09/09/2022 às 15h00min - Atualizada em 10/09/2022 às 00h01min

Hormonização e performance esportiva de atletas trans será discutido no 16º Congresso Internacional de Nutrição Funcional

Nutrição Esportiva

SALA DA NOTÍCIA José Maria Filho
JM Press
Divulgação
  

Os cuidados e como a Nutrição Esportiva Funcional pode auxiliar   atletas trans na performance esportiva e na hormonização será debatido em Mesa Redonda dia 17 de setembro com a médica endocrinologista  Dra. Juliana Gabriel e os nutricionistas, Dra. Cristiane Mazulli, Dra. Isis Gois, Dr. Brian Cordeiro, o XVI Congresso Internacional de Nutrição  Funcional acontece de 15 a 17 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, Em São Paulo

A hormonização é o nome atualmente utilizado para se referir ao tratamento hormonal da pessoa trans. O termo “tratamento” foi substituído apenas por hormonização para evitar a patologização desnecessária desse processo de readequação hormonal para a transição de gênero, explica a médica endocrinologista Dra. Juliana Gabriel, que abrirá a Mesa Redonda sobre o tema, quando serão abordadas as bases do processo de hormonização, como isso interfere na performance esportiva e se há paridade na competição em atletas profissionais. Além disso, também será abordado o quanto a alimentação pode auxiliar neste processo, independente da pessoa ser ou não atleta.
Estudos europeus mostram que cerca de 4% da população pode se identificar como gênero não binário e 1% da população como trans. Cada vez mais os profissionais de saúde vão receber esse público dentro dos seus locais de trabalho, seja no consultório seja no ambiente hospitalar, por isso é importante conhecer as especificidades e, mais do que isso, ter um olhar humanizado para as demandas desse público, no Brasil ainda não temos dados.
De acordo com a médica, “o objetivo da mesa redonda é a atualização científica: trazer informações aos profissionais da nutrição sobre o cuidado específico do público trans e mais especificamente, sobre o cuidado do atleta trans, pois esse é um tema ainda pouco abordado nos cursos de pós-graduação.”

Pessoas trans no esporte ganham destaque na mídia
De acordo com a Dra. Juliana, “Em relação a temática da pessoa trans no esporte, vem ganhando grande destaque na mídia após alguns incidentes com atletas trans e é importante que os profissionais de saúde tenham conhecimento para saber interpretar essas notícias sob a ótica científica. Além disso, cada vez mais veremos pessoas trans atletas e mesmo praticando esportes de forma amadora e a nutrição é uma ferramenta fundamental no suporte e prevenção de riscos associados ao atleta em tratamento hormonal.
Muitas pessoas trans usam o esporte (em especial as academias) para auxiliar no processo de transição física, seja para aumentar a massa muscular dos membros superiores (no caso dos homens trans) seja para reduzir cintura e aumentar a musculatura nos membros inferiores (no caso das mulheres trans). 
“A hormonização trans pode trazer alguns riscos teóricos (como por exemplo, um maior risco cardiovascular, risco de baixa massa óssea e risco de lesão) quando comparamos pessoas trans em hormonização com pessoas cis (indivíduo que se identifica com o sexo biológico com o qual nasceu) que não utilizam hormônios. A abordagem nutricional específica pode ajudar a minimizar esses riscos e isso será abordado na mesa redonda”, finaliza a Juliana Gabriel.
 
Sobre os palestrantes
Dra. Juliana Gabriel
Médica Endocrinologista, Mestre e Doutora pela Unicamp. Professora Universitária (Graduação, Residência Médica e Pós- Graduação). Fundadora da Tribu Saúde e Tribu Educação. Criadora do canal Endocrinologia Para Todos no YouTube

Dr. Braian Cordeiro
Nutricionista, Profissional de Educação Física pela (UDESC); Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício pela (UVA); Pós-Graduado em Nutrição Esportiva Funcional; Mestre em Nutrição pela (UFSC); Professor da pós graduação em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional

Dra. Cristiane Mazulli
Nutricionista Clínica e Esportiva Graduada em Nutrição em 2013, atuo na área clínica e esportiva sob especialização de diversas estratégias nutricionais para compor protocolos com o máximo de personalização possível a rotina, metabolismo e genética do paciente. Especialista em Genética Nutricional, Especialista em Fitoterapia Nutricional, Especialista em Alimentos Funcionais, Especialista em Suplementação Esportiva e Clínica, Educadora Física, Especialista em Psicobiologia do Exercício pela EPM – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP)
 
Dra. Isis Gois
Nutricionista com aperfeiçoamento ambulatorial em nutrição e saúde coletiva pela Universidade de Taubaté e especialização em Comportamento Alimentar pela Faculdade Global. Pós-graduanda no Programa de Endocrinologia e Metabologia da EPM/UNIFESP, integrante da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da UNIFESP, do Coletivo Transfeminista e do Comitê Técnico Municipal de Saúde Integral LGBTIA de São Paulo. Atua como nutricionista no Núcleo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Assistência à Pessoa Trans Professor Roberto Farina da UNIFESP

O 16º Congresso Internacional de Nutrição Funcional é uma realização da VP – Centro.
Sobre a VP-Centro de Nutrição Funcional
Há 23 anos a Nutricionista Dra. Valéria Paschoal, CEO da VP, trouxe a Nutrição Funcional para o Brasil e deu início aos estudos e pesquisas científicas sobre o conceito.  
Neste período a VP tem contribuído com a construção da história da Nutrição Funcional no Brasil. Pioneira na disseminação dos seus conceitos e líder de mercado no segmento, a instituição tem como missão compartilhar com excelência o conhecimento da Nutrição Funcional nas esferas: ambiental, social, econômica e política, promovendo Vitalidade Positiva de forma ética e científica, com foco na sinergia entre a saúde humana, vitalidade do solo e sustentabilidade do planeta.

Em seus cursos de Pós-Graduação em Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva Funcional, Fitoterapia Funcional e Nutrição Materno Infantil, assim como em seus cursos de extensão e à distância, a instituição já formou mais de 18 mil alunos em todos os Estados do país e até mesmo no exterior. A VP vai além do patamar de ser só promotora de educação para fomentadora de projetos de qualidade de vida em vários segmentos de atuação profissional, pois hoje o Conceito de Nutrição Funcional se difunde desde os profissionais de saúde até o consumidor final.

Site: 
Instagram:

Serviço
XVI Congresso Internacional de Nutrição Funcional

Site
Período: de 15 a 17 de setembro de 2022
Local: Centro de Convenções Frei Caneca-SP
Endereço: Rua Frei Caneca – 569- 40 e 50 andar (Dentro do Shopping Frei Caneca)
Horários: 
Dias 15 e 16/9: das 8:15 às 19h10
Dia 17/9: das 8h30 às 17h10

Credenciamento de imprensa:
E-mail:
Fornecer:
Nome completo:
Endereço completo:
CPF:
Veículo:
Cargo:
Se for influencer perfil no Instagram 
Fone celular:
E-mail:

Mais informações para imprensa podem ser obtidas pelos canais abaixo.  

JM - Assessoria de Imprensa & Comunicação
José Maria Filho: Jornalista MTb 19.852
E=mail:
Cel. e WhatsApp (11) 99804.1112



 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp