22/09/2022 às 14h10min - Atualizada em 23/09/2022 às 00h01min

Atos é parceira da Agência Espacial Europeia nas melhorias do foguete Vega-C

A companhia contribui para o programa espacial fornecendo equipamentos e tecnologia de teste

SALA DA NOTÍCIA Redação

A Atos, líder global em transformação digital, anuncia que está apoiando a Agência Espacial Europeia (ESA) em suas melhorias planejadas para o Vega-C, o novo foguete de corpo único, cujo lançamento inaugural ocorreu em 13 de julho de 2022. A Atos contribui para este programa fornecendo equipamentos de teste essenciais para o lançador principal e também equipamentos de teste para a espaçonave reutilizável “Space Rider” que será lançada do Vega-C. Isso amplia a versatilidade e as capacidades de transporte espacial deste novo sistema de lançamento europeu.

O Vega-C é um foguete de nova geração mais potente e flexível que seus antecessores e com maior capacidade para transportar satélites e nanossatélites. Um incentivo à competitividade global da Europa, permitindo missões espaciais essenciais que vão ao encontro das necessidades das instituições e da indústria locais.

A Atos faz parte da equipe que desenvolve uma instalação de teste para o foguete Vega-C no quadro das Atividades de Melhoria da Competitividade do lançador. A equipe de especialistas espaciais da Atos com sede na República Tcheca fornece um sistema chamado "Vega Navigation Ground Support Equipment", projetado especificamente para testar a nova Unidade de Referência Inercial do lançador. Além disso, os especialistas da Atos alocados na Romênia estão contribuindo para a espaçonave “Space Rider”, que será lançada de cima do Vega-C e que será colocada em órbita por cerca de 2 meses antes de voltar à Terra. Este laboratório robótico sem tripulação será o primeiro sistema de transporte espacial reutilizável da Europa.

Mais especificamente, a equipe da Atos está implementando o Equipamento Elétrico de Apoio ao Solo que suporta a integração e validação de vários subsistemas do “Space Rider”. Este equipamento inclui um Sistema de Checkout Central, Equipamento de Checkout Especial para Energia, Radiofrequência, Telemetria e Telecomandos, uma Ferramenta de Validação Umbilical, um Simulador Solar Array, bem como muitos outros simuladores para vários outros subsistemas.

“Estamos orgulhosos de oferecer a melhor tecnologia da categoria – incluindo testes de satélite, monitoramento de satélite e análise de dados espaciais – para uma ampla gama de missões espaciais para clientes europeus, nacionais, de defesa e comerciais. É com grande emoção que assistimos ao lançamento inaugural do Vega-C, que é um programa ambicioso e um exemplo muito bom de cooperação europeia bem-sucedida no espaço!”, afirma Bruno Milard, VP, Chefe da Unidade de Negócios Aeroespacial e Eletrônicos de Defesa da Atos.

A Romênia é um dos principais contribuintes para o programa Vega-C. Especialistas romenos de várias organizações realizaram testes aerodinâmicos e acústicos, verificações e validações do sistema de navegação Vega-C, bem como a integração e validação de sistemas para a espaçonave Space Rider voando com Vega-C. A Atos na Romênia é um centro de competência chave para as soluções globais da Atos para o espaço. As equipes locais têm ampla experiência nas áreas de equipamentos elétricos de suporte terrestre, sistemas de controle de missão, estações terrestres e gerenciamento de identidade federada.

Os especialistas da Atos já contribuíram para várias outras missões significativas da ESA e não ESA, como Euclid, Juice, Proba-3, MetOp SG, Plato, Sentinel 5 & 6 e OneWeb.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp