11/02/2021 às 09h01min - Atualizada em 11/02/2021 às 10h06min

Carro elétrico: know-how de empresa alemã é referência no setor

Com 95 anos de experiência em segurança, companhia investe em testes de segurança e qualidade para crescimento do mercado

DINO
https://www.dekra.com
Testes com carros elétricos realizados na Alemanha garantem segurança e confiabilidade dos veículos


Os carros elétricos são uma realidade em muitos países e, no Brasil, já existe um crescimento significativo do setor em diversos serviços, tecnologias aplicadas e conhecimento, tudo para acompanhar essa significativa mudança da mobilidade urbana. O mercado de carros elétricos, em 2019, vendeu cerca de 2,1 milhões de veículos, o que corresponde a um aumento de 6% nos números mundiais, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE). No Brasil, houve um crescimento de 66,5% em 2020, mais de 19 mil unidades vendidas, o que superara a porcentagem de vendas do ano anterior.

Com foco na inovação e pensando no desenvolvimento do setor, a DEKRA, empresa líder mundial em segurança, já realiza há mais de 10 anos, na Alemanha, testes para carros elétricos e testes de colisões. Nas salas de testes para carros elétricos da DEKRA, a vistoria é cada vez menos mecânica, e mais especializada em softwares. A inspeção geral do veículo elétrico feita nas salas também contempla um adaptador de diagnóstico veicular com o objetivo de identificar falhas, por exemplo, nos sistemas de assistência eletrônica. Outra tecnologia aplicada pela DEKRA é o teste de colisão. Esse analisa as condições da colisão a fim de reduzir os impactos em um possível acidente. Para David Kreß, engenheiro do projeto DEKRA Crash Test Center, a aprovação dos veículos elétricos testados precisa atender aos mesmos padrões que os carros de motor a combustão em relação à segurança dos passageiros.

Grandes empresas como a Amazon já notaram o avanço no segmento e investiram no ramo e, em 2020, lançou seu primeiro táxi-robô totalmente elétrico e automatizado, que irá competir diretamente com a Uber e a Lyft por passageiros nas ruas dos Estados Unidos. O automóvel desenvolvido pela Zoox terá autonomia de até 16h de bateria, além de poder atingir uma velocidade média de 120km/h.

Outra grande empresa que tem investido no setor é a Mercado Livre (Argentina), maior portal de comércio eletrônico da América Latina, que pretende financiar a compra de veículos elétricos para entregadores no Brasil. A expansão ainda não tem data prevista para operar no país, mas a iniciativa é em prol do esforço global para a redução de emissões de carbono e, além disso, beneficiar entregadores, diminuindo seus custos a médio prazo. A previsão é que em 2030 as vendas de carros elétricos correspondam a 40% das vendas globais, devido à diminuição dos custos de baterias.

O Brasil tem avançado cada vez mais em tecnologias voltadas para o futuro da mobilidade urbana. Sempre à frente e com o compromisso ser a parceira global para um mundo mais seguro, a DEKRA, prestadora de serviços de segurança, possui conhecimento técnico, serviços e muita experiência para compartilhar no território nacional sobre o futuro dos carros elétricos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp