20/02/2021 às 00h00min - Atualizada em 20/02/2021 às 00h00min

​Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo: é importante buscar por ajuda

Da Redação
Leonardo Sousa / PMF
Neste sábado, 20 de fevereiro, é comemorado o Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo. A data é uma reflexão sobre a procura por tratamento a dependências. Em Florianópolis, a Secretaria de Saúde, oferece serviços especializados chamados de Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Droga (CAPS AD). 

Os CAPS AD estão localizados na Ilha e no Continente. Nestes locais é feita avaliação individual de cada usuário com intenção de proporcionar um tratamento humanizado e adequado. 

Em meio à pandemia as equipes têm feito consultas online, mas se avaliada necessidade também podem ser feitas de forma presencial. As equipes multiprofissionais que compõem estes serviços contam com assistente social, enfermeiro, farmacêutico, médico clínico, psicólogo, psiquiatra, técnico administrativo e técnico de enfermagem. Com estas equipes são ofertados atendimentos individuais, grupos e oficinas terapêuticas.  

“A busca por ajuda é fundamental para que o paciente possa encontrar autonomia, livre-se da dependência, qualquer que seja ela. Incentivamos que seja buscado ajuda sempre que preciso”, comenta a Psiquiatra Marcia Rodrigues Chefe do Departamento de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde.

Apesar do estigma social em volta da dependência química, o alcoolismo é uma doença crônica, mas que possui tratamento. Os aspectos comportamentais e socioeconômicos de consumo compulsivo de álcool e/ou outras substâncias atrapalham a vida pessoal dos indivíduos, trazendo à tona a necessidade de tratamento. 

Para o acolhimento em um dos serviços a população deve procurar a equipe dos Centros de Saúde que poderá fazer uma primeira avaliação e realizar encaminhamentos até os CAPS AD, ou para outros tratamentos necessários. Todos os contatos das equipes estão disponíveis no link: https://sus.floripa.br/contatoscs/.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp