosidades e também dão dicas da cidade no olhar de uma pré-adolescente”, disse Liliane ao Manezinho News, ressaltando que os temas são atemporais.

O trabalho é feito tanto em formato digital quanto em tela, mas com o mesmo traço que está na rede social. As encomendas podem ser feitas também pelo email [email protected].
“O intuito da página é colaborar com a cidade, pois acredito que a ilustração agregada ao conteúdo que disponibilizo traz sensação de pertencimento a quem acompanha a personagem”, disse a artista, que trabalha com tela e tinta acrílica.

Atualmente, está montando nove telas para futuras exposições, que vão falar da natureza e cultura da ilha. “Devido à pandemia eu não tenho nenhuma marcada, estou evitando”, disse.

Porém, depois que as nove telas ficarem prontas, se ainda estivermos na pandemia ela vai fazer a exposição online.
No ano passado, Liliane fez duas exposições, uma em parceria com a loja Souvenir, dentro da própria loja, com ilustrações impressas, e outra na festa de Santo Antonio no bairro com mesmo nome.

A artista conta ainda que criou um cronograma onde faz postagens a cada dois dias. “O conteúdo é criado no meu ‘horário de lazer’, faço normalmente após chegar do trabalho ou finais de semana.  Estudo muito sobre as datas comemorativas, faço visita in loco e também leio muito jornal daqui, que me dá suporte para embasar o conteúdo”, afirmou.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp