10/08/2022 às 12h16min - Atualizada em 10/08/2022 às 20h40min

Especialistas do HCN destacam importância dos exames de rotina

Dia Nacional da Saúde, celebrado neste mês de agosto, é voltado à conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde para garantir uma vida mais saudável

SALA DA NOTÍCIA ECCO Escritorio de Consultoria em Comunicação Ltda
Créditos: Freepik

Neste mês, é celebrado o Dia Nacional da Saúde, data escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872. O objetivo do dia é conscientizar as pessoas sobre educação sanitária e ter um estilo de vida mais saudável. 

 

A saúde de um indivíduo vai além da ausência de doenças, já que está diretamente relacionada à presença de qualidade de vida no cotidiano. Ser saudável depende de uma série de fatores, que devem fazer parte da rotina de todos, como uma boa alimentação, ingestão suficiente de água, prática de atividades físicas, lazer e descanso.

 

Algumas doenças graves podem ser prevenidas com mudanças no estilo de vida, mas é importante entender a necessidade de realizar exames de rotina e agendar consultas médicas com certa frequência.

 

Qualidade de vida

Os exames de rotina são indispensáveis para o bem-estar e para garantir a qualidade de vida.  Eles ajudam a avaliar o estado atual de saúde, detectando doenças que, muitas vezes, não apresentam sintomas quando diagnosticadas no início, aumentando assim, as chances de sucesso no tratamento.

 

Roseane Batista, enfermeira do controle de infecções do Hospital do Centro-Norte Goiano (HCN), afirma que a vida saudável é adquirida através de atividade física e alimentação balanceada. “Todos nós temos que realizar os exames e consultas de rotina. Os homens devem realizar consultas também com urologista, e as mulheres, com ginecologista. A indicação é que seja feito a cada ano um check up geral”, diz. 

 

A enfermeira infectologista garante ainda que a prevenção vai ser sempre melhor com tratamento. “É preferível gastar com saúde do que gastar tratando doenças”, afirma. 

 

Anna Luiza Gratão, coordenadora laboratorial do HCN, acrescenta que fazer exames periódicos auxilia em um diagnóstico fidedigno e garante um tratamento correto para a saúde do paciente. “Por meio de exames de rotina, é possível assegurar que a sua saúde está em dia”, afirma. 

 

A coordenadora ressalta que esses exames devem ser realizados após encaminhamento feito em consulta médica e que é importante fazer o retorno, para que o profissional tenha os resultados em mãos para fazer o diagnóstico. 

 

Oswaldo Cruz

O Dia Nacional da Saúde foi instituído em 1967, pelo governo federal. As ações implementadas nesse dia buscam educar sobre assuntos relacionados à saúde. A escolha do 5 de agosto é uma homenagem a Oswaldo Cruz e também uma forma de promover reflexão sobre como as pessoas estão cuidando da sua saúde. Além disso, a data busca a conscientização sobre educação sanitária. 

 

Oswaldo Cruz foi um importante médico e sanitarista, responsável pelo combate e erradicação das epidemias da febre amarela, peste bubônica e a varíola no Brasil. Foi ele o responsável pela adoção de métodos como o isolamento dos doentes, a notificação compulsória dos casos positivos e a desinfecção das moradias em áreas de focos.

 

Assessoria de Comunicação

Ana Luiza Tanno


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp