11/08/2022 às 16h53min - Atualizada em 11/08/2022 às 23h20min

XVI Congresso Internacional de Nutrição Funcional traz a Era de Ouro dos “5 S”

Alimentos, gastronomia e sustentabilidade

SALA DA NOTÍCIA José Maria Filho
JM Press
Divulgação

A Nutrição do Corpo Físico, a Nutrição do Solo e a Nutrição Espiritual geram uma energia vital capaz de nutrir nossas emoções e nossas relações sociais. Essa é a Nutrição para as próximas décadas, essa é a Nutrição da Nova Era
A 16ª edição do Congresso realizado pela VP- Centro de Nutrição Funcional, espera reunir 5 mil profissionais, nutricionistas, médicos e profissionais da gastronomia e da saúde de forma presencial, por dia. Esta edição inova e também terá congressistas que  irão acompanhar o Congresso de forma virtual. Serão 78 palestrantes, mais de 90 expositores e muito network. O Congresso acontece de 15 a 17 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. 
Credenciamento de Imprensa:

São Paulo 11 de agosto de 2022 - A VP- Centro de Nutrição Funcional, referência no ensino e pesquisa da Nutrição Funcional no Brasil, completa 23 anos e foi pioneira ao trazer o conceito para o Brasil, há 16 anos realiza o Congresso Internacional de Nutrição Funcional.
O Centro VP inicia esse movimento no Brasil, com um outro olhar da nutrição.  Segundo a Nutricionista Dra. Valéria Paschoal, fundadora e CEO da VP, “ Na época a nutrição era baseada muito em cálculo das dietas, no valor calórico, no cálculo de macronutrientes, não que isso não seja importante, mas a Nutrição evoluiu muito relacionada às necessidades nutricionais de outras vitaminas e minerais, mas trabalhando muito no complexo bioquímico das relações metabólicas que tem o organismo humano  frente ao meio ambiente.  Então a Nutrição Funcional desde o início traz esse olhar, onde você tem um indivíduo exposto ao meio ambiente, que traz muitas substâncias químicas, os xenobióticos desde a poluição de agrotóxicos e a interferência nesse organismo, mas também todo o estresse que as pessoas estão submetidas no dia a dia. Essa interação do meio ambiente com a o organismo, vem numa profundidade desde o início da Nutrição Funcional. O que foi mudando no decorrer desses anos é que a Nutrição Funcional vai ganhando um caráter mais integrativo onde você está no meio ambiente, mas que relação você pode estabelecer  para melhorar o meio ambiente, para que ele tenha menos impactos das coisas nocivas que ele pode trazer para a saúde humana, mas também quais são as nossas escolhas, nossos hábitos que podem impactar positivamente no meio ambiente para garantir a saúde ambiental. Nos últimos 12 anos, a VP vem com uma bandeira muito forte, que abre outra visão, mostrando os cuidados que temos que ter nessa interação humano x meio ambiente”.
A Nutrição dos “5 S”, nutre o ser humano, o meio ambiente e a alma
A 16ª edição do Congresso Internacional de Nutrição Funcional, traz o tema central dos “5 S”, que visa assegurar não somente a Nutrição do Corpo Físico, a Nutrição do Solo e a Nutrição Espiritual, mas gerar uma energia vital capaz de nutrir nossas emoções e nossas relações sociais. Essa é a Nutrição para as próximas décadas, essa é a Nutrição da Nova Era.”, destaca Valéria Paschoal.  

Foto:  Nutricionista Dra. Valéria Paschoal, Fundadora e CEO da VP Centro de Nutrição Funcional  


As experiências da pandemia, expectativas positivas para 2022 no formato híbrido do Congresso    
Valéria destaca ainda as expectativas para a edição de 2022 em relação a 2019 como otimista e inovadora. “A pandemia possibilitou que a tecnologia fosse usada de uma forma muito mais interessante, conseguimos entrar nas casas das pessoas, enquanto nutricionista, interagindo com as famílias com o atendimento nutricional, passamos a conhecer mais a relação que as famílias tem com seus hábitos alimentares no momento da refeição, conhecer o que as pessoas estão ingerindo. Então no aspecto nutricional a pandemia contribuiu bastante nessa interatividade. O Congresso traz então essa inovação, estaremos presencialmente, com todo o calor humano, relação que não podemos perder nunca, mas também pela primeira vez de forma híbrida, com os espaços presenciais lotados e os profissionais poderão participar online, acompanhando inclusive todas as 3 salas do Congresso”. 
Práticas Integrativas - PICs: a contribuição para o trabalho do nutricionista que vai do aspecto físico ao espiritual
Destaques: Jhorei, Ayurveda e Florais de Bach
Vários estudos já apontam a importância da questão espiritual, dos cuidados que devemos ter e as consequências para nossa saúde integral, quando não temos um olhar para o aspecto espiritual. De acordo com a Dra. Valéria Paschoal,  “cada vez mais estudos nesta temática serão valorados, inclusive está neste contexto de integrarmos mais as PICs que os nutricionistas podem usar outras  práticas, de acordo com a Legislação e Regulamentação ocorrida em 2021, para que o indivíduo consiga atingir uma saúde mais integral, uma saúde total.
Na Sala de PICS, com acesso gratuito, serão apresentadas várias práticas, como a Ayurveda, Florais de Bach, Jhorei, entre outras mostrando a importância da nutrição além das células. Isso abre novas perspectivas em termos de estudos científicos, mas também no aspecto social, que iremos trazer cada vez mais os impactos que as nossas escolhas têm na questão social, como podemos melhorar essas esculturas sociais através dos hábitos alimentares das pessoas.
Programação Científica - Sala PICS
Espaço Gratuito – Práticas Integrativas, veja a programação no link abaixo: 


Quanto de CO2 está presente nas nossas prescrições de cardápios?
A hora que a gente começa a valorizar os alimentos orgânicos, biodinâmicos, agricultura natural e dos biomas brasileiros,  a partir do momento que valorizo o comércio justo, como o CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura, um desses exemplos, o “comércio curto”, no sentido de eu comprar alimentos  o mais próximo de onde moro, não só de alimentos, mas a valorização do produtor e do comércio regional. Essa mudança de comportamento, a valorização regional, começamos a promover a mudança nessa escultura social, fazendo com que não dependamos tanto do modelo global, com o grande impacto das multinacionais que produzem alimentos e outros produtos em escala, nem sempre benéfico a nossa saúde. A regionalização faz com que tenhamos uma relação espiritual com a produção, com o comércio justo, com o agricultor e a economia, com ciclo vivo, reciclando muito e promovendo o aproveitamento integral dos alimentos, para que tenhamos menos resíduos na natureza, a produção de alimentos com redução de carbono com  menor emissão, as pesquisas em relação a alimentação estão cada vez mais avaliando a prescrição de cardápios , qual é a produção de CO2, que ele apresenta, então toda essa relação será apresentada durante o Congresso, possibilitará muitas linhas de pesquisas, o que será transformador na Nutrição Funcional”, destaca a Dra. Valéria. 
Projeto SAN
Segurança Alimentar e Nutricional promove o aumento da diversidade alimentar na alimentação de produtores e agricultores de 27 territórios da Bahia

Durante o Congresso será apresentado o Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional realizado desde 2018 com o governo da Bahia e financiado pelo Banco Mundial. O Projeto SAN tem como objetivo contribuir para a inclusão produtiva, acesso a água e a segurança alimentar e nutricional de Agricultores Familiares e outras populações tradicionais do campo dos 27 territórios da Bahia, tendo na estratégia de Assistência Técnica e Extensão Rural o suporte para o apoio à produção de alimentos orgânicos e acesso a mercados.
Pilares do Projeto SAN com o Governo da Bahia:
    Garantir acesso às informações nutricionais dos alimentos presentes nos três biomas do Estado da Bahia: caatinga, cerrado e a mata atlântica, garantindo o reconhecimento dos benefícios e valor nutricional desses alimentos dos três biomas baianos;
    Criação de bancos e semente e mudas, priorizando as PANC – Plantas Alimentícias não Convencionais 
    Gastronomia Social com as preparações culinárias resgatando os hábitos alimentares ancestrais das comunidades, integradas por quilombolas e aldeias indígenas e ribeirinhas, garantindo cada vez mais maior segurança alimentar e nutricional dessas comunidades.
 
Para que o projeto tenha êxito, tem sido fundamental a participação intensiva dos ATERs - Assistentes Técnicos de Extensão Rural de todos os 27 territórios com os mais de 600 ACRs – Agentes Comunitários Rurais, todos com um fator em comum: o compromisso em melhorar a saúde humana e do planeta utilizando produtos da agricultura familiar. 
Durante esses últimos anos a VP tem trabalhado intensamente nas capacitações para ATERs e ACRs, explicando técnicas de plantio, distribuição de sementes, receitas e técnicas culinárias com alimentos da biodiversidade e aplicação de pesquisas para identificar o hábito alimentar do povo baiano. Também, foi criada a plataforma digital com inúmeros cursos com certificação na área de Nutrição e Agroecologia. Além disso, foi criado inúmeros materiais educativos para utilizar nas ações de educação alimentar e nutricional junto às famílias beneficiadas. Dentre esses materiais estão: cartilhas, vídeos, eventos ao vivo, plataforma digital com etc.

O mais emocionante, destaca a Dra. Valéria Paschoal, foi o curso de Formação em Segurança Alimentar e Nutricional exclusivo para os ACRs. Ver a participação desse jovens motivados, qualificados e sedentos por transformações é algo que gera muita esperança de um futuro melhor. Esse é o primeiro case mundial onde jovens foram certificados em Segurança Alimentar e Nutricional.  
Programação Científica - Nutrição Clínica Funcional
O Congresso abordará desde estudos do Solo à Nutrigenômica e Nutrigenética, passando pela estética, como os alimentos da sociobiodiversidade e orgânicos favorecem a estética, o câncer será abordado com profundidade e doenças caridovasculares, com um olhar diferenciado, além da diabetes e a nutrição infantil.
Abertura do Congresso
A Dra. Valéria Paschoal fará a palestra de abertura do Congresso: “Nutrição 5S: A Nova Era de Ouro da Nutrição Funcional”  
Case Projeto Segurança Alimentar e Nutricional no Estado da BA
Na sequência a Dra. Valéria Paschoal e Weslei Ferraz trazem a palestra:
“Nutrição Funcional e Agroecologia: seu papel na segurança alimentar e nutricional - Case Bahia Produtiva 
A Nutrição 5S na prática clínica com a Dra. Valéria Paschoal
Nutrigenômica e Nutrigenética
Estudos da Nutrigênomica e Nutrigenética será apresentado de uma forma prática, a discussão de livro que será lançado, como por exemplo “Do DNA à Pratica Clínica”, deixando muito mais traduzido essa temática. 
Tireoide
Doenças como a tireoide terá ampla discussão, cada vez mais está tendo atenção importante por parte dos nutricionistas 
“Nutrição Funcional nas tireoidopatias: da base molecular à comida na mesa”, com o Dr. Guilherme Schweitzer
Em busca do nosso propósito: a espiritualidade aliada à nossa saúde e bem-estar com a Psicóloga Dra. Sharon Feder
Nutrição Funcional e Oncologia 
No campo da oncologia duas importantes palestras apresentará o tema: 
“Nutrição Funcional em oncologia: do solo ao centro da teia”
Com o Dr. Daniel Gurgel.
Resgate nutricional do paciente oncológico na toxicidade induzida por quimioterapia: o que fazer e como manejar o tratamento com a Nutrição Funcional? com a Dra. Juliana Geraix
Doenças Cardiovasculares
As doenças cardiovasculares serão destacadas em uma importante palestra: 
“Do coração para dentro: nutrição, emoções, vida social e saúde cardiovascular, com o Dr. Jefferson Bitencourt 
“Como colocar na prática a Nutrição 5S na estética? com a Nutricionista Dra.Sheila Mustafá.  
“Nutrição além das células na evolução humana”, com a Nutricionista Dra. Natália Marques.
Palestrantes Internacionais
“Lifestyle and precision nutrition for health”, com o Dr. David Nieman (EUA).
“O expossoma e saúde imunológica”, com o Dr. Pedro Bastos (Portugal.
“Como as plantas se comunicam? O impacto da microbiota do solo na sua saúde”, com a Dra. Carla Portugal (EUA).
“A Nutrição 5S na prática clínica”, com o Dr.  Arturo O’Byrne – Colômbia. 

Nutrição Esportiva Funcional
Na programação científica de Nutrição Esportiva Funcional alguns destaques: 
 “Saúde, performance e longevidade da mulher atleta”, com a Nutricionista e Educadora Física Dra. Andréia Naves. 
 “Exercício físico no pós-COVID: consequências e benefícios”, com o Nutricionista Dr. Fernando Catanho.
“A recuperação do atleta pós-infecções por SARS-CoV-2 e a Nutrição Funcional “, com o Nutricionista Dr. Valden Capistrano.
“Exercício físico como fator fundamental na saúde emocional da população”, com o Médico Fisiologista Dr. Victor Matsudo.
“O expossoma aplicado a Nutrição Esportiva”, com a Nutricionista Dra.  Natália Marques.
“Compostos bioativos da biodiversidade brasileira no aumento da performance”, com a Nutricionista Dra. Daniela Seixas 
 “Novas evidências sobre o uso da Creatina no esporte e na clínica”, com o Dr.  Bruno Gualan
“Up to date do microbioma do atleta: aplicabilidade no dia a dia do consultório”, com a Nutricionista Ana Beatriz Baptistella
“Gestante atleta: como alinhar clínica e esportiva? com o Nutricionista Dr.  Brian Cordeiro. 
“Fitoterapia na criança e adolescente atleta: o que é permitido e tem embasamento científico, com a Nutricionista Dra. Fernanda Galante
Palestrantes Internacionais
“Precision Sports Nutrition for Athletes”, com o Dr.  David Newman (EUA)
“Atualizações sobre magnésio na performance esportiva”, com a Dra.  Stella Volpe (EUA).  
“Inflammaging no atleta, como avaliar e tratar pela nutrição”, com o Nutricionista Dr. Pedro Bastos - Portugal. 
Mesa Redonda- Destaque:
Pessoas Trans e Nutrição Esportiva: Pessoas trans, hormonização e performance esportiva como a nutrição pode auxiliar na performance? 
Como a nutrição pode auxiliar na hormonização?
Coordenação: Dra. Juliana Gabriel. Dra. Cristiane Mazulli, Dra. Isis Gois Dr. Braian Cordeiro.

Congresso de Gastronomia Funcional tem parceria com a Escola Fran Tonello de Gastronomia Funcional
 
A Arena de Gastronomia Funcional é um espaço que reúne nutricionistas, chefes de cozinha, pesquisadores e agricultor. Neste sentido a VP Centro de Nutrição Funcional estabeleceu parceria com a mais importante escola de gastronomia funcional brasileira, a Escola Fran Tonello, comandada pela Chef Fran Tonello, que estará ministrando 3 Oficinas na Sala de Gastronomia Funcional.  
O espaço também estará com conteúdos inseridos na Era dos 5S, com oficinas gastronômicas em sinergia com a nutrição funcional, mostrando trabalhos como o resgate emocional da comida e o reconhecimento de que o alimento orgânico, da sociobiodiversidade nutri o corpo e a alma, além de conectar com as questões da sustentabilidade e o solo. 
Destaques da programação
“Dieta low fodmaps e controle de fermentação em doenças gastrintestinais”, com Sylvia Campos e a Nutricionista Dra. Clara Miranda
A gastronomia para o Nutricionista: em que ponto estamos nessa expertise e onde podemos atuar? – O empreendedorismo Gastronômico para nutricionistas”, com a Chef Fran Tonello.
“Alimentação plant based: uma dieta sustentável”, com a Nutricionista Dra. Débora Medeiros.
Case de Alimentação Escolar da cidade paulista de Jundiaí/SP
Será apresentado no Congresso de Gastronomia Funcional, um case da alimentação escolar. Como o município de Jundiaí, que distribui diariamente em torno de 64 mil refeições/dia na rede escolar vem revolucionando e aplicando sustentabilidade na prática, por meio da horta própria do município com produção de vegetais orgânicos e PANC-Plantas Alimentícias não Convencionais ou Plantas Tracionais no cardápio dos escolares  fazendo a diferença na saúde e qualidade de vida das crianças e adolescentes.
O case será contemplado na palestra: “Horta no prato, agricultura na alimentação escolar viabilizada”, com a Nutricionista Dra.  Ângela Delgado e o Agricultor Guilherme Reis.
Case de Gastronomia e Nutrição Hospitalar mostrará o exemplo bem sucedido do Hospital São Camilo, da Ganja Viana/SP- Implantação de horta hospitalar com PANC e introdução nos cardápios do hospital com a palestra:
“Horta Hospitalar: um projeto urgente. Utilizando os aromáticos na melhora da aceitação das dietas hospitalares”, com a Nutricionistas Dra. Tatiana Bononi e a Dra. Weruska Barrios.
“A culinária Ayurveda e suas possibilidades terapêuticas”, com   Gilberto Bassetto
“Do Campo à Mesa: como podemos aproveitar a riqueza nutricional dos alimentos - uma importante estratégia para a Economia Circular”, com a Nutricionista Dra.  Daniela Seixas.
“A ancestralidade trazendo a união da saúde ao sabor nos preparos simples”, com a Nutricionista Dra.Veranúbia Mascarenhas.
“O uso dos fermentados para a recuperação da saúde”, com a Chef Leila D.
“Mindful eating – Sabor, salutogênese e comida sagrada”, com Vera Salvo e Rodrigo Trovarelli
“Gastronomia Social: uma missão de todos nós”, com o Chef Ezequias Alves da Gastromotiva.
“Viabilizando o manejo dos Produtos Agroextrativistas em Hospitais, Indústria alimentícia e Alimentação Escolar, com Luís Carraza, da Central do Cerrado. 
Carrefour
“Case de Sucesso em alimentação e Sustentabilidade: Projetos que combatem o desperdício de alimentos e promovem uma alimentação mais sustentável”, com Lúcio Vicente. 
A Dra. Natália Marques, coordenadora dos cursos de pós-graduação em Nutrição Clínica e Fitoterapia Funcional da VP apresentará a palestra:  
“Benefícios da cerveja na saúde física e mental “

Veja nos links abaixo a programação científica completa do congresso,
Sala de Nutrição Esportiva Funcional:

Sala de Nutrição Clínica Funcional:

Sala de Gastronomia Funcional:


SALA ABMIB
Nesta edição a VP fechou parceria com a ABMIB - Associação Brasileira de Medicina Integrativa e Biorregulação e o resultado é um Congresso com uma programação muito especial desenvolvida por palestrantes médicos da medicina integrativa com temas inovadores:
“O conceito 5 S na Medicina Integrativa e de Biorregulação de Sistemas”, com o Dr. Milton Takeuti 
“Fontes de toxicidade ambiental (ar, água, solo, alimentos), com a Prof. Msc. Ingrid M. Furlan Oberg 
“Inflamação crônica como resultado da toxicidade ambiental”, com a Dra. Marielza Nunes 
“Estratégia integrativa para o tratamento da intoxicação ambiental”, com o Dr. Sérgio Vaisman.
“Homotoxicologia e Biorregulação de sistemas – A importância da Drenagem e Detoxificação no combate ao estresse ambiental”, com o Dr. Antônio Cavalheiro.
“O estresse psíquico como agravante da toxicidade ambiental no desenvolvimento das doenças Dr. Milton Takeuti
“O Conceito 5S e as doenças autoimunes – Abordagem integrativa”, com o Dr. Arturo O’Byrne 
“Como abordar a “Síndrome Pós-Covid”, Covid Longo, com o Dr. Arturo O’Byrne
“O que podemos fazer para reduzir o risco das doenças oncológicas? Dr. Arturo O’Byrne
Veja a programação completa do Congresso de Medicina Integrativa no link abaixo:


Sala de Exposições no 4o andar
 
Área de Exposição do 4º andar – edição de 2019
A VP, como faz desde a primeira edição do Congresso, estabelece parcerias com as empresas do setor que tenham os mesmos propósitos, atuar na alimentação saudável, sustentável e que promovam saúde e bem estar às pessoas e ao planeta.

Nesse sentido empresas de renome do mercado, neste segmento estarão apresentando suas novidades em produtos e serviços para o setor de nutrição funcional, entre elas:
Vitafor, Copra, Essential, Acqualive,Ages, Alho Negro, Alimentaryum, Atlhetica Nutrition,Biobalance, Biosy,Body Metrix, Snella Branco, Spice, Camélia Kombucha, Central Farma, Eurofins, Denise Carreiro, Divertiment, Du Jardim, Ellementti, Essentia Group,FisioQuantic,Equalive,Floreien, Flormel , Galena, Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional, keiff, Konjac,Meninaviva, Intensa Saúde,Nude, Otoboni, Paraíso Verde, Performance Nutrition,Spice Lab, Sanavita,Tao Kombucha,Naiak, Tribal Brasil,Yosen,Web Diet, Tia Sonia, entre outros.

Espaço Terra – 5º andar
 
Aula do Prof. Nuno Madeira da Embrapa Hortaliças de Brasília, sobre PANC – edição de 2019
Já o Espaço Terra, há alguns anos a VP vem apoiando pequenos negócios, comunidades tradicionais como ribeirinhas, quilombolas, extrativistas, agricultura familiar, cooperativas ligadas às produções e comércios justos, como por exemplo os alimentos dos biomas brasileiros, trazendo maior diversidade e possibilidades de prescrição para os nutricionistas.
Estarão neste espaço:
Estande do Governo da Bahia, com o produtores ligados ao case Bahia Produtiva,  Espaço Bio Ecovida , que  inova seus negócios com a entrada no segmento “verde”, onde acontecerá o lançamento da  (Oragnic Cooper - Cooperativa de Orgânicos do Vale do Paraíba, Terramami – óleos essenciais, Agroasmussen- produtos de Cambuci e frutas nativas da mata atlântica,Lotus, Frutirinhas), Labra Flora, QueenNut , ambas ligadas à Associação Brasileira dos produtores de Castanhas, CSA Brasil -Comunidade que Sustenta a Agricultura, VP- Centro de Nutrição Funcional,Slow Food, Rede Mulheres do Maranhão, .Central do Cerrado, Instituto Auá, entre outras Iniciativas.
Lançamentos de Livros – VP Editora
Durante o Congresso será realizado o lançamento de livros científicos, editados pela VP Editora. Também serão feitos alguns relançamentos.
Entre os lançamentos estão os títulos:
“Farmacologia & Nutrição Funcional: interação fármaco e nutrientes”
Autores: Alexandre Justo e Fernanda Galante
Organizado por: Natália Marques
“Tratado de Nutrição Funcional em Oncologia”
Autores: Juliana Geraix, Daniel Gurgel e Valéria Paschoal
Esse é o Primeiro Tratado da América Latina em Nutrição Funcional focado em Oncologia.

Sobre a VP-Centro de Nutrição Funcional
Há 23 anos a Nutricionista Dra. Valéria Paschoal, CEO da VP, trouxe a Nutrição Funcional para o Brasil e deu início aos estudos e pesquisas científicas sobre o conceito.  

Neste período a VP tem contribuído com a construção da história da Nutrição Funcional no Brasil. Pioneira na disseminação dos seus conceitos e líder de mercado no segmento, a instituição tem como missão compartilhar com excelência o conhecimento da Nutrição Funcional nas esferas: ambiental, social, econômica e política, promovendo Vitalidade Positiva de forma ética e científica, com foco na sinergia entre a saúde humana, vitalidade do solo e sustentabilidade do planeta.
Em seus cursos de Pós-Graduação em Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva Funcional, Fitoterapia Funcional e Nutrição Materno Infantil, assim como em seus cursos de extensão e à distância, a instituição já formou mais de 18 mil alunos em todos os Estados do país e até mesmo no exterior. A VP vai além do patamar de ser só promotora de educação para fomentadora de projetos de qualidade de vida em vários segmentos de atuação profissional, pois hoje o Conceito de Nutrição Funcional se difunde desde os profissionais de saúde até o consumidor final.
Site da VP:
Instagram:


Serviço
XVI Congresso Internacional de Nutrição Funcional

Site:
Período: de 15 a 17 de setembro de 2022
Local: Centro de Convenções Frei Caneca-SP
Endereço: Rua Frei Caneca – 569- 40 e 50 andar (Dentro do Shopping Frei Caneca)
Horários: 
Dias 15 e 16/9: das 8:15 às 19h10
Dia 17/9: das 8h30 às 17h10
Horários para visitantes: das 11h às 15h, acesso gratuito apenas para visitação às áreas de exposições no 4º e 5º andar. Inscrições no link abaixo.
Inscrições para congressistas presenciais: esgotadas
Inscrições para congressista cadeira virtual: abertas no site.
Link Credenciamento de Imprensa e visitantes:



Mais informações para imprensa podem ser obtidas pelos canais abaixo.  

JM - Assessoria de Imprensa & Comunicação
José Maria Filho: Jornalista MTb 19.852
Link pra Email:
Cel. e WhatsApp (11) 99804.1112

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp