08/09/2022 às 11h42min - Atualizada em 09/09/2022 às 00h51min

Ex-líder de facção do ADA, Saulo de Sá Silva palestra na OAB Ilha do Governador

Conhecido como “Barão do Pó”, o estudante de Direito e empresário vai falar sobre a educação no sistema prisional

SALA DA NOTÍCIA Natalia Merssalina dos Santos Carvalho
Saulo de Sá, ex líder de facção do ADA

Conhecido como “Barão do Pó”, o estudante de Direito e empresário vai falar sobre a educação no sistema prisional 

São Paulo, 08 de setembro de 2022 – Depois de inspirar a novela "Força do Querer" com a sua história de vida, de cumprir 12 anos de pena por tráfico de drogas e ser líder da facção Amigo dos Amigos (ADA), Saulo de Sá Silva foi libertado e está em condicional graças ao seu esforço nos estudos. Atualmente é estudante de Direito e empresário do setor da construção.  

A educação foi um fator transformador na vida de Saulo. E é justamente sobre a importância e o valor do estudo no ambiente carcerário que Saulo de Sá Silva vai falar durante a palestra "Reeducação no sistema prisional". A apresentação será no dia 12 de setembro, às 10h, na sede da OAB da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. 

Por meio dos estudos, Saulo conseguiu inicialmente a saída para cursar a Universidade Federal Fluminense e retornava para dormir na cadeia. Depois foi contemplado com o monitoramento eletrônico e após dois anos a condicional. “O estudo foi a chance de se recuperar ao cumprir pena, inclusive alcançando a maior pontuação nacional na redação do Enem para as PPL (Pessoas Privadas de Liberdade)”, explica Saulo. 

Dados da educação para detentos

Números de dezembro de 2021 do Depen mostram que 330.405 detentos estavam realizando alguma atividade educacional, um crescimento de 99% em comparação ao mesmo mês de 2020. 

A alta mostra uma melhoria do cenário, mas muito ainda pode ser feito. "Encontrei nos estudos um caminho para me desligar de tudo o que já tinha vivido e graças a eles consegui a condicional. Mas quem quer estudar de verdade precisa percorrer uma longa jornada, as oportunidades podem ter crescido, mas não são sinônimo de qualidade", explica Saulo.  

Livro será lançado nos próximos meses

A palestra será uma oportunidade de compartilhar experiências e aprendizados. Mas os principais acontecimentos da sua vida serão narrados em um livro, que está na reta final de preparação e será lançado nos próximos meses, além de produções audiovisuais que estão previstas.  

"Vou contar um pouco da minha vida com leveza, humor e riqueza de detalhes. Será uma obra baseada em fatos reais, mas com pitadas de ficção e no futuro se tornarão uma minissérie ou filme. Tenho muitas histórias a compartilhar", finaliza Saulo.  

Serviço
Palestra “Reeducação no sistema prisional”

Data: 12/09/22

Horário: 10 horas

Local: OAB Ilha do Governador

Endereço: R. Âncora, 04 - Cocotá, Rio de Janeiro 

Sobre Saulo de Sá Silva

Conhecido como "Barão do Pó", Saulo foi um dos líderes do tráfico de drogas na comunidade da Rocinha, até ser detido e condenado em 2008. Libertado após cumprir 12 anos de pena, hoje ele é aluno do sexto semestre de Direito no Centro Universitário IBMR. Em breve ele lançará um livro que contará sua trajetória e participação no tráfico de drogas do Rio de Janeiro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp