19/09/2022 às 11h08min - Atualizada em 19/09/2022 às 12h01min

Setembro Amarelo: Certsys aponta maneiras de promover a saúde mental em organizações de tecnologia

Setembro Amarelo: Certsys aponta maneiras de promover a saúde mental em organizações de tecnologia

SALA DA NOTÍCIA Welton Ramos
O Setembro Amarelo é uma das mais importante campanhas de saúde e conscientização promovidas na atualidade. A proposta de prevenção ao suicídio já engaja milhares de pessoas desde 2014 e tem se inserido, cada vez mais, nos âmbitos empresariais mais diversos. É por isso que a Certsys, empresa de consultoria em tecnologia com mais de 15 anos atuação no mercado, visa promover ações envolvendo a data para seus colaboradores e compartilha algumas maneiras de promover a saúde mental com o público, sobretudo considerando empresas voltadas à tecnologia.

Setembro foi escolhido o mês de prevenção ao suicídio pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), já que o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Azos, seguradora, apontam que o número de pessoas que tiraram suas próprias vidas foi de 9,7 mil em 2014 para 12,4 mil em 2019. Além disso, 96,8% dos casos estão ligados a transtornos mentais tratáveis. O transtorno que mais gera a perda de vidas é a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias.

Quando os números em dados ligados às profissões são observados, nota-se que os operadores de telemarketing são os que mais sofrem, com 4,2% de suicídios registrados no período analisado. Na área de tecnologia da informação (TI), os programadores possuem um número de casos 2,4 vezes maior do que a média nacional. “É importante notar que existem profissões que exigem muito de seus profissionais, e é dever das organizações estarem atentas a isso, combatendo os focos de perda de saúde mental, a fim de preservar a vida e promover bem-estar para seu colaborador”, comenta Heloísa Ramos, Chief Human Resources Officer da Certsys.

“É possível notar se um colaborador precisa de auxílio simplesmente observando e se preocupando com o seu time. O desempenho ruim será um reflexo importante de uma situação complicada pela qual essa pessoa esteja passando. A falta de concentração, cansaço excessivo, irritabilidade e até reclamações de insônia devem ser alertas aos gestores. Além disso, inseguranças, casos de bullying e questões financeiras complexas também podem ser notadas no ambiente corporativo, e elas levam pessoas a estados mentais que podem causar o suicídio”, explica Heloísa.

A depressão é a doença mais incapacitante do mundo, mas a sobrecarga de trabalho, como os casos da Síndrome de Burnout se destacam cada vez mais. “Muitos quadros complexos se intensificaram com a pandemia, e isso não deve ser deixado de lado. Algumas pessoas ainda não se sentem seguras, têm dificuldades de estar em grupos grandes de pessoas, sofreram perdas. É papel das organizações serem solidárias a esses casos e oferecer ambientes melhores para os colaboradores”, complementa Stiverson Palma, CEO e sócio fundador da Certsys.

Diante do exposto, a Certsys vem realizando atividades internas e externas ligadas ao Setembro Amarelo, como duas palestras internas voltadas a seus colaboradores, falando sobre o tema de saúde mental e promovendo um ambiente seguro ao diálogo e à busca por ajuda; e com uma live aberta ao público discutindo o tema, que irá ao ar no final do mês (23/9) no LinkedIn da Certsys. A empresa também oferece uma sala de descompressão aos funcionários, para que eles possam relaxar em momentos de tensão e promove o Viva Psicologia, uma ação interna que é parte do plano de saúde da empresa e que incentiva a busca com diferentes tipos de terapia com profissionais de saúde mental. Além disso, a empresa enumerou algumas ações que todas as organizações podem começar para promover saúde mental para seus colaboradores, conscientizá-los sobre o Setembro Amarelo e oferecer ajuda a quem precisa:
  • Produza e divulgue materiais informativos e palestras: vídeos, textos, avisos pela empresa e a realização de palestras ou encontros presenciais ou online são formas simples de trazer conhecimento de especialistas para a empresa e apresentar ajuda a quem pode nem saber que precisa. Além disso, o diálogo ajuda a quebrar antigos tabus envolvendo o tema;
  • Realize atividades que visam melhorar a saúde mental dentro da empresa: é muito comum as empresas organizarem atividades voltadas a melhoria de postura, campanhas de vacinação entre outras atividades que promovem a saúde. Campanhas que ensinam técnicas de meditação e mindfullness, por exemplo, podem ser adicionadas às atividades, focando especificamente a saúde mental e bem-estar. Aqui também entram espaços como salas de descompressão para os colaboradores. Essa é uma forma de criar ambientes mais relaxantes;
  • Promova atividades em grupo: a vida social é muito importante. Momentos de integração e lazer, que criam ambientes sociais saudáveis ajudam. Promover confraternizações da empresa é um passo importante para que os colaboradores se sintam bem. Aqui entram atividades como happy hour com a equipe e outras ações de cunho social;
  • Indique os canais de ajuda adequados: se um colaborador parece estar com problemas, a empresa pode indicar a ele os canais adequados para a busca por ajuda. Essa é a dica mais importante, dado que são os profissionais de saúde o grupo mais adequado para realmente ajudar quem está precisando de ajuda. Indicar que um colaborador busque ajuda médica é essencial, e também há canais com os quais ele pode entrar em contato a fim de ter um auxílio mais imediato, como o Centro de Valorização da Vida, que atende quem precisa de ajuda via site, chat e pelo telefone 188. Também vale ter claras ações de tratamento psicológico inclusas nos planos de saúde dos colaboradores.
 
Sobre a Certsys
A transformação digital deve ser contínua e baseada em pessoas para gerar resultados efetivos aos negócios. Essa é a premissa da Certsys, que há 15 anos atua como consultora e parceira de estratégia de negócios digitais de grandes empresas dos setores financeiro, governamental, securitário, varejista, industrial, entre outros. Para apoiar na evolução dos negócios das companhias, oferece um portfólio com soluções de parceiros internacionais, além de criações customizadas desenvolvidas por seu laboratório de inovação nas áreas de Hyperautomation, Data & Analytics, Cloud & Platform, Data Protection & Compliance, Digital Products & Squads e FP&S – Financial Products & Services. A Certsys atualmente emprega mais de 550 profissionais.  
Para saber mais visite: 
Site:www.certsys.com.br
Facebook:www.facebook.com.br/certsys
LinkedIn: www.linkedIN.com/company/certsystecnologia
Instagram: https://www.instagram.com/certsys
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp