09/08/2022 às 08h49min - Atualizada em 09/08/2022 às 11h31min

A joia do ecoturismo no Brasil: conheça Bonito/MS

Fauna e flora se unem para presentear os espectadores com uma paisagem única

SALA DA NOTÍCIA A
istock
 

A novela Pantanal tem feito muito sucesso em todo o Brasil. Em parte, isso se deve à trama, velha conhecida dos brasileiros, já que a novela foi exibida pela primeira vez em 1990. No entanto, outro atrativo são as imagens captadas na região pantaneira, um dos biomas mais importantes do Brasil. Fauna e flora se unem para presentear os espectadores com uma paisagem única e um pôr do sol sem igual.

 

Há tempos, a região atrai diversos turistas nacionais e internacionais. O destaque vai para a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, que é um dos principais destinos turísticos da região Centro-Oeste, sendo conhecida como a “capital do ecoturismo no Brasil”. Lá, o visitante terá contato direto com a natureza, principalmente com a vida marinha, terá a chance de praticar atividades radicais e terá à sua disposição uma infraestrutura hoteleira de primeira qualidade.

 

Bonito é conhecida pelos rios cristalinos, como os rios Olho D’água e Prata, lugares perfeitos para a prática de mergulho e flutuação (snorkeling), tendo o turista a possibilidade de nadar ao lado das mais variadas espécies de peixes e observar a densa vegetação marinha. Merece igual destaque o Aquário Natural, que é parte da Reserva Ecológica Baía Bonita, sendo mais uma opção de ecoturismo na região.

 

Para os turistas que querem passar mais tempo sobre a terra, também há várias opções de passeio. O Abismo Anhumas, por exemplo, é uma enorme caverna coberta de estalactites que oferece rapel, snorkel e mergulho de cilindro em um lago subterrâneo. Quem olha de fora não consegue perceber as águas cristalinas que ficam escondidas ali dentro. É um passeio que vale muito a pena.  

 

A cidade de Bonito é exemplo de sustentabilidade e conservação da natureza. Um exemplo é o Parque Nacional Serra de Bodoquena, criado em 2000, cuja administração é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. São mais de 70 mil hectares de floresta preservada, sendo um refúgio de proteção para diversas espécies de animais, principalmente de aves. Lá, é possível avistar o gavião-real, o lobo-guará e até a onça-pintada. 

 

Por falar em aves, não deixe de visitar o Buraco das Araras, a maior dolina da América do Sul (dolina, também conhecida como sumidouro, é um tipo de depressão no solo). Para quem gosta de apreciar a fauna, é possível observar mais de 150 tipos de aves, como as araras-vermelhas: estima-se que por lá exista uma das maiores concentrações de araras-vermelhas no período reprodutivo, com cerca de 120.

 

Para chegar até Bonito, é preciso ir de avião até uma das cidades próximas que tenham aeroporto: Corumbá ou Campo Grande. Dessas cidades, é preciso ainda pegar a estrada, podendo o trajeto demorar até 3h30. A estrutura hoteleira oferece hotéis, pousadas e outros tipos de estadia, mas também há casas para alugar na região, seja para quem está apenas turistando ou quem deseja morar de forma fixa na cidade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp