05/02/2021 às 00h00min - Atualizada em 05/02/2021 às 00h00min

​Palhoça já conta com 35 guardas de trânsito

Da Redação
Divulgação
 Palhoça conta, atualmente, com 35 guardas de trânsito, responsáveis pelo monitoramento do centro da cidade. Nesta semana, 14 novos agentes assumiram os seus postos, após serem nomeados em dezembro. Na terça-feira, receberam uma capacitação de primeiros socorros, na Prefeitura.

“Foi uma capacitação de primeiros socorros, noções básicas voltadas para o nosso dia a dia”, explica o guarda de trânsito municipal Thiago Hinckel, que é técnico em enfermagem e trabalhou cerca de oito anos no atendimento pré-hospitalar do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) antes de integrar a Guarda de Trânsito de Palhoça.
 
 “Muitas vezes, nós (os guardas de trânsito) somos a primeira equipe a chegar ao local (de alguma ocorrência). Então, a instrução foi em alguns conceitos básicos em primeiros socorros”, detalha.

A ideia da Guarda de Trânsito de Palhoça é trabalhar em conjunto com a Polícia Civil e com a Polícia Militar. “É nosso objetivo e estamos trabalhando para integrar as outras guardas, de São José e Florianópolis e as outras forças de segurança para a realização desses cursos, que não têm custo algum para o município”, reflete o secretário de Segurança Pública, Alexandre Silveira de Sousa.

 Outro curso que está no radar da secretaria é o de Direção Tática, em parceria com a Polícia Militar e com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). “A prioridade é fazer economia de recursos através da parceria e da integração entre as forças, que é uma bandeira nossa”, conclui o secretário.

A partir de janeiro de 2022, a Guarda de Trânsito passará a funcionar como uma Guarda Municipal, com as adequações de funções previstas pela Lei Complementar 098/2020, sancionada pelo então prefeito de Palhoça, Camilo Martins, em julho do ano passado.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp