10/08/2022 às 12h25min - Atualizada em 11/08/2022 às 00h01min

É hora de as fintechs priorizarem a experiência do consumidor

A vantagem competitiva de oferecer uma ótima experiência do início ao fim já vem sendo notada pelos líderes

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Costa, gerente de customer success do Accountfy
Divulgação
Beatriz Costa, gerente de customer success do Accountfy
 

O rápido crescimento da demanda por serviços financeiros digitais é uma notícia extremamente positiva, mas está trazendo novos desafios para as fintechs. Entre eles destaca-se a experiência do cliente, item prioritário para quem busca solidificar sua posição nesse mercado. 

Embora várias empresas do setor trabalhem para atender essa demanda, ainda há muito a fazer. A pesquisa Finfacts, do Google Cloud, em parceria com a R/GA, mediu o desempenho de sites, aplicativos e a experiência do consumidor de 28 instituições financeiras brasileiras, incluindo bancos digitais e fintechs. No total, mais de 2.600 análises foram feitas. 

E sabe o que esse estudo descobriu? 15 chatbots de 24 instituições avaliadas se mostraram ineficientes. No atendimento humano, 11 foram considerados insuficientes. 

Durante a contratação, mais de 41% não trazem informações claras sobre especificidades, como taxas cobradas e condições. Na mesma situação, 50% não oferecem cartão de crédito pré-aprovado sem pedir informações extras e quase 38% não têm políticas acessíveis sobre coleta de dados. Além disso, 50% levaram mais de 48h para finalizar processos de abertura de contas e, em alguns casos, mais de 10 dias. 

Com consumidores buscando maior rapidez e facilidade, a melhor experiência é mais valorizada do que o nome da instituição. De acordo com uma pesquisa da McKinsey, no setor de serviços financeiros, 90% das aquisições são motivadas pelo próprio ato da compra, contra 10% por fidelidade à marca. 

A mesma pesquisa ainda aponta que, entre 46% das empresas que irão aumentar seu orçamento em 2022, mais da metade pretende investir no aproveitamento dos dados do cliente para personalização em tempo real. 

Uma estratégia eficiente é considerar que a jornada se inicia no momento zero, no qual se cruzam a proposta de valor da fintech com as expectativas do cliente. Antes mesmo de apresentar o produto, é preciso buscar entender o que os consumidores procuram, suas motivações e dores, assim, criar planos de otimização voltados a atendê-los. Em todo esse caminho, devem ser priorizadas a qualidade das interações e a transparência, além da personalização como parte da estratégia. 

A vantagem competitiva de oferecer uma ótima experiência do início ao fim já vem sendo notada pelos líderes. Logo depois de fechar um contrato, dá-se continuidade à jornada de confiança construída anteriormente, caminhando ao lado de cada cliente e suas particularidades, proporcionando uma adaptação e integração completas. 

Por fim, é preciso avaliar se toda essa experiência atingiu os resultados esperados através dos feedbacks. Aspectos como esses aumentam as conversões, o valor comercial da vida útil, e também fortalecem a fidelidade 

Portanto, o próprio ato de construir uma jornada eficiente para o cliente deve ser uma jornada: a empresa não deve parar de se questionar como pode melhorar a relação do seu cliente com cada ponto de contato e experiência. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp