05/09/2022 às 17h04min - Atualizada em 05/09/2022 às 18h01min

08 de Setembro: Dia Nacional da Luta por Medicamento - Biossimilares são uma alternativa viável para atender a população

Medicamentos biológicos podem trazer uma economia de mais de 40% no tratamento de pacientes

SALA DA NOTÍCIA Claudia R Silvestre
Michel Batista é gerente Sênior de Negócios da Celltrion Healthcare no Brasil
Considerado o Dia Nacional da Luta por Medicamento, o 08 de setembro deve ser celebrado porque marca o acesso da população aos tratamentos e medicamentos disponíveis no país.
Nesse contexto cada vez mais complexo, onde o orçamento é finito, torna-se importante pensar em alternativas economicamente viáveis para atender aos pacientes, mantendo sempre é claro a oferta de tratamentos comprovadamente testados e aprovados que apresentam maior acessibilidade econômica. Neste sentido, o uso de biossimilares, medicamentos biológicos altamente similares aos de referência, podem contribuir para o equilíbrio da balança, mantendo os mesmos critérios de segurança, eficácia e tolerabilidade do medicamento de referência, porém com redução que pode chegar a mais de 40% do custo.
Utilizados tanto no setor público quanto no privado, os biossimilares têm causado reduções de custos e consequentemente melhorado os fluxos de caixa. Dessa maneira, permitindo a manutenção e maior acessibilidade aos tratamentos. Além é claro, de facilitar a disponibilização de novos tratamentos. Ao olharmos para a verba do SUS, por exemplo, em 2022 podemos identificar uma redução de cerca de 20% quando comparado com 2021, passando de R$200,6 bilhões para R$160,4 bilhões¹.
“Os biossimilares, assim como os medicamentos de referência, também oferecem alta tecnologia, qualidade, segurança e eficácia. Seu processo de registro é feito com base em estudos de comparabilidade, que garantem não haver diferenças clinicamente significativas, apresentando os mesmos resultados do medicamento original”, explica Michel Batista, gerente Sênior de Negócios da Celltrion Healthcare no Brasil.
Os biossimilares também são considerados uma inovação na indústria farmacêutica, ajudando no tratamento e cura de diversas doenças, sendo uma das possibilidades disponíveis de acesso da população a serviços personalizados, além de que a presença destes medicamentos no mercado aumenta a concorrência e estimula o desenvolvimento de novas soluções na mesma diretriz, finaliza o executivo.
Sobre a Celltrion
A Celltrion Healthcare, bio-farmacêutica sul-coreana especializada no desenvolvimento e produção de biossimilares e novas moléculas, fornece medicamentos inovadores e acessíveis aos pacientes dos sistemas de saúde pública e privada. Seus produtos são fabricados em instalações de ponta projetadas e construídas para atender às normas cGMP da FDA dos EUA e às diretrizes de BPF da UE. A Celltrion Healthcare, oferece terapias avançadas, com alto custo-benefício por meio de uma extensa rede global que abrange mais de 110 países. Para mais informações, por favor, acesse www.celltrionhealthcare.com.br

Referências:
¹ Dados do orçamento do Ministério da Saúde e Ministério da economia (https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/planejamento-e-orcamento/orcamento/orcamentos-anuais/2022 e https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2022/02/para-2022-ministerio-da-saude-perde-20-do-orcamento-de-2021-ckzn60gan008c015p17sn3f43.html)
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp