15/09/2022 às 18h16min - Atualizada em 16/09/2022 às 00h01min

Expo ISP de Manaus revela oportunidades com satélites antes das promessas de Elon Musk

Sencinet mostra, em palestra, como provedores já podem trabalhar em toda a Região Norte oferecendo inclusive serviços de Cloud e SD-WAN

SALA DA NOTÍCIA Caíque Teixeira

Nesta quinta-feira é realizada no Centro de Convenções Manaus Plaza, a 5ª edição da EXPO ISP em Manaus. O evento reunirá os principais provedores de internet e operadoras regionais com objetivo de gerar novos negócios e fortalecer o networking entre todos os setores do mercado de telecomunicações. A programação terá como um dos principais destaques uma palestra relacionada ao uso de satélites como forma de acelerar a oferta de conexão de qualidade por toda a Região Norte.

O assunto ganhou notoriedade nos últimos meses graças à expectativa gerada em torno do projeto que envolve a Starlink, rede de satélites da SpaceX, do bilionário Elon Musk. Embora ainda em fase embrionária, a participação do executivo midiático aumentou a esperança de poder levar acesso à internet a lugares remotos da região Amazônica, antes mesmo da chegada de uma rede de fibra ótica a estas localidades.

Mas o que será demonstrado no EXPO ISP é que os ISPs da região não precisam depender dos humores e nem esperar pelas conveniências do empresário famoso para expandir as oportunidades de negócios vendendo serviços de Internet via satélite onde a rede de fibra não chega. A notícia será detalhada na palestra ministrada por Rafael Vera, que é diretor de vendas da integradora de soluções e serviços gerenciados, Sencinet.

O executivo apresentará as vantagens, por exemplo, da solução backhaul com satélite, que estabelece um link de comunicação para garantir a flexibilidade e escalabilidade de rede ao permitir aumento da largura de banda larga para novas aplicações e crescimento em locais remotos. Segundo ele, novas tecnologias como a “Spot beam”, facilitam ainda mais a consolidação dos satélites nesse tipo de uso. Isto porque este novo modelo de atuação permite que a potência do sinal do satélite seja direcionada para pontos específicos do país, ao contrário do modelo tradicional, no qual toda a potência do sinal é distribuída por uma larga cobertura, como um país inteiro ou um continente inteiro. A Sencinet oferece soluções baseadas em satélite com spot beam em banda Ka que garantem cobertura em 100% das regiões norte e centro-oeste.

“Com este sistema, os ISPs da região podem oferecer aos seus clientes inclusive produtos adicionais à conexão como a computação em nuvem e o SD-WAN”, diz.

Recentemente, a Sencinet venceu duas licitações neste sentido. Uma delas se refere ao Programa Educação Básica para Todos (MINEDU / 26), do Ministério da Educação do Peru. O outro é relativo à conexão entre a Sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Amazonas e suas unidades jurisdicionais do interior do Estado.

A palestra de Rafael Vera acontecerá às 10 horas e as inscrições podem ser feitas através deste link.

Sobre a Sencinet

A Sencinet é integradora de soluções e serviços gerenciados, que atua no mercado corporativo de médias e grandes empresas. E vem projetando e entregando soluções de comunicação, de missão crítica em toda a América Latina há décadas. Seu portfólio de produtos e serviços SD-WAN, Segurança, Nuvens Híbridas, Satélites e Redes foi projetado para resolver os desafios de conectividade e segurança das corporações. Estes quatro componentes permitem o design de soluções sob medida que ofereçam as melhores condições para viabilizar a digitalização das empresas, a evolução das redes corporativas e aplicações de Internet e nuvem, com os mais altos níveis de segurança. Para obter mais informações, visite o site da empresa. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp