18/02/2021 às 00h00min - Atualizada em 18/02/2021 às 00h00min

​Com pandemia em alta, escolas estaduais de SC retomam as aulas nesta quinta-feira

Marcos Eduardo Carvalho
Julio Cavalheiro/Secom
Com o aumento dos casos de Covid-19 e com o colapso do sistema de saúde na região oeste, as escolas estaduais de Santa Catarina iniciam o ano letivo de forma presencial nesta quinta-feira com o desafio de seguir os protocolos de segurança sanitária e evitar que a movimentação de pessoas aumente ainda mais os casos da doença, que já matou mais de 6.700 pessoas no estado.

Em meio ao clima de incertezas, as aulas, no entanto, não serão todas presenciais. Os pais podem optar pelo sistema 100% presencial, misto ou 100% online – neste último caso, principalmente as crianças que possuem algum tipo de comorbidade.

Segundo o governo estadual, foram comprados pacotes de dados de acesso à internet que podem chegar a R$ 900 mil mensais, beneficiando 550 mil alunos. O estado também já gastou mais de R$ 8 milhões desde o ano passado na compra de EPI (Equipamentos de Proteção Individual).

A dona de casa Micheline Dias Aguiar, de Palhoça, é uma das mães que optou por manter o filho estudando em casa. O pequeno Gabriel ainda não vai às aulas presenciais. “A fase mais difícil, que, na minha opinião, é a alfabetização, já foi comigo em casa. Agora acredito que será mais tranquilo no segundo ano. Ele vai estudar em casa”, afirma a mãe. O menino está no segundo ano do ensino fundamental e sofre com bronquite asmática.

Já Ana Paula Espíndola, mãe de Pedro (9° ano) e Emanuel (3° ano), de Biguaçu, optou pela volta dos filhos às aulas presenciais. “Em 2020, ficamos muito apreensivos e, agora em 2021, decidimos que o medo não vai nos vencer. Optamos por tocar a nossa vida, tomando todos os cuidados. A vida precisa voltar ao normal e a gente precisa da escola”, explica.

“Eles sentem muita falta disso aqui, da escola, da sala de aula, do contato com os amigos. Estou muito feliz que eles poderão retornar à escola”, disse Ana Paula, ressaltando as dificuldades que os filhos tiveram em acompanhar as aulas on-line no ano passado.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp