01/08/2022 às 14h02min - Atualizada em 01/08/2022 às 16h20min

Interessado em Product Design? 4 dicas para entender e entrar na área

Carreira, considerada recente, é ampla e oferece diversas áreas de atuação

SALA DA NOTÍCIA Assessoria
Assessoria
Fotos: Divulgação
 

A transformação digital no Brasil e no mundo impulsionou a demanda por produtos digitais e, consequentemente, a procura por profissionais capacitados em tal segmento também cresceu. Uma das carreiras em ascensão é a de Product Design. “Não é à toa que a profissão é considerada uma das carreiras do futuro”, comenta Andréia Girardini, Diretora de Pessoas & Cultura do GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços do país. “Isso porque tais profissionais impulsionam a eficiência do produto, agregam no mindset de inovação e no branding do negócio”.

 

A crescente popularidade da profissão gera tanto interesse quanto dúvidas àqueles que pensam em pivotar a carreira ou iniciar uma. Para sanar algumas questões e elucidar o que é e o que faz um profissional de Product Design, confira a lista abaixo:

 
  1. O que um Product Design faz

A premissa básica que norteia o trabalho do Product Design é a criação da experiência do usuário da melhor forma possível. A partir daí, o designer dita como será o uso de produtos e serviços da empresa. Sendo assim, a atuação de tal profissional é voltada para a visão, elaboração e concepção do produto em si. Na prática, o colaborador atua em conjunto com o Product Manager ou o Product Owner no desenvolvimento e no entendimento de projetos e é um cargo que pode ser atribuído a profissionais de UX Design e UI Design.

 
  1. Foco no usuário, mas no negócio também!

Ao esmiuçar os bastidores dos produtos digitais, encontra-se uma tríade composta da seguinte forma: experiência do cliente, desenvolvimento e negócios. Tendo isso em mente, o produto final precisa estar na interseção de tal tripé, pois é necessário facilitar e humanizar o produto, sem abrir mão das métricas de negócio. Por isso, uma visão sistêmica 360º é fundamental para o dia a dia de Product Designer.

 
  1. Capacitação profissional

A área de Product Design é democrática; no dia a dia, é possível trabalhar com pessoas que já foram engenheiros, psicólogos e publicitários, por exemplo. Sendo assim, não há uma trajetória acadêmica rígida para quem almeja ingressar na área. O melhor caminho para os aspirantes são meetups e cursos específicos para a área, principalmente os gratuitos. Contudo é importante tomar cuidado com ofertas imediatistas com slogans como “Vire UX Design em seis meses”, pois Product Design é uma carreira que requer uma visão ampla e muito estudo.

 
  1. Soft Skills:

Assim como em outras profissões do universo dos produtos digitais, habilidades como uma boa comunicação, visão 360º do produto, capacidade de resolutividade, protagonismo, empatia e curiosidade são essenciais para os designers. 

 

Sobre o GetNinjas

Disponível nas plataformas digitais - Android, iOS e web, o GetNinjas é um aplicativo de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes em todo o Brasil, listado no Novo Mercado da B3 (NINJ3). Em 2022, a companhia venceu o Prêmio Consumidor Moderno, no segmento Serviços de Tecnologia. Em 2021, a empresa foi listada pela Exame Maiores e Melhores 2021 no ranking das empresas do setor de tecnologia, venceu o Prêmio Reclame AQUI na categoria Classificados e foi eleita Top3 do iBest 2021, como Melhores do Brasil em Economia Colaborativa. Além disso, foi eleita pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do país em 2017. Possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis em todo o território brasileiro, que são realizados por 4,1 milhões de profissionais cadastrados em diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas e eventos, que atendem presencialmente e de forma remota. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L'Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.


Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp