07/09/2022 às 01h32min - Atualizada em 10/09/2022 às 00h02min

Existe "labirintite” no cérebro?!

O neurologista Dr. Saulo Nader explica sobre

SALA DA NOTÍCIA Renata Sbrissa
https://neurologiaepsiquiatria.com.br/
Alexandre Bornotim
É fato que a tontura pode ter causas neurológicas, levando a doenças químicas ou orgânicas muito incômodas, que atrapalham a qualidade de vida das pessoas e ainda são pouco reconhecidas (muita gente sofre delas e não descobre).

O neurologista Dr. Saulo Nader ressalta que, se os neurotransmissores cerebrais (as substâncias químicas que produzidas pelo cérebro como serotonina) estiverem desalinhados, o paciente pode ter sintomas de “Labirintite”, infelizmente.

Segundo o especialista, que é conhecido como Doutor Tontura, as principais doenças químicas são: Cinetose (enjôo dentro de veículos), a Tontura Perceptual (ou Vertigem Fóbica), a Migrânea Vestibular (uma enxaqueca que gera vertigem), Vertigem Visual e a Desorientação Vestibular do Motorista.

“Já o AVC, a Esclerose múltipla, os tumores cerebrais ou meningites chamamos de doenças orgânicas, que quando atingem o cerebelo ( região que controla o equilíbrio e a coordenação no cérebro) geram a vertigem de origem central. A Vertigem, por exemplo, é um sintoma apelidada de “Labirintite”, é a sensação das coisas girando ou balançando, uma percepção anormal de movimento. E um alerta: sua “labirintite” pode não estar melhorando por algum probleminha ocorrendo dentro da sua cabeça e não nos labirintos. Procure um médico especializado”, finaliza Nader.

Sobre o médico:
Saulo Nardy Nader/ Neurologista – CRM-SP:146114 – RQE:48564
https://www.instagram.com/doutortontura/

É Médico Neurologista pela USP e membro do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein. Orador de sua turma de medicina, foi graduado Médico pela Famema (Faculdade de Medicina de Marília – Estadual de São Paulo), onde sempre se mostrou engajado em um entendimento mais profundo do Cérebro e da Mente. Dedicado e criativo, ama a Ciência e a Neurologia, promovendo atendimento médico humanizado e de excelência em Alphaville – SP (Barueri – SP).
É subespecializado em Tontura, Vertigem e Desequilíbrio (Distúrbios Vestibulares e do Equilíbrio) pela USP e realizou também Clerkship nessa desafiante sub-área da neurologia em Londres, no Queen’s Square Hospital of Neurology / Imperial College London. Também subespecializado em Hospitalismo Neurológico pela USP, foi chefe por anos do Departamento de Neurologia de dois grandes hospitais públicos de referência em São Paulo: Hospital Municipal do Campo Limpo e Hospital Geral de Pirajussara. Hoje chefia sua equipe em internações particulares no Hospital Israelita Albert Einstein.
Atuou no ensino aos médicos dentro da área de Tontura, ministrando aulas e discussões clínicas aos médicos residentes de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (HCFMUSP), além de ter contribuído com diversas palestras em

Congressos de Neurologia e publicações médicas científicas. Hoje é membro efetivo da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), na qual integra a coordenação do Departamento Clínico de Distúrbios Vestibulares e do Equilíbrio. Idealista, luta por mais informação aos médicos e à população sobre o amplo universo das doenças que levam à Tontura e Vertigem (equivocadamente conhecidas como Labirintite). Inovador, é co-criador do canal no YouTube NeurologiaePsiquiatria TV junto com a psiquiatra Maria Fernanda Caliani, portal elaborado para difundir o conhecimento médico de forma fácil e inteligível a todos. Acredita na boa Medicina como instrumento para atingir a saúde plena e o bem estar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp