09/08/2022 às 13h33min - Atualizada em 10/08/2022 às 00h02min

5 dicas para desburocratizar o Departamento Pessoal

HRTech especialista em DP, Convenia explica como otimizar atividades do setor

SALA DA NOTÍCIA PINE PR
CONVENIA

As rotinas do Departamento Pessoal (DP) são numerosas e, muitas vezes, bastante complexas e burocráticas. Por esse motivo, exigem atenção redobrada, concentração e organização. Afinal, este é um setor que lida diariamente com informações importantes sobre colaboradores, bem como os processos de contratações, demissões e folha de pagamento, por exemplo.

“Uma gestão de qualidade é essencial para a excelência dos serviços e, neste sentido, a otimização de processos torna-se cada vez mais necessária para evitar problemas futuros”, explica Marcelo Furtado, CEO e cofundador da Convenia, HRTech com soluções voltadas para a digitalização e automatização do RH e do DP.

Pensando nesse cenário, o especialista elenca cinco dicas que podem contribuir para a desburocratização do setor: 

  1. Registro e mapeamento de atividades: Para reduzir desperdício de materiais e recursos, é imprescindível que os analistas documentem as tarefas executadas pelo DP. “Ao efetuar registros de férias, demissões ou afastamentos temporários, há um maior controle e diminuem as chances de eventuais erros”, argumenta o CEO.
  2. Estabelecimento de metas para gerenciamento digital: “Ter metas bem definidas é um passo importante para a otimização das atividades que envolvem a gestão de arquivos”.
  3. Armazenamento em nuvem: “Trabalhar com o recurso da computação em nuvem é vantajoso e ao mesmo tempo seguro para as áreas de RH e DP. Afinal, uma de suas vantagens é justamente a otimização das informações em um único lugar”, comenta Furtado.
  4. Gestão estratégica: “A gestão estratégica ajuda a melhorar processos internos, além de tornar o trabalho mais eficaz e seguro com foco em resultados”.
  5. Software especializado: “A utilização de softwares especializados, como o da própria Convenia, são opções bastante interessantes para o mercado de RH e DP. Afinal, eles são capazes de realizar, por meio de uma só ferramenta, uma série de tarefas relacionadas à gestão de pessoas, além de integrar dados e produzir relatórios”, finaliza.
 

SOBRE A CONVENIA

 

Fundada em 2012 pelos sócios Marcelo Furtado, Rodrigo Silveira e Anderson Poli, a Convenia é uma HRTech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos de pequenas e médias empresas. O objetivo é trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática, automatizando rotinas operacionais e destinando o tempo do RH para as pessoas. Atualmente, os produtos abrangem admissão digital, férias e gestão de colaboradores, onde se pode gerir todos os funcionários em um único sistema em nuvem.

 

 

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