19/09/2022 às 10h36min - Atualizada em 19/09/2022 às 12h00min

Do presencial ao phygital: veja o que mudou no setor de organização de eventos

Docente do Senac EAD destaca o aumento na demanda pelos serviços e as oportunidades oferecidas pelo mercado

SALA DA NOTÍCIA Aline de Oliveira Silva
Senac EAD
Pixabay
A projeção de crescimento para a área de eventos acompanha os índices positivos do setor de turismo, em 2022. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o segmento obteve crescimento de 2,2% no primeiro semestre. A tendência é que os números continuem subindo, em razão da demanda reprimida nos últimos dois anos.

Vanessa Althoff Guilhon é docente do curso de Organização de Eventos do Senac EAD e destaca que entre as mudanças efetivadas, a mais importante foi o entendimento que um evento pode, e muitas vezes deve, ser físico e virtual.

“Esse formato é chamado de phygital, por possibilitar que as palestras e entrevistas sejam acompanhadas em diferentes canais pelos participantes. Ou seja, o usuário pode conferir uma palestra pelo celular enquanto está em outro auditório, em casa ou a caminho do evento”, esclarece.

A título de informação, phygital é uma palavra de origem inglesa criada a partir da união de dois termos, físico e digital. Desse modo, tem o objetivo de explicar a integração dos dois cenários e como o trabalho conjunto pode aumentar o engajamento dos consumidores e clientes, ao oferecer soluções físicas e digitais, integradas de ponta a ponta.

Quais as mudanças mais significativas?

A especialista do Senac EAD relembra que o período inicial da pandemia foi particularmente difícil para o setor de eventos e exigiu de profissionais e empresas, alto índice de criatividade e resiliência. “Um exemplo prático foi a adoção dos encontros remotos. O mercado investiu em eventos virtuais e lives com alta eficiência tecnológica, enquanto aguardava o retorno da flexibilização e dos encontros presenciais”, pontua.

A docente destaca ainda que à medida que as restrições de contato social foram reduzidas, o setor de eventos reagiu e na atualidade, o cenário apresenta um mercado superaquecido e com fortes indicadores de fortalecimento e crescimento.

Vanessa acrescenta que existe uma demanda represada muito alta para eventos de todos os tamanhos e naturezas, o que torna a qualificação essencial para quem deseja iniciar no negócio de eventos ou se aperfeiçoar. Portanto, para alcançar sucesso é importante ter ‘jogo de cintura’ e profissionalismo, pontua a educadora.

“Realizar um evento envolve muitas etapas que exigem grande dedicação e comprometimento. Mas é importante entender que problemas vão surgir, independente da preparação e cuidado com a organização. Por isso, o profissional precisa ser capaz de encontrar soluções e resolver situações delicadas, sem deixar em segundo plano, o atendimento de qualidade”, recomenda.

Qualificação profissional no ambiente EAD

Em Curitiba (PR), Julio Cezar Fernandes da Silveira, 42 anos, concluiu o curso de Organização de Eventos do Senac EAD e destaca que a estrutura pedagógica e administrativa da instituição foram decisivas para que optasse por um curso à distância.

“Na minha avaliação, as condições de aprendizagem na modalidade EAD têm a mesma qualidade do modelo presencial. Além disso, pude escolher os melhores horários para estudar, enquanto se estivesse no presencial teria que me condicionar ao horário estabelecido, estando bem ou não”, argumenta o ex-aluno que tem formação em Educação Física e Direito.

Questionado sobre o cenário de eventos no estado onde mora, Júlio Cezar revela que, a exemplo de outras regiões do país, o mercado paranaense está em franca expansão e com boas oportunidades de trabalho. “A condição atual do segmento é de crescimento constante e propostas de atuação interessantes, em termos de criatividade e inovação”.

O profissional acrescenta que a conclusão do curso no Senac EAD despertou o interesse de continuar a jornada de capacitação profissional e atualmente está participando de duas qualificações no segmento. “Terminei o curso do Senac e outro de Cerimonial e Protocolo, do Senado Federal. Atualmente, faço dois treinamentos, um na área de organização de eventos e outro para formação como cerimonialista”, finaliza.

Dicas para empreender no setor de eventos

A docente do Senac EAD conta que existem vários caminhos para conquistar novos clientes e reforça a importância de conhecer o mercado e suas dinâmicas. Para auxiliar quem deseja impulsionar as oportunidades, a especialista compartilha algumas dicas:

- Construa um bom relacionamento com seus fornecedores. O sucesso do evento depende da entrega deles, que além de tudo, podem indicar sua empresa para potenciais clientes;

- Conheça e seja conhecido por agências, hotéis e locais onde os eventos são realizados. Faça visitas, troque experiências e construa relacionamentos profissionais duradouros;

- Em alguns casos, ter uma rede social com foco em conteúdo profissional pode ser muito bem-vinda, já que funcionam como uma ferramenta de prospecção e divulgação do trabalho realizado;

- E por último, o melhor cartão de visita é um trabalho bem-feito e focado no atendimento de qualidade e profissional. Lembre-se durante um evento você conhecerá pessoas que podem se tornar seus clientes.

Para quem tem interesse em adquirir conhecimentos sobre a área, o Senac EAD está com inscrições abertas para o curso de Organizador de Eventos. Com 180 horas/aula, a qualificação desenvolve competências para planejamento e execução de diferentes tipos de evento.

Vale destacar que o certificado será concedido aos alunos que tiverem aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final. Por isso, aproveite a oportunidade e a promoção por tempo limitado. Quem se inscrever até 12 de outubro, terá 25% de desconto no valor total. Acesse o site do Senac EAD e confira os detalhes.

Sobre o Senac EAD 

Com mais de 75 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio. 

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 350 polos presenciais para avaliações. 

Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD. Há também um portfólio diversificado de cursos presenciais que pode ser conferido no portal da instituição.   
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp