20/09/2022 às 11h57min - Atualizada em 21/09/2022 às 00h01min

Como aumentar o poder de concentração

Segundo psicóloga do São Cristóvão, não há idade limite para treinar o foco pessoal, mas é preciso esforço

SALA DA NOTÍCIA Fernanda Martinelli
Cada vez mais, estímulos externos são responsáveis por desviar o foco das pessoas, mesmo quando o intuito é ter atenção: televisão ligada, aplicativos e mensagens subindo e descendo nas telas de computadores e dispositivos, pessoas falando no mesmo ambiente, ruídos e sons são apenas alguns dos muitos fatores que distraem um indivíduo. Seja em home-office ou no escritório, a concentração pode surgir e desaparecer num estalar de dedos.

Não há idade nem limites para treinar a capacidade da mente em manter o foco, de acordo com Psicóloga do Centro de Atenção Integral à Saúde - C.A.I.S., do Grupo São Cristóvão Saúde, Aline Melo. “Podemos pensar em concentração como a possibilidade de o indivíduo manter sua atenção de forma voluntária em um determinado objetivo, sem permitir que estímulos externos o desviem desse foco”, comenta. 

“Seja pelo som de uma notificação ou por uma nova conversa que surgiu no visor do celular, nossas mentes sempre se conectam à possibilidade de dar uma pausa nos objetivos para dedicar um pouco de atenção a essas redes. O problema é que retomar o foco, após dez minutos navegando em aplicativos, é muito mais difícil e exige maior esforço, o que nos leva a perder mais tempo na finalização de nossas tarefas”, exemplifica a especialista. No ambiente profissional, que envolve regras, metas e objetivos próprios, esse cenário pode causar ainda mais impacto. 

De acordo com Aline Melo, para lidar com esses pontos, algumas estratégias podem ser adotadas: 

• Estabeleça para si mesmo um tempo para dedicar-se a determinada tarefa. Nesse período, silencie o celular; 
• Fones de ouvido podem ajudar a reduzir os barulhos externos; 
• Organizar seu ambiente de trabalho é sempre positivo; afinal, muita bagunça em sua mesa pode levar seus pensamentos para outros lugares e te distrair; 
• Esteja alimentado e confortável para a excussão de seus objetivos; 
• Recompensas são bem aceitas por nosso cérebro; assim, direcionar um período para a conclusão das tarefas e depois bonificar-se, seja com uma pausa para café ou olhadinha no celular, podem ajudar;
• Leia um livro ou assista a um filme e depois pratique contar a história a alguém – é um exercício que estimula não apenas a memória, mas a concentração;
• No tempo livre, invista em jogos capazes de estimular o raciocínio, como jogos de tabuleiro, caça-palavras, jogo da memória, quebra-cabeças, sudoku ou jogo das diferenças. 

Além disso, a psicóloga do São Cristóvão Saúde ressalta que a boa e velha lista de atividades segue positiva para direcionar a mente aos afazeres diários e semanais. “Um plano mental deve ser traçado com estratégias, horários e prazos, fazendo um checklist do que você já conseguiu resolver”, sugere. Assim, além da sensação positiva ao eliminar uma tarefa da lista, esse hábito possibilita uma visualização apurada dos tópicos restantes.
Manter bons hábitos de sono e uma boa alimentação, somadas à hidratação do corpo, são complementos para estimular o trabalho da mente. A meditação e atividades físicas, além de proporcionarem bem-estar físico e mental, estimulam o poder do foco. 

Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde
Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde possui 10 Unidades de Negócio, que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica) e Filantropia. Referência em saúde, na cidade de São Paulo, a Instituição completou 110 anos em dezembro de 2021. O Grupo promove uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o complexo hospitalar conta com 309 leitos, além de oito Centros Ambulatoriais, que realizam milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 160 mil vidas do Plano de Saúde e 18 mil vidas do Plano Odontológico.  
 O Grupo São Cristóvão Saúde tem como Presidente/ CEO o Engº Valdir Pereira Ventura, responsável pelas Unidades de Negócio e, desde 2007, atuando à frente das decisões Institucionais. 
 
 Informações para a imprensa: PR Consulting Americas 
Fernanda Martinelli- [email protected] - 11 9 1015-5876
Gabriela Gomes - [email protected] - 11 91015-5379
Mayara Colucci – [email protected] – 11 91015-3994 
Anthony Dovkants - [email protected] - 11 9 9686-8060

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp